fbpx

Estresse no trânsito: 8 dicas para ficar calmo e manter o controle

Existem diferentes fatores que levam ao estresse no trânsito, como a pressão para chegar ao destino mais rapidamente, veículos desconfortáveis, engarrafamentos, falta de respeito ou de cuidado por outros motoristas no trânsito, calor ou frio excessivo, entre outros. Em razão desse estresse, o motorista fica vulnerável a falhas e acidentes.

O motorista precisa controlar seu estado emocional para evitar o estresse e, consequentemente, a ocorrência desses problemas na estrada. Para isso, neste material, trouxemos as 8 estratégias mais eficientes para que você evite situações de estresse. No fim desta leitura, você saberá como ter uma viagem mais prazerosas.

Acompanhe!

1. Buscar dirigir em ambientes mais calmos

Quando falamos sobre ambientes calmos, estamos tratando de estradas com características que minimizam ou eliminam a incidência dos fatores que geram estresse. Normalmente, elas são mais seguras em geral, o que faz com que o motorista tenha menos pressão na direção.

Na prática, enquanto você estiver elaborando o trajeto da viagem — seja no mapa, por um software ou aplicativo —, é relevante considerar os seguintes aspectos:

  • mais segurança contra crimes: veja quais caminhos têm menor ocorrência de furtos e roubos;
  • menor incidência de acidentes: confira quais estradas têm, estatisticamente, menos acidentes acontecendo. Isso inclui abalroamentos, batidas, capotagem, tombamentos, entre outros;
  • estradas mais conservadas: as estradas que recebem manutenções constantes também têm menor ocorrência de acidentes;
  • menos trânsito: acontecem menos acidentes e congestionamentos em estradas com menos.

2. Investir em um TAG de pedágio

Uma grande parte das vias pedagiadas atende às características para serem consideradas calmas. No entanto, é interessante que você adquira um TAG de pedágio para minimizar ainda mais seu estresse. Esse é um tipo de adesivo fixado no para-brisa dianteiro do veículo que permite usar as vias automáticas.

Já percebeu que nos pedágios há uma via onde os veículos atravessam diretamente, sem a necessidade de parar e fazer o pagamento aos colaboradores? Essas são vias que fazem a cobrança eletrônica do pedágio. Basicamente, um equipamento faz a leitura do TAG e a cobrança do valor adequado automaticamente. Essa tecnologia elimina a necessidade de enfrentar filas ou de se preocupar com dinheiro e troco, garantindo uma viagem mais rápida e tranquila.

3. Pensar em rotas alternativas

Muitas vezes, uma estrada está congestionada, aconteceu um acidente, ocorrem protestos, entre outros. Uma dica importante para evitar enfrentar esses problemas — que também atrasam suas viagens — é pensar em rotas alternativas antecipadamente.

É possível que você saiba qual é a situação de uma estrada ao acessar páginas de redes sociais que publicam atualizações para viajantes e também há aplicativos que informam o estado de uma via. Assim que perceber um problema na rota, você já poderá tomar o caminho alternativo. Lembre-se de também considerar os aspectos que caracterizam um ambiente calmo no planejamento da segunda rota, como incidência de acidentes e crimes, trânsito e outros.

4. Deixar o vidro fechado

Há muitos fatores externos que podem tirar a atenção do motorista e gerar estresse, alguns exemplos deles são barulho, fuligem (carbono negro) e fumaça. Imagine que você esteja fazendo uma ultrapassagem, mas logo uma fumaça entra no seu carro, você precisará fazer um esforço mental ainda maior para fazer a ultrapassagem adequadamente. Essa situação aumentará o seu estresse durante a viagem, mas pode ser simplesmente resolvida com o vidro fechado.

Além disso, o vidro aberto pode mudar a temperatura do veículo drasticamente. Imagine que você esteja viajando em um lugar bastante quente e ligue o ar-condicionado para deixar o ambiente interno agradável. Caso o vidro esteja aberto, o ambiente ficará quente e todos dentro do veículo poderão ficar estressados.

5. Tentar sair mais cedo de casa

De forma geral, as estradas ficam mais cheias nos horários comerciais, já que caminhoneiros, caroneiros, ônibus e outros profissionais da área trabalham nesse horário. Uma boa dica para evitar um trânsito pesado é tentar sair mais cedo de casa.

Mesmo que você acabe enfrentando um trânsito cheio depois de algumas horas (no caso de viagens longas), você terá um período no qual a viagem será mais segura e tranquila. Outra dica relacionada é não viajar muito tarde, já que a estrada fica mais perigosa à noite e você estará mais sonolento, o que faz com que fique mais estressado.

6. Colocar uma música relaxante

A música que você ouve durante a viagem impacta diretamente no seu humor, mas não é qualquer tipo de som que o ajudará a ficar calmo e manter o controle. De forma geral, músicas mais animadas tendem a ser mais rápidas e altas, o que inconscientemente pode acelerar frequências cardíacas e respiratórias. Isso é o que dizem estudos, como o artigo da Propesp FURG.

Para garantir um bom humor e minimizar o estresse na estada, coloque músicas com menos batidas, que sejam mais lentas e em um volume mais baixo. Com esse estímulo sonoro, você conseguirá manter uma boa pressão sanguínea arterial, frequência respiratória e cardíaca, melhorando sua qualidade de vida de forma geral.

7. Manter a calma

Essa dica pode parecer óbvia, mas não pode ficar de fora da lista. Sempre mantenha a calma, independentemente da situação em que você se encontra. Mesmo que outro motorista ofenda ou grite com você, mantenha o foco e tome a melhor decisão para sua segurança. Ressalta-se que a calma deve prevalecer sobre qualquer outro sentimento negativo, como medo, insegurança, raiva, temor, frustração, entre outros.

8. Prestar atenção na respiração

Respirar adequadamente leva mais oxigênio para o cérebro e aos demais tecidos do corpo, o que mantém o equilíbrio de seus neurônios, regula suas funções e ajuda na manutenção do bem-estar. Em situações de estresse, é possível que você respire pouco ou até mesmo prenda a respiração, lembre-se de nossa dica e assegure que você continue respirando bem.

Além disso, inspirar e expirar de forma devagar é bastante efetivo para se manter em uma situação de estresse. Por exemplo, quando outro motorista acaba dirigindo de forma perigosa, inspire e expire profundamente algumas vezes para se manter calmo.

O estresse no trânsito pode prejudicar o restante do seu dia, como o tempo dedicado ao lazer, à família ou até mesmo durante seu trabalho. Por isso, aplicar as nossas dicas não apenas garantirão uma viagem mais tranquila e segura, mas também melhorará sua qualidade de vida de forma geral.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe agora este conteúdo nas suas principais redes sociais. Elas podem ser úteis para outras pessoas!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.