Itens de segurança do veículo que não podem faltar
Automóveis modernos contam com vários dispositivos para proteger os ocupantes de problemas. Entender como funcionam os itens de segurança do veículo é algo que ajuda o motorista a fazer uma compra mais inteligente e alinhada com as suas necessidades. Afinal, ele conseguirá identificar as melhores opções para o seu dia a dia e o seu orçamento.
Em outras palavras, o primeiro passo para escolher os itens de segurança do veículo adequados é entender como os principais funcionam. Dessa maneira, será mais fácil avaliar quais opcionais adicionar para garantir uma direção segura sem gastar muito.
Para te ajudar nessa tarefa, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e veja quais são os principais itens de segurança dos veículos modernos!
O que são itens de segurança?
Itens de segurança são equipamentos que podem ser utilizados para proteger os motoristas e passageiros de um automóvel. Eles auxiliam na prevenção e na redução do impacto de acidentes. Ou seja, garantem que as pessoas dentro de um veículo conseguirão chegar em segurança no seu destino.
Os itens de segurança do veículo moderno podem ser divididos nas seguintes categorias:
- os equipamentos que reduzem os riscos de um acidente acontecer;
- os equipamentos que minimizam o impacto de um acidente ter efeitos graves na segurança dos pilotos.
Por que é importante ter esse tipo de equipamento em seu automóvel?
Investir nos itens de segurança disponíveis para o seu veículo ajuda na prevenção de acidentes e na redução do seu impacto. Em outras palavras, essa é uma escolha que pode salvar vidas e evitar que incidentes causem danos graves à sua saúde e à saúde de quem você ama. Além disso, é uma medida que minimiza os prejuízos que qualquer pessoa tem ao lidar com um acidente de trânsito.
Bons equipamentos de segurança conseguem tornar o dia a dia de um motorista muito mais seguro. Ele poderá enfrentar situações de risco, como chuvas e neblina, sem sofrer acidentes. Além disso, estará mais preparado para qualquer situação que envolva a falta de cuidado de outros motoristas.
Alguns desses itens se tornaram obrigatórios nos veículos modernos. Esse é o caso dos cintos de segurança de três pontos: como eles conseguem prender o corpo dos ocupantes de um modo muito mais robusto, regulações foram aprovadas para que o seu uso se tornasse disseminado por toda a indústria de automóveis.
Quais são os itens de segurança do veículo essenciais?
Como apontamos, a melhor maneira de investir nos itens de segurança do seu veículo é entender como eles funcionam. Isso permite avaliar quais são os que melhor se encaixam em seu orçamento. Confira a seguir a nossa lista!
1. Freios ABS
Um dos maiores problemas quando alguém precisa executar uma frenagem de emergência é o travamento de pneus. Ter um ou mais pneus travados quando o veículo precisa parar aumenta consideravelmente o tempo necessário para o automóvel ficar estacionário. Além disso, limita as chances de o motorista tomar medidas adicionais, uma vez que as chances de perder o controle da direção serão muito mais altas.
Os freios ABS são capazes de resolver esse problema, ao ponto de já serem disponibilizados até em motos. Eles contam com sensores de travamento das rodas, maximizando a pressão que as pastilhas executam no freio sem que isso implique em rodas travadas. Assim, haverá a garantia de que o automóvel ficará parado sempre na menor distância possível.
2. Encosto de cabeça
Os encostos de cabeça são itens que auxiliam os motoristas muito além do conforto que proporcionam em longas viagens. Eles previnem fraturas que podem tornar acidentes leves em acidentes fatais: ao fornecerem um espaço de apoio para a cabeça, o risco do pescoço quebrar com o movimento inercial do corpo durante a frenagem cai drasticamente.
3. Cinto de segurança
A inércia também pode colocar a vida dos passageiros ao manter os seus corpos na mesma velocidade que o veículo se encontra quando a frenagem é iniciada. Para prevenir que os ocupantes sejam lançados para fora da carroceria após a parada do veículo – ou em um capotamento – os cintos de segurança foram inventados: eles prendem o corpo dos passageiros nos assentos, reduzindo o deslocamento de seus corpos quando o automóvel para.
4. Extintor de incêndio
Não é raro que um acidente grave resulte em um incêndio. Nestes cenários, o extintor de incêndio é uma peça-chave. Com ele, é possível reduzir o fogo rapidamente e garantir a segurança dos passageiros.
5. Espelhos
Ninguém faz uma viagem com estrada vazia. E para garantir que os motoristas consigam identificar onde estão e quem está ao seu redor o tempo todo, os espelhos são fundamentais: com eles, até mesmo a troca de faixas se torna mais segura.
Nos últimos anos, para garantir que veículos possam ser pilotados com mais segurança, espelhos adicionais foram inseridos na rotina de motoristas. Eles são presentes especialmente no setor de logística: com ângulos especiais, conseguem cobrir os chamados pontos cegos (áreas em que os espelhos tradicionais não alcançam) e evitar acidentes graves.
6. Air bags
Um outro item de segurança para quem está dentro de um veículo é o air bag. Essas bolsas de ar são acionadas sempre que a carroceria do automóvel tem um dano grave. Para garantir a sua efetividade, aliás, os fabricantes utilizam gases em alta pressão, reduzindo o tempo de acionamento a centésimos de segundo.
Veículos modernos contam com air bags espalhados por toda a carroceria. Isso torna o habitáculo muito mais seguro. Afinal de contas, os ocupantes estarão protegidos contra choques em várias direções e não apenas nos casos de batida frontal.
7. Controle de tração
A pilotagem em condições escorregadias é um desafio para muitas pessoas. Nessas horas o controle de tração é a melhor alternativa. Avaliando continuamente o nível de aderência do automóvel, o computador central do veículo redireciona a tração para as rodas para garantir que nenhuma delas gire em falso.
Dirigir não é uma atividade simples. É preciso preparo para enfrentar situações de risco e sempre conseguir aproveitar ao máximo os recursos do veículo. Justamente por isso tantas empresas de logística investem em treinamentos que auxiliam as suas equipes a serem mais eficazes.
Para quem não tem acesso a esses equipamentos, a melhor alternativa é investir na ampliação dos itens de segurança do veículo. Isso garante mais conforto e proteção contra acidentes que, em muitos casos, podem ser fatais. Por isso não deixe de investir nesse tipo de e quipamento!
Outra forma de prevenir acidentes é adotando uma direção mais defensiva. Veja como fazer isso no nosso guia!