5 dicas de ouro para escolher o perfil de condutor de frota ideal
Quem gerencia uma frota sabe como que é importante contratar um bom condutor. Ao saber como analisar o perfil desse tipo de profissional, o gestor conseguirá minimizar o problema de ocorrências tanto na frota como nas entregas, potencializando os resultados da empresa.
Se você quer saber como identificar o condutor de frota ideal ao negócio, então continue lendo este conteúdo. Aqui, explicamos testes, perguntas e observações que devem ser feitas sobre os candidatos ao cargo.
Acompanhe!
1. Faça testes de personalidade
Existem diferentes testes de personalidade que são aplicados em processos seletivos. Contudo, há aqueles que identificam as qualidades necessárias para um bom condutor. Veja quais são eles:
- teste de aptidões sociais: avalia a capacidade de se relacionar com outras pessoas, colegas de trabalho, líderes, clientes etc.;
- teste comportamental: aplicado por um psicólogo, o candidato responde a diversas perguntas e é usado um software especializado para mapear seu comportamento;
- teste de estresse: são apresentadas perguntas estressantes e pouco tempo para resposta. Assim, é possível saber sua capacidade de controlar o emocional em situações adversas.
2. Não contrate pessoas impulsivas
Impulsividade é a tendência de agir sem pensar, refletir ou considerar as consequências. Normalmente, uma pessoa impulsiva se deixa levar pelas emoções ou caprichos. Esse é um defeito inadmissível para motoristas, já que todas as suas ações no trânsito devem ser pensadas.
Apesar de essa ser uma característica difícil de ser medida, você pode aplicar o Teste EsAvI (Escala de Avaliação da Impulsividade), que é composto por 31 questões e aplicado por um psicológico.
3. Priorize condutores pacientes
Motoristas se deparam diariamente com situações estressantes no trânsito, mas eles não podem ficar ansiosos, nervosos ou apressados, caso contrário, eles incorrerão em acidentes. Nesse caso, elabore dinâmicas que exijam uma maior paciência e uma postura preventiva do candidato.
4. Analise sua concentração
O trabalho do condutor envolve a concentração na direção por várias horas seguidas, o que torna necessário avaliar sua capacidade de concentração. Há um teste chamado Atenção Concentrada (AC), no qual o candidato recebe uma folha com diversos triângulos em diferentes tamanhos, ele precisa identificar os espaços que eles ocupam para se encaixar perfeitamente. Essa atividade exige foco e leva tempo, sendo efetiva para medir a concentração do indivíduo.
5. Confira se ele valoriza o respeito às regras de trânsito
O descumprimento das regras de trânsito coloca em risco a integridade física do motorista, o patrimônio da empresa e de terceiros, além de aumentar a ocorrência de multas. Então, é fundamental que o profissional conheça as principais normas de trânsito e entenda a importância de segui-las para manter a segurança nas estradas.
Não se preocupar em avaliar as características do condutor de frota pode gerar variados danos à empresa, como mais acidentes, menor retenção de colaboradores e outros que podem ser eliminados ao seguir nossas dicas. Além disso, você não precisa se limitar à nossa lista, adicione outras medidas ao seu processo seletivo de acordo com as necessidades do negócio.
Achou este conteúdo útil? Ele também pode ser aproveitado por outros profissionais da área. Então, compartilhe nas suas redes sociais!