5 cachoeiras mais bonitas de Minas Gerais
As cachoeiras mais bonitas de Minas Gerais são conhecidas em todo o país. O estado conta com vários dos maiores rios do país e uma geografia que contribuiu para esse tipo de formação. Justamente por isso, todos os anos temos milhares de pessoas indo à terra dos mineiros, de carro ou motorhome, para conhecer essas belezas naturais.
Esse texto foi feito para te ajudar a preparar uma viagem para Minas. Veja a seguir quais são as cachoeiras mais bonitas de Minas Gerais e como ir até cada uma delas em segurança!
Quais são as melhores cachoeiras de Minas Gerais?
As cachoeiras de Minas Geras são uma atração nacional. Veja quais são as melhores a seguir!
1. Cachoeira do Tabuleiro
Localizada na serra do Espinhaço, a cachoeira do Tabuleiro é gigante. Os seus 273 metros de queda livre, formada no meio de um paredão que muitos dizem lembrar um coração, fazem essa ser classificada com a maior cachoeira de Minas Gerais. Além disso, ela é a terceira maior do país.
Fique atento! O poço da cachoeira do Tabuleiro é profundo, atingindo 20 metros no seu ponto mais fundo.
Para visitar o parque em que ela está localizada, uma taxa de visitação é cobrada. Ele está localizado em Conceição do Mato Dentro e, para atingir a cachoeira, é necessário realizar uma caminhada que pode durar até 3 horas.
2. Cachoeira do Fundão
Localizada na serra da Canastra, essa é uma das cachoeiras mais bonitas da região. Ela é formada com as águas do rio Santo Antônio e está localizada a 52 hm de distância de São Roque de Minas. Um de seus principais diferenciais é a força das águas, que chega a formar ondas no poço.
Essa cachoeira também atrai visitantes por receber a luz solar ao longo de todo o dia. Entretanto, o seu acesso é mais difícil do que outras cachoeiras de Minas Gerais, o qeu reduz o seu número de visitantes. Após pagar a taxa de acesso e descer de seus carros, os visitantes precisam caminhar por uma trilha de 1.7 km.
3. Cachoeira Casca D’Anta
Outra cachoeira da serra da Canastra, a Casca D’Anta é uma das maiores quedas livres do Brasil. A sua queda atinge 186 metros, o que coloca ela no quinto lugar deste ranking.
As águas que passam pela Casca D’Anta desembocam no rio São Francisco. Entretanto, ela não é recomendada para banho em função da força das suas águas. Para acessá-la, basta entrar pela portaria 4 do parque nacional da serra da Canastra, em São José do Barreiro (MG) e andar cerca de 1.7 km.
4. Cachoeira Rabo de Cavalo
Outra cachoeira da nossa lista que está localizada na região da serra do Espinhaço, a Rabo de Cavalo é outra atração próxima do município de Conceição do Mato Dentro. A queda de 170 metros foi capaz de escupir um poço de 50 metros de largura. Já a profundidade é uma das menores da nossa lista: 6 metros.
As três quedas que compõem essa cachoeira podem ser localizadas na área de proteção ambiental da serra do Intendente. A trilha dura aproximadamente 1 hora para ser concluída e se inicia no distrito de Itacolomi.
5. Cachoeira das Irmãs
Localizada em Araguari, essa também é chamada de Cachoeira das Freiras e está na região de Uberlândia. A queda atinge 42 metros de altura e é formada pelas águas do ribeirão Bom Jardim. Em dias de alto volume, chega-se a formar um spray no poço da cachoeira.
Fique atento para a data de visitação. Como ela é de fácil acesso, feriados e finais de semana mais quentes tendem a apresentar lotação máxima. Basta ir até o Instituto Francisco Savério Pestanha, partindo de Araguari, para conhecer a cachoeira.
Como planejar uma viagem de motorhome?
Para fazer uma boa viagem de motorhome, alguns passos podem ser tomados. Eles te ajudarão a conhecer as cachoeiras mais lindas de Minas Gerais sem riscos ou problemas de transporte. Confira:
- saiba o seu orçamento, o que te auxiliará a ter recursos para todos os dias da viagem;
- escolha dias de sol, garantindo que você e sua companhia poderão aproveitar ao máximo as cachoeiras mineiras;
- faça uma manutenção preventiva no seu veículo, evitando paradas inesperadas na beira de uma estrada;
- monte uma rota econômica, que reduza o seu trajeto e libere tempo para aproveitar as belezas de Minas Gerais;
- tenha uma tag de pedágio, otimizando a sua passagem por qualquer praça de pedágio no caminho e agilizando o pagamento das taxas;
- leve sacolas de lixo;
- leve um kit de primeiros socorros e fique preparado para qualquer desafio;
- utilize um motorhome para ter mais conforto na sua viagem.
Por que conhecer cachoeiras utilizando um motorhome?
Há várias formas de fazer uma viagem de longa distância. Entretando, poucas delas são tão interessantes quanto um motorhome.
O motorhome é um tipo de veículo que conta com os equipamentos necessários para que pessoas possam ter uma “residência sobre rodas”. Há opções de vários portes, algumas com até mesmo suporte para um veículo de pequeno porte, como uma moto, para viagens de curta distância. Assim, famílias, casais e aventureiros podem rodar todo o planeta com a segurança de que poderão fazer paradas em qualquer lugar para realizar o seu descanso.
Minas Gerais é um dos estados centrais do Brasil. Com cidades históricas tradicionais, uma expressiva bacia hidrográfica e parques de qualidade, o turismo é uma das principais formas de lazer do estado. Mas, para fazer esse tipo de passeio com qualidade, é importante ter um bom planejamento e os equipamentos certos.
Em outras palavras, se o seu objetivo é conhecer as cachoeiras mais bonitas de Minas Gerais nos próximos meses, não deixe de contar com um bom motorhome, equipamentos de segurança e de conveniência, como a tag de pedágio. Assim será muito mais fácil chegar ao seu destino e aproveitar ao máximo as belezas de Minas!
Gostou da nossa dica e quer saber mais sobre como viajar com segurança por todo o país? Então assine já a newsletter do nosso blog!