fbpx

O que você precisa saber antes de viajar com as crianças?

Seja nas férias ou em um feriado prolongado, os pais precisam descobrir formas de entreter a criançada. A programação envolve atividades que tanto ensinam quanto divertem e até provocam boas risadas. Mas, quando o assunto é viagem, o que você precisa saber antes de viajar com as crianças? Esse é um ponto interessante e polêmico, principalmente, entre os pais de primeira viagem.

Planejar uma viagem com antecedência evita situações indesejadas. Se não for pensada em todos os ângulos, a ideia de desfrutar bons momentos pode ser transformada em tédio e irritação para nossos pequenos. Por isso, vale definir o local mais adequado, uma programação que contemple as faixas etárias, além de uma boa e incrível hospedagem para a família.   

Por tudo que já foi dito, deseja saber como eternizar as lembranças desse momento? Para que tudo possa dar certo, é bom considerar os cuidados em cada faixa etária. Sendo assim, faço um convite especial para você “mergulhar” na leitura prazerosa deste post e tirar lições importantes que devem ser postas em prática. Confira! 

Cuidados que você precisa saber antes de viajar com as crianças

Escolher um local para se aventurar com os pequenos não se resolve na hora. É necessário decidir com antecedência. Nesse quesito, existe um fator determinante no planejamento da viagem de carro e nos roteiros a serem visitados. Sabe qual é? Se você mencionou a palavra idade, parabéns! Você acertou!

Ciente da faixa etária da criança, é hora de decidir o local mais adequado e seguro para seus filhos. Além disso, é bom estar atento aos itens que devem constar na mala. Sobre entretenimento no carro, uma das formas de tornar a viagem ainda mais agradável com os pequenos é entretê-los com os próprios brinquedos.

Quanto à documentação, as crianças menores de 12 anos só podem viajar se estiverem munidas da certidão de nascimento. Para as que estão na faixa etária acima de 12 anos, é preciso apresentar a famosa Carteira de Identidade ou até mesmo outro documento, desde que sejam considerados oficiais e com foto.

Para completar sua bagagem de conhecimento acerca desse assunto, nada melhor que reservar caneta e papel para anotar outros detalhes relevantes em cada faixa etária. Elas fazem total sentido para sua inesquecível viagem em família. Veja!

Faixa etária abaixo de 1 ano

É fácil viajar com crianças dessa faixa etária, pois o carrinho é um item que facilita a locomoção e a alimentação é um fator que não gera grandes preocupações. Nessa fase, o bebê ainda está na fase da amamentação ou comendo papinhas. No entanto, é preciso estar atento aos seguintes cuidados:

  • antes de partir para viagem, leve seu bebê a pediatra para saber como está a saúde e quais medicamentos devem ser levados na mala;
  • dê preferência por locais que dispõe de hospedagens apropriadas para bebês como os hotéis-fazenda e até resorts;
  • opte por mala grande que caiba itens importantes como fraldas, brinquedos, roupas e outros.

Faixa etária de 1 a 3 anos

Essa é a fase em que as crianças já cresceram um pouco. Descobrir formas de agradá-las não é tão difícil. No entanto, esse é o período em que elas são mais impacientes e até agitadas. Isso requer uma autoridade dos pais para contornar as situações e deixar a viagem em família muito mais agradável. Veja os cuidados:

  • apesar de a mala ser menor, não esqueça de colocar as roupinhas, os brinquedos prediletos deles e medicamentos necessários;
  • sobre a alimentação, é bom variar o cardápio com o incremento de massas que são sempre bem-vindas. Cuidados com o exagero; 
  • escolha lugares que representem segurança para os pequenos. Locais como piscinas, zoológicos e praias atraem as crianças dessa idade. 

Faixa etária dos 3 aos 6 anos

Essa é a fase em que a criança desperta a curiosidade em conhecer o mundo à sua volta e almeja experimentar novas experiências! Por isso, o ato de viajar se encaixa perfeitamente nessa proposta. Cabe a você proporcionar momentos agradáveis para criar essa independência. Veja os cuidados imprescindíveis: 

  • escolha locais de referência e invista em uma alimentação diferenciada para que os pequenos se acostumem com diferentes pratos;
  • pesquise na internet por locais agradáveis e seguros para agradar à garotada. Em resorts, praias e museus dá para manter as crianças entretidas;
  • as crianças dessa idade gostam de fazer amizades, mas fique atento para conhecer os novos amigos e, inclusive, participe das brincadeiras.    

Faixa etária dos 7 aos 12 anos

Nessa incrível fase, as crianças apresentam um pouco de senso de responsabilidade. Logo, uma excelente opção é a escolha por viagens ou passeio em grupo por servir como uma perfeita fonte de aprendizado. Aqui, as malas e as preocupações são menores. Entretanto, fique atento aos pontos:

  • dos 7 aos 12 anos, os apetites são aguçados. A escolha por pratos com massas e guloseimas é permitido, mas com moderação;
  • a viagem ou o passeio pode ser feito com os amigos, mas não esqueça de orientá-los sobre os cuidados para evitar acidentes; 
  • não desestimule os seus filhos na hora de escolher a programação. Atividades mais adultas são aceitas, mas você deve consultá-los.

Faixa etária acima de 12 anos

A fase conhecida por pré-adolescência é aquela em que seu filho já não quer ser tratado como criança. Para agradá-los, é bom escolher atrações que chamem a atenção deles como festivais, jogos de futebol e outras dezenas de atividades e entretenimentos. No entanto, é bom ficar atento a certos cuidados:

  • a escolha de locais que ofereçam uma boa comodidade é imprescindível, mas não deixe de lado o fator segurança;
  • opte por restaurantes que ofereçam cardápios variados e com novidades da culinária brasileira. Durante as refeições, não abusem dos excessos;
  • hotéis oferecem até monitoria aos pequenos para garantir a segurança deles. Entretanto, vale consultar antes de contratar o serviço.

Mesmo tendo externado pontos relevantes sobre o que você precisa saber antes de viajar com as crianças, nada melhor que ter em mente que imprevistos acontecem. Quem sabe houve um cancelamento ou atraso de voo, uma reserva no hotel que não deu certo ou outros casos. É preciso estar preparado para enfrentar cada situação. Logo, manter a calma durante a viagem é uma atitude inteligente que permitirá você encontrar as melhores soluções. 

Se você gostou deste post, é só curtir a nossa página no Facebook e ter acesso a mais conteúdos! 

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.