O que é a distribuição de cargas e como fazê-la de forma correta?
Realizar adequadamente a distribuição de cargas é fundamental para qualquer pessoa que trabalha com o transporte rodoviário, já que essa atividade auxilia na segurança na estrada, minimiza o risco de acidentes e evita o pagamento de multas.
Conheça mais sobre o assunto com esta leitura. Aqui, você saberá no que exatamente consiste a distribuição de cargas, qual é a sua importância, como realizá-la e quais são os seus pontos fundamentais. Vamos lá!
O que é distribuição de cargas?
Basicamente, consiste em alterar a forma como a carga é alocada no caminhão de modo que não ultrapasse o Peso Bruto Total (PBT), que é a soma do peso do veículo e da carga, bem como a capacidade máxima de cada eixo.
Imagine que a maioria das mercadorias esteja localizada na frente de um caminhão com eixo e rodagem simples. Será necessário que o motorista aloque uma parcela da mercadoria na parte traseira para evitar o sobrepeso sobre um dos eixos.
Qual é a importância de fazer essa distribuição?
Fazer essa distribuição adequadamente é uma obrigação legal do motorista. O artigo 100 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) afirma que nenhum veículo poderá transitar com o seu PBT acima do fixado pelo fabricante do veículo ou da sua capacidade máxima de tração.
Quando o motorista faz a distribuição de carga inadequadamente, ele pode arcar com uma multa quando passar o veículo em uma balança rodoviária — que verifica o peso por eixo — e tê-lo retido.
Entre outras consequências, estão o desgaste do veículo e dos pneus, o aumento do consumo de combustível, o superaquecimento do sistema e problemas de estabilidade (com a elevação da chance de que ocorram acidentes ou perda de controle na aquaplanagem).
Como essa distribuição é realizada?
Não há uma única forma específica de fazer a distribuição de carga, mas recomendamos que sejam aplicadas as seguintes dicas para garantir que você a faça adequadamente:
- comece organizando o eixo traseiro e, depois, distribua o peso para o dianteiro, pois isso facilita a visualização do processo;
- mesmo que não tenha atingido o peso máximo do veículo ou do eixo, é importante deixar o peso distribuído uniformemente;
- coloque itens maiores e mais pesados na horizontal;
- evite concentrar a carga entre os eixos da carroceria, caso contrário, o chassi poderá trincar ou empenar;
- amarre ou prenda as cargas para evitar que elas mudem de lugar enquanto o veículo se desloca.
Quais são os pontos fundamentais na distribuição de carga?
Esses pontos consistem nas diferentes estratégias que são adotadas ao fazer a distribuição de carga. Entenda quais são elas abaixo.
Distribuição por peso
Alinhe a parte mais pesada da carga no meio do veículo. Isso faz com que os pesos sejam equilibrados e com que nenhum lado arque com sobrepeso (o que forçaria um dos eixos).
Esse ponto de equilíbrio muda dependendo da quantidade e da posição dos eixos do caminhão, por isso, é importante conhecer o seu modelo, o número de eixos, entre outras características.
Distribuição por tipos de materiais
Deve-se considerar o tipo de produto que será transportado durante a redistribuição. Esses tipos são:
- frágeis: evite que eles tenham contato com outras peças durante o transporte;
- de tamanhos diferentes: organize-os de forma que não haja espaço entre os produtos;
- de pesos diferentes: garanta que nenhum lado do caminhão esteja mais pesado que o outro;
- líquidos: tenha cuidado com espaços vazios dentro de tanques, já que o líquido pode se mover e trazer instabilidade ao veículo.
Distribuição de carga indivisível
Consiste no transporte de reatores, máquinas e equipamentos que não podem ter suas partes separadas. A recomendação aqui é alocá-la no meio do caminhão ou de forma que as outras cargas não gerem o sobrepeso de um eixo.
Distribuição de acordo com o trajeto
Analise as características do trajeto antes de fazer a organização das cargas. Veja se o percurso terá uma distância curta, média ou longa, se há excesso de curvas ou se elas são acentuadas, se haverá pausas e quais são as condições das estradas.
Com a leitura desta publicação, você conseguirá realizar a distribuição de cargas e garantir a segurança do motorista. Além disso, aumentará a vida útil do caminhão, economizará com combustível e evitará danos à carga simultaneamente.
O que achou do nosso conteúdo? Acha que outros motoristas também podem aproveitar essas informações? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!