fbpx

Checklist para planejar a viagem: o que é necessário?

Existem pessoas que, só de falar em viagem, já começam a sonhar com cada detalhe, desde a ida até o retorno, e a expectativa e a animação são suficientes para começar a colocar cada etapa no papel. Porém, há também as que, mesmo entusiasmadas, deixam tudo para a última hora. Qual é o seu caso?

Independentemente do tipo de viajante que você é, tenha em mente que as chances de fazer uma viagem bem-sucedida aumentam consideravelmente quando você faz um bom planejamento. Mas, como planejar a viagem com eficiência? A começar, priorizando o tempo para listar tudo o que é necessário.

Quanto antes você começar a pensar em tudo o que terá de providenciar para levar no passeio, melhor! Porém, é claro que o tempo dedicado a um bom planejamento depende de para onde você vai, quanto tempo vai ficar fora, entre outros detalhes. Pensando nisso, fizemos um checklist que pode ajudar na sua programação. Acompanhe!

Escolha do local

A escolha do local é a primeira coisa que você precisa analisar, na teoria. Mas, sabemos que, na prática, é diferente, e um dos grandes desafios na hora de planejar a viagem é escolher o destino. Muitas pessoas sabem, de início, apenas que querem viajar, mas não decidiram para onde.

Nesse momento, é importante levar em consideração os locais que você sempre sonhou em conhecer, listá-los e fazer pesquisas para definir a localização com base em período e clima. Confira, a seguir, como fazer isso.

Período e clima

Quem trabalha para uma empresa precisa negociar o melhor período de férias em comum acordo com a organização. Por isso, se você não tem muita opção e precisa tirar férias em determinada época, deve avaliar quais são os locais interessantes para se conhecer na estação do ano em questão.

Por exemplo: vai tirar férias no meio do ano, quer aproveitar o frio e tem alguns locais dentro e fora do país que sempre sonhou em conhecer? Ou pode tirar férias em qualquer período do ano e quer aproveitar o calor para se divertir?

Tanto o período da estação que estará no local que você pretende visitar, principalmente em viagem internacional, quanto o melhor momento para tirar férias devem ser bem avaliados para você conseguir juntar o útil ao agradável.

Documentação e vacinação

Se você já tem um local em mente, é preciso verificar se é necessário providenciar alguma documentação específica, como passaporte, ou se terá de tomar determinada vacina para ter acesso à região.

Muitos locais, inclusive o Brasil, só autorizam a entrada de visitantes vacinados. No Acre, Amazonas e Amapá, por exemplo, as pessoas precisam estar vacinadas contra a febre amarela. Essa vacina também é exigida em alguns países da Europa. Por isso, certifique-se de colocar a vacinação em dia para não arriscar sua viagem.

Período da viagem

Quanto tempo você pretende ficar no local? Essa é outra informação que precisa estar no topo do planejamento da sua viagem, pois ela influenciará toda programação restante. Se o objetivo é rodar de carro por alguns países da América do Sul, por exemplo, pode ser que 15 dias não sejam suficientes para desfrutar a viagem como deseja.

Custos da viagem

Eis um elemento que norteará todo o seu passeio, pois é preciso definir a média do quanto será necessário em dinheiro para realizar a viagem dos seus sonhos. Porém, só será possível colocar todos os custos no papel depois que o destino for escolhido.

Nesse momento, não deixe de listar:

  • as despesas com passagens;
  • o valor da hospedagem;
  • os custos para despachar as bagagens;
  • os custos do seguro viagem;
  • os gastos se for comer na rua todos os dias;
  • o desembolso com transporte até os locais que pretende visitar, como táxis, balsas, ônibus, aluguel de carro, entre outros.

Vale ressaltar que, quanto antes você conseguir providenciar as passagens e reservar a hospedagem, mais chances terá de economizar. Por isso, priorize a compra com antecedência. Sites como MaxMilhas, Decolar e 123milhas são algumas das principais referências para buscar passagens e hospedagens econômicas.

Outro ponto importante a ser considerado é que, se a viagem for realizada de carro, é preciso reservar os custos com a revisão do veículo para pegar a estrada com segurança, com o pedágio e com o combustível. Além de ter em mente quanto será gasto com alimentação e hospedagem durante o trajeto.

Pesquisas e referências sobre o que fazer no local

Se existe uma coisa que ajuda muitos viajantes hoje em dia, pelo mundo todo, é a internet. Com essa ferramenta, é possível obter informações de todos os lugares do planeta que podem ajudar a montar a viagem de maneira mais fidedigna e focada no que você precisa.

Pelas redes sociais, como páginas de Instagram, Facebook e YouTube, você consegue buscar comentários, avaliações e dicas de viajantes que passaram por locais onde você pretende visitar.

Além disso, existem os portais especializados em viagens e os blogs de viajantes amadores cujo objetivo é informar sobre tudo o que há de melhor (e de pior) nos locais. Essas plataformas são ideais para você ter um retrato mais fiel do contexto que poderá encontrar.

Roteiro

Escolhido o local e observadas as dicas de visitantes sobre os lugares em que você deseja passear, é hora de elaborar o roteiro da viagem. Faça uma lista com tudo o que pretende conhecer, mesmo que você seja uma pessoa mais aventureira e goste de ir descobrindo o que fazer a cada dia.

É importante ter, pelo menos, uma referência básica de locais que merecem ainda mais a sua visitação e o tempo da sua viagem. Do contrário, você pode perder tempo indo a locais que nem são tão legais assim e deixando de visitar o que realmente vale a pena.

Além disso, o roteiro da sua viagem está diretamente relacionado aos custos que você terá e o quanto pretende gastar: vai fazer algum passeio especial que custará mais caro? Pretende conhecer os melhores restaurantes ou se virar com a comida local de rua? Ou deseja ir a regiões mais distantes que abrigam os melhores monumentos e pontos turísticos? Lembre-se de que todos os detalhes precisam ser minimamente avaliados.

Quantos detalhes precisam ser avaliados para você planejar a viagem com tranquilidade, reparou? Não deixe para a última hora e não negligencie os cuidados básicos que listamos aqui, afinal, você está se preparando para relaxar e curtir e, certamente, não quer ter dor de cabeça.

Gostou de conferir dicas para o seu planejamento, mas pretende fazer a viagem de carro? Não se preocupe, pois também temos dicas nesse sentido. Este artigo vai ser útil a você nesse momento, não deixe de conferir!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.