Como controlar a frota de veículos? Confira aqui 3 boas práticas
Se você lida com gestão há algum tempo, já deve ter se perguntado como controlar a frota de veículos alguma vez. Não por acaso — a tarefa nem sempre é simples, mas ajuda a preservar as finanças, a melhorar os indicadores e a cuidar de vários outros pontos.
Vamos contar um pouco mais sobre o assunto ao longo do post. Aqui, você vai ver algumas práticas para melhorar a gestão e quais são os fatores que merecem a sua atenção. É só continuar a leitura!
1. Fique de olho nos gastos
Você já parou para fazer uma relação dos veículos da empresa? Isso inclui alguns pontos, como modelo, ano, quilometragem, motor e, principalmente, custos. Essa é uma das formas mais práticas de avaliar o custo-benefício dos caminhões e o que precisa ser melhorado.
Os gastos não param por aí, no entanto. Impostos e manutenção, por exemplo, estão presentes e devem ser levados em conta. Ao colocar tudo na ponta do lápis e fazer as pazes com as finanças, toda a rotina de gestão fica mais tranquila.
Esse tipo de planejamento ainda ajuda na hora de projetar os próximos meses e anos, criando objetivos de longo e médio prazos. Outro resultado que passa despercebido por muita gente é a facilidade na hora de precificar. Sem as contas em risco, você passa a cobrar valores que fazem mais sentido.
2. Faça a previsão de despesas
Esse é um desdobramento da primeira dica. Uma forma simples de começar a fazer isso é observando as despesas fixas e variáveis. O primeiro tipo é mais simples e diz respeito aos gastos que estão presentes todo mês na empresa.
Uma forma de observá-los é consultando os custos dos últimos seis meses. Os padrões são as despesas fixas e o exemplo mais comum na maior parte dos negócios é o pagamento de impostos.
Já as variáveis têm relação com as condições específicas e podem ser mais altas ou baixas, dependendo do mês. No caso da gestão de frotas, pode variar de acordo com o volume de viagens ou de contratos.
3. Mantenha a manutenção preventiva em dia
A manutenção preventiva é um dos tipos mais contraintuitivos que existem. Isso porque é realizada antes de o veículo apresentar defeito. A ideia é justamente esta: reduzir a probabilidade de falha.
Sabe quando um caminhão quebra e é preciso realizar o conserto a partir daí? Então, esse tipo de situação custa mais e essa é uma das razões pelas quais os gestores tendem para a preditiva. Geralmente, ela é realizada de forma periódica, em um período de meses predefinido.
Como você viu, entender como controlar a frota de veículos é importantíssimo para fazer com que as viagens sejam ainda mais rentáveis. Isso envolve cuidados com os caminhões e com as finanças e essa tarefa nem sempre é simples. As dicas do texto, ainda assim, podem ser muito úteis nessa hora.
Não se esqueça de que o investimento em tecnologia pode fazer uma boa diferença na hora de otimizar o controle da frota. Um exemplo é o TAG, um dispositivo que permite a passagem expressa nos pedágios das estradas.