
6 cidades históricas em Minas Gerais para conhecer
Para quem gosta de viajar de carro, há muitas opções de destinos bacanas para fazer turismo no Brasil. Na região Sudeste, por exemplo, estão concentradas as belas praias do Rio de Janeiro, a efervescente metrópole São Paulo e as belas cidades históricas em Minas Gerais.
Minas Gerais é um destino imperdível para quem gosta de cultura, arquitetura, história e culinária. O estado é repleto de cidades coloniais com prédios em arquitetura barroca, museus, igrejas, gastronomia rica, cafés saborosos e pães de queijo únicos, tudo isso acompanhado de uma hospitalidade acolhedora.
O que você acha de montar um roteiro de viagem pelas cidades históricas em Minas Gerais? Confira as nossas dicas!
1. Tiradentes
Quando se fala em Tiradentes o primeiro atrativo turístico que vem em mente é o passeio de Maria Fumaça. O trem liga a cidade de Tiradentes a São João del Rei e é o mais antigo em operação no país. Durante o trajeto os turistas têm a oportunidade de observar belas paisagens naturais além da estrutura da rotunda e do museu ferroviário.
Ao visitar a cidade, aproveite para caminhar pelas ruas, a principal é a Rua Direita, que reúne prédios históricos e várias lojas artesanais que traduzem um pouco sobre a cultura local. Durante a sua passagem por Tiradentes, não deixe de conhecer a igreja barroca Matriz Santo Antônio, o Museu da Liturgia e o Museu Padre Toledo.
2. Ouro Preto
Tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Ouro Preto é um destino obrigatório na rota de viagem de carro pelas cidades históricas de Minas Gerais. A cidade é organizada e repleta de construções como casarões e igrejas barrocas do período colonial brasileiro. Selecionamos alguns passeios imperdíveis pela cidade:
- Igreja de São Francisco de Assis que reúne obras de Aleijadinho;
- Museu da Inconfidência;
- Basílica Nossa Senhora do Pilar;
- Teatro Municipal de Ouro Preto.
Aproveite para visitar a Feira de Pedra Sabão, que acontece diariamente no Largo do Coimbra. No espaço o turista tem contato com moradores e artesãos que produzem peças decorativas em pedra sabão.
3. São João del Rei
São João del Rei está na rota do passeio de Maria Fumaça. A pequena cidade histórica merece uma visita, especialmente na região do centro histórico que reúne belas construções do século XVIII. Não se assuste se ouvir um dos 50 sinos da cidade tocarem durante a visita, até hoje, os moradores são avisados de eventos importantes por meio desses sinos.
Na visita, não deixe de conhecer a Igreja de São Francisco de Assis, a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, os casarões coloniais e a Praça Tancredo Neves, um espaço comunitário que reúne moradores e várias atrações para turistas, especialmente à noite.
4. Diamantina
Também reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, Diamantina é uma cidade linda e organizada com casarões e igrejas de tirar o fôlego. No centro histórico o turista tem a oportunidade de ter um contato próximo com a arquitetura e culinária locais. Entre as atrações imperdíveis, destacamos:
- casa de Juscelino Kubitschek;
- casa da Chica da Silva;
- igreja de São Francisco de Assis;
- Mercado Velho;
- Parque estadual do Biribiri;
- Serra dos Cristais.
Planeje sua viagem com antecedência e verifique se em algumas das cidades está acontecendo algum festival. Os festivais de inverno e feiras são bem comuns e costumam ter atrações interessantes para quem está conhecendo as cidades.
5. Mariana
Mariana é uma das cidades mais antigas do estado de Minas Gerais, não é por acaso que ela reúne alguns dos principais prédios que marcam a arquitetura colonial brasileira do século XVIII. O destino favorito de muitos turistas é a bela Catedral Basílica da Sé, que foi concluída em 1760 e, atualmente, é considerada uma das mais ricas do país.
O que torna a catedral tão especial é a presença de um órgão de mais de mil tubos e lustres de cristal da Boêmia, construído por Art Schnitger (1648-1719), alemão e um dos maiores construtores de órgãos do mundo.
O instrumento foi um presente da Coroa Portuguesa ao primeiro bispo de Mariana e é o único exemplar existente de Schnitger que se encontra fora do solo europeu. Além da catedral, vale a pena incluir no seu roteiro:
- Mina da passagem — maior mina de ouro do mundo aberta à visitação do mundo;
- Basílica de São Pedro dos Clérigos;
- museu de Arte Sacra;
- centro histórico.
Para quem está vindo de Ouro Preto, é possível fazer o trajeto até Mariana de trem. Se você está viajando de carro, pode se programar para ir de trem logo cedo, aproveitar o dia em Mariana e retornar à Ouro Preto pela manhã.
6. Congonhas
Por fim, não podemos falar em cidades históricas em Minas Gerais sem citar a bela Congonhas. A cidade é casa do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, prédio considerado uma das grandes obras da arquitetura barroca.
Contrate uma visita guiada pelo Santuário e conheça detalhes e curiosidades sobre os altares folheados a ouro e os profetas em tamanho real esculpidos pelo mestre Aleijadinho. O centro histórico, a alameda dos profetas e o museu de Congonhas são outras atrações imperdíveis durante a sua visita à cidade.
Aproveite sua viagem pelas cidades históricas em Minas Gerais para experimentar a deliciosa culinária local. A seguir, destacamos alguns pratos imperdíveis:
- pão de queijo;
- doce de leite;
- queijos em geral;
- cafés;
- tutu de feijão;
- feijão-tropeiro;
- frango com quiabo;
- vaca atolada;
- leitão à pururuca.
O estado de Minas Gerais é rico em história e cultura e as suas cidades históricas são tesouros que o turista deve conhecer e apreciar. As cidades de Tiradentes, Ouro Preto, São João del Rei, Diamantina, Mariana e Congonhas são algumas sugestões de destinos que você pode incluir no seu roteiro.
No entanto, a dica é que você monte um cronograma adequado ao período de duração da viagem, incluindo outras cidades, se tiver tempo. Independente das cidades escolhidas, você viverá uma experiência de contato direto com o período colonial e uma verdadeira imersão na história do Brasil e cultura da região.
Gostou de conhecer mais sobre as cidades históricas em Minas Gerais? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!