CNH Digital: as 4 dúvidas mais comuns sobre esse documento
A CNH Digital se tornou realidade após uma resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) de 2017. Esse órgão público é o responsável pelas principais diretrizes relacionadas ao tráfego automotivo no país e sua existência auxilia os departamentos locais a manter a segurança e o funcionamento das vias públicas.
É interessante dizer que a digitalização dos documentos — não só da carteira de habilitação —, é uma demanda crescente da sociedade moderna, uma vez que a tecnologia está cada vez mais presente e ativa na vida das pessoas. Ter um documento em formato digital significa diminuir as chances de esquecimento, extravio, danos ou qualquer outro acidente que possa colocar em risco sua validez e apresentação.
Nesta postagem, falaremos sobre essas particularidades e as quatro dúvidas mais comuns relacionadas à CNH digital. Quer saber quais são essas questões? Continue sua leitura até o final!
1. Existe algum custo para a emissão da CNH digital?
A primeira dúvida — e talvez a mais comum delas — é sobre os custos para conseguir emitir a CNH Digital. Saiba que a Carteira Nacional de Habilitação em seu formato digitalizado não traz nenhum custo para o condutor.
Basta baixar o aplicativo do DETRAN e, em seguida, utilizá-lo para ter o documento no seu celular. O procedimento é rápido e fácil, mas, dependendo do estado e da região onde você mora, podem ser solicitadas algumas informações adicionais para concluir o processo. Em via de regra, você não gasta mais do que alguns minutos.
2. Qualquer motorista pode pedir esse documento?
Sim. Qualquer condutor devidamente habilitado e aprovado em todos os testes do processo da emissão da carta de habilitação pode emitir a carteira digital sem nenhum tipo de problema. Como mencionamos acima, basta acessar a Apple Store ou Google Play Store para baixar o aplicativo que garante a funcionalidade (procure por Carteira Digital de Trânsito).
3. Qual o prazo da CNH Digital?
A CNH Digital é apenas um documento em um diferente “formato”. Sua validade permanece exatamente a mesma da sua versão física, fazendo com que seja importante manter a atenção e os cuidados que já eram tidos anteriormente com esse documento.
Lembrando que dirigir com a CNH vencida é uma infração considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro. Ao ser pego, o condutor perde sete pontos na carteira e uma multa no valor de R$ 293,47.
Uma particularidade que deve ser do seu conhecimento é que as CNHs que foram emitidas ou renovadas após o dia de 12 de Abril de 2021 terão sua validade aumentada para até dez anos, a depender da idade do condutor. Fique atento à nova legislação e tire todas as suas dúvidas no DETRAN mais próximo.
4. A CNH Digital é válida em todos os estados?
Mais uma vez, a resposta é afirmativa. Como o próprio nome sugere, a Carteira Nacional de Habilitação Digital tem seu uso liberado em todos os estados do Brasil. É perfeitamente legal conduzir tendo somente o documento no seu celular, sem precisar apresentar sua versão física tradicional.
A ideia e a solução encontrada pelo CONTRAN é justamente garantir maior conforto e segurança para os cidadãos brasileiros. Porém, é importante mencionar que mesmo em formato digital problemas podem ocorrer, por isso mantenha seu celular carregado e sempre atualizado para evitar problemas.
Como mencionamos algumas vezes, para conseguir o documento é bem simples: basta procurar pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito e, em seguida, baixá-lo para seu celular. Lembrando que será necessário preencher os dados informados na tela para conseguir ter em mãos a CNH Digital.
Gostou da postagem? Assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca novas postagens como esta!