Mecânica de caminhão: conheça os problemas mais comuns e como lidar!
A manutenção preventiva na mecânica de caminhão é fundamental para garantir a vida útil do veículo. Para quem trabalha com o transporte de cargas, esse cuidado se torna ainda mais necessário — é preciso que o automóvel esteja em perfeito funcionamento para que o trabalho seja executado da melhor maneira possível.
Por isso, é necessário entender quais são os problemas mais comuns na mecânica de caminhão e quais são os prazos para realizar as revisões de forma preventiva. Quanto mais abraçamos a manutenção preventiva, menores são os gastos no futuro.
Quer entender quais são os problemas mais comuns na mecânica de caminhão e como lidar com cada um deles? Continue a leitura!
Os problemas mais comuns na mecânica de caminhão — e como lidar
O caminhão é um veículo pesado, que costuma passar por estradas e realizar longas viagens. Tendo isso em mente, é possível imaginarmos que esses tipos de automóveis realmente podem sofrer muito mais com problemas na mecânica, visto que o dia a dia exige muito desses veículos.
Falta de estabilidade
A falta de estabilidade é um problema causado pela suspensão. O sistema de suspensão de um veículo é composto por vários tipos de peças, como bolsões de ar, amortecedores, feixes de molas e bandejas, e é comum que alguma dessas peças apresente algum defeito ao longo do tempo.
Ao transitarem em rodovias com estrutura irregular, com buracos, ondulações e obstáculos, os amortecedores e outros componentes podem ficar sobrecarregados e sofrer danos. Muitas vezes, viagens de transporte de cargas são interrompidas por problemas, como rompimento ou trincas em feixes de molas, amortecedores etc.
Veículos de transporte de carga, como caminhões, já costumam ter um desgaste maior da suspensão, visto que são pesados. Por isso, é importante que essas peças sejam conferidas sempre que possível, garantindo o seu bom funcionamento e a segurança dos profissionais que estão conduzindo o veículo.
Desgaste nos pneus
Os pneus precisam ser verificados com frequência para garantir que estão em bom estado para realizar longas viagens. É comum que, em alguns percursos, encontremos pequenos fragmentos de pneus na pista. Isso acontece porque os pneus podem apresentar algum defeito, e os motoristas podem não tê-los verificado previamente.
Para manter os pneus com o melhor funcionamento, é necessário:
- fazer a calibragem correta;
- ter cuidado para não transportar excesso de carga;
- reduzir a velocidade nas curvas;
- diminuir choques em obstáculos e/ou buracos ao longo do percurso.
O pneu costuma se desgastar ao longo do tempo, e é natural que, periodicamente, essa troca seja necessária. Infelizmente, ainda é comum vermos motoristas — ou empresários — que postergam ao máximo a troca. O resultado disso pode ser composto de pneus danificados e motoristas em risco durante a prestação de serviços.
Motor enfraquecido
Um motor enfraquecido pode gerar muitos problemas para os motoristas e gestores de frotas. Se, porventura, o motor sofrer algum defeito durante a viagem, muito provavelmente o motorista ficará impedido de seguir, sendo necessário parar no meio da estrada.
Antes de realizar qualquer viagem, curta ou longa, é fundamental checar o bom funcionamento do motor do caminhão. É necessário avaliar algumas questões, como: injeção de combustível, partida, nível de torque etc. Quando o desempenho está inferior, o consumo de combustível pode ser maior. Caso esteja transportando uma carga muito pesada, é possível que o motor trave.
A manutenção preventiva e uma conferida nos detalhes antes de iniciar um novo transporte de cargas podem ser decisivas para garantir a segurança dos motoristas.
Baixa iluminação
O sistema de luzes do veículo precisa ser verificado para garantir a segurança de todos na rodovia. É comum que, devido a percursos com muitos buracos e ondulações, os componentes do sistema de iluminação do caminhão falhem com o tempo.
Com problemas no sistema de iluminação, o perigo é inevitável — acidentes de trânsito devido a luzes e lanternas em mau funcionamento são muito comuns. É por meio desses cuidados que eles serão evitados. É necessário que os motoristas, sempre que possível, ao dirigirem por uma estrada delicada, possam checar se a iluminação está funcionando corretamente.
A legislação também exige que todo o sistema de iluminação esteja funcionando da melhor forma possível. Uma simples lanterna em mau funcionamento já pode ser considerada uma infração de trânsito e, possivelmente, passível de multa.
Problemas no freio
Os problemas no sistema de freio também são comuns. Isso acontece porque essa é uma das partes que o caminhão mais exige, devido ao fato de transportar cargas mais pesadas. O peso faz com que as freadas contínuas ou até as mais bruscas realmente sobrecarreguem o sistema de freios, podendo levar a falhas e ao rompimento de lonas e de tambores devido ao atrito e ao desgaste durante a frenagem.
Em uma descida, por exemplo, um caminhão que está transportando cargas acaba exigindo muito mais performance do seu sistema de freio do que um veículo comum, ou, até mesmo, do que um caminhão vazio. Outro problema que pode ocorrer é o rompimento das mangueiras do sistema hidráulico. Infelizmente, isso pode acontecer porque, por meio de choques com os obstáculos na estrada durante a viagem, a alta pressão pode prejudicar mais um sistema.
A revisão e a manutenção dos freios exigem cuidado. O sistema é composto por diversas peças, sendo fundamental que todas sejam conferidas antes de realizar uma nova viagem.
É necessário, sempre que possível, optar por trajetos com estradas mais lisas e sem buracos, além de evitar acionar os freios de serviço com maior frequência. O freio-motor pode ser um excelente aliado nesse momento!
Entender quais são os problemas mais comuns na mecânica de caminhão ajuda a aumentar a segurança e a comodidade e a reduzir os custos do motorista. Além de diminuir problemas, como multas, os imprevistos também passam a ser mais raros, havendo, ainda, um aumento da vida útil dos veículos, pois, com uma manutenção preventiva, é possível evitar que entraves aconteçam durante o percurso ou que impeçam que novos clientes fechem negócio.
Quer aprender mais sobre como manter o seu veículo rentável e lucrativo? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!