fbpx

Entenda como funciona o rodízio de carros em SP!

Se você vive na capital de São Paulo e tem o costume de transitar por essa região com o seu veículo, é necessário ficar sempre atento a uma das questões que os motoristas mais se preocupam: o rodízio de carros em SP.

Trata-se de um sistema em que os veículos são proibidos de trafegar durante determinados horários, sob pena de multas. O objetivo é reduzir o trânsito nos locais de maior tráfego na cidade.

Continue a leitura entender melhor como o rodízio de carros funciona, quem deve respeitar a medida, quem é isento, qual o valor da multa, e muito mais. Confira!

O que é o rodízio de veículos em SP?

Estabelecido pela Lei nº 12.490 de 3.10.1997, o rodízio de veículos é uma estratégia da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para reduzir a circulação de automóveis na cidade.

Essa medida se baseia no revezamento de carros que podem transitar em algumas regiões de São Paulo. Além dos locais específicos em que o rodízio está presente, existem outras regras, como horários e dias para os quais a norma é válida.

Por isso, caso você more São Paulo e costuma trafegar pela cidade durante a semana, lembre-se de estar por dentro das regras do rodízio.

Como funciona o rodízio de veículos?

Como dissemos, o rodízio em São Paulo funciona com a restrição na circulação de carros pelo Centro Expandido da cidade.

Essa redução de fluxo é feita de acordo com a numeração final da placa do automóvel. Dessa forma, para cada dia útil da semana, ou seja, de segunda a sexta-feira, é restringido a circulação para dois finais de placa.

Por exemplo, na terça-feira, estão proibidos de circular carros com dígito final igual a 3 ou 4. Na quarta-feira, 5 ou 6, e assim consecutivamente até a sexta-feira, que no caso, são proibidas de transitar as placas com final 9 ou 0.

Vale lembrar que o rodízio também inclui as placas Mercosul. Apesar que não seguirem o padrão de três letras, mais quatro números, o caractere final da placa ainda é número. Por isso, não há motivo para variação da regra.

Quais veículos devem respeitar o rodízio?

O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores limita o tráfego de carros de passeio e caminhões, em horários comerciais nos dias úteis da semana.

Uma outra dúvida comum é em relação a necessidade de obedecer ao rodízio para automóveis com placa estrangeira, ou seja, de outra cidade que não seja São Paulo.

A resposta é sim. Todos os veículos que transitarem nos horários premeditados, têm a obrigação de respeitar o rodízio. Não importa se a placa é de Florianópolis – SC, Belo Horizonte – MG ou Curitiba – PR, por exemplo.

No entanto, alguns veículos não seguem a obrigatoriedade do rodízio, sendo isentos de seguir a regra. Veja no próximo tópico.

Quem é isento?

Existem algumas categorias de veículos que não têm a obrigação de participar do rodízio. A exceção está prevista no Decreto 58.584/18 e inclui, veículos de serviços de transporte ou serviço ao estado, entre outros. Veja os principais que estão imunes:

  • transporte coletivo, táxis e transporte escolar;
  • guinchos;
  • motocicletas e similares;
  • forças armadas;
  • corpo de bombeiros, policiamento, defesa civil e ambulâncias;
  • serviço penitenciário e serviço funerário;
  • serviço de “segurança” e “manutenção” metroviária e ferroviária;
  • serviço de atendimento a emergenciais ambientais e químicas;
  • obras e serviços essenciais de energia elétrica, água/esgoto, gás canalizado e telecomunicações;
  • serviço de sinalização, fiscalização, obras e manutenção de vias;
  • veículos de reportagem, em cobertura jornalística;
  • veículos movidos por energia de propulsão elétrica.

Além destes, existem outros serviços essenciais imunes ao rodízio como correios, coleta de lixo, transporte alimentares perecíveis.

A isenção abrange ainda tudo relacionado a questões médicas e de saúde, como veículos de médicos, transporte de bolsas de sangue para análise laboratorial e transfusão e transporte de insumos para hospitais.

Por fim, veículos adaptados para pessoas com deficiência (PCD) também são isentos ao rodízio.

Quais são os horários de circulação?

Finalmente, chegamos a dos tópicos mais importantes deste artigo: os horários de restrição para cada placa dos veículos. Lembrando que eles só valem para os dias de semana, ou seja, o rodízio não é aplicado no sábado e domingo.

Para facilitar o entendimento, confira a seguir, os dias da semana restritos para cada placa, além dos horários em que a circulação destes caros não é permitida:

  • segunda-feira: 1 ou 2;
  • terça-feira: 3 e 4;
  • quarta-feira: 5 e 6;
  • quinta-feira: 7 e 8;
  • sexta-feira: 9 e 0.

No período da manhã, o rodízio funciona das 7hrs às 10hrs. Já pela tarde e à noite, a fiscalização tem início às 17hrs e termina às 20hrs. Portanto, caso você transite com seu carro pelas vias que integram o rodízio durante esse período, você será penalizado com uma multa.

Em relação aos lugares onde o rodízio é válido, podemos citar alguns bairros, como Tatuapé, Perdizes, Pinheiros, Brás, Belém, Mooca, Moema, Bela Vista e Liberdade. A medida atende às principais vias do centro da cidade, como Pinheiros, Marginais Tietê e parte da Avenida Radial Leste.

Qual é o valor da multa de rodízio?

O motorista que não respeitar o rodízio estará cometendo infração de gravidade média. Dessa forma, deverá pagar uma multa no valor de R$130,16, sem contar que levará quatro pontos na carteira.

É importante ressaltar ainda que, pelo fato de existirem dois horários restritos, caso você circule nos dois horários proibidos, poderá tomar duas multas no mesmo dia. Por isso, fique bastante atento aos horários e dias de restrição do rodízio.

 Como recorrer a multa?

Assim como em outras multas, é possível recorrer para quem for notificado por furar o rodízio.

Esse processo é cabível nos casos de erros na autuação, como confusão na placa do carro ou em situações onde o veículo tem o direito à isenção, por exemplo. Isso acontece porque a isenção não é obrigatória, e às vezes o motorista acaba não exercendo o benefício, embora seja seu direito.

Nesses casos, é necessário fazer um recurso de multa (defesa prévia), e enviar para as JARIs (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações).

Como você pode ver, é fundamental estar atento aos horários e dias de restrição do rodízio de carros em SP. Dessa forma, você consegue evitar multas e maiores complicações no trânsito. Portanto, lembre-se de se programar antes e saber exatamente os dias em que seu veículo pode circular.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e aprenda agora mesmo como tornar as viagens na rodovia mais seguras!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.