Confira boas práticas para fazer o controle de multas em sua frota!
O controle de multas é fundamental para o crescimento de empresas de gestão de frotas, tanto de pequeno quanto de grande porte. Nesse processo, os gestores precisam entender quais são as causas das multas, com qual frequência elas acontecem e de quem é a responsabilidade.
Se engana quem pensa que apenas o motorista tem “culpa no cartório”: se os documentos estiverem irregulares, a empresa será multada até que a situação seja corrigida.
Pensando nisso, decidimos falar um pouco mais sobre controle de multas e quais são as melhores práticas para evitá-las no dia a dia.
Tenha um software de gestão
O primeiro passo é ter um software de gestão. Esse modelo de plataforma irá ajudar os gestores a entenderem, de forma bem transparente, quais são os maiores gastos da empresa de frotas, qual a recorrência de multas, quem são os motoristas que recebem mais notificações, quais são os problemas com documentação e muito mais.
A ferramenta também permitirá que você crie um calendário de tarefas e um planejamento para evitar atrasos ou irregularidades na documentação e manutenção dos veículos.
Invista em rastreamento veicular
É possível contratar ferramentas que permitem o rastreio veicular. Por meio dele, é possível acompanhar a rota que os motoristas estão fazendo, se estão respeitando a velocidade máxima definida para segurança não só do profissional, como também da carga, se existem problemas ou alguma atividade suspeita pelo caminho, etc.
Tudo isso pode contribuir para acompanhar de forma eficiente o trabalho dos motoristas e evitar que infrações aconteçam.
Capacite os motoristas
A capacitação da equipe é fundamental para a realização de um bom trabalho. Se o seu objetivo é reduzir as multas e melhorar a produtividade, é fundamental conversar com todos os motoristas e realizar treinamentos de melhores práticas e normas de segurança.
Quanto mais capacitada for a sua equipe, menores serão as chances de lidar com incidência de multas.
Lembre-se que, muitas vezes, os treinamentos precisarão se repetir, para garantir que as novas normas e leis sejam do conhecimento de todos.
Certifique-se de que toda a documentação está regularizada
Um outro detalhe muito importante que pode gerar multas é a documentação dos veículos e das cargas que estão sendo transportadas. Antes de realizar qualquer entrega, é fundamental que você se certifique de que toda a documentação está devidamente atualizada e disponível para seguir viagem.
Como dito anteriormente, em uma plataforma de gestão, é possível organizar as pendências, documentos necessários e todos os detalhes que tangem essa área, evitando erros e melhorando a performance.
Quanto mais regularizado e em dia você estiver com todas as documentações, maiores são as chances de conquistar novos clientes e menores serão as chances de levar uma multa.
O controle de multas na frota pode reduzir diversos custos e melhorar a competitividade da empresa, aumentando a rentabilidade e melhorando os resultados. O uso de ferramentas próprias para a gestão de frotas pode ser o grande diferencial que faltava para transformar a realidade da sua empresa.
Quer saber mais sobre como melhorar os negócios e aumentar os lucros da sua frota? Receba nossos conteúdos em primeira mão.
Assine nossa newsletter e nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Youtube.