7 dicas incríveis para você higienizar o carro e evitar problemas
A limpeza sempre foi uma grande preocupação dos brasileiros. Mas no cenário atual, boas práticas de higiene se tornaram fundamentais para evitar doenças e garantir que a saúde fique em dia. Diante disso, saber como higienizar um carro é algo crucial, especialmente se você precisa dele frequentemente ou se ele é utilizado por várias pessoas.
Um veículo bem higienizado reduz as chances de doenças que podem ser pegas por contato atinjam o seu corpo, como é o caso da Covid-19. Além disso, garante que o veículo sempre estará no melhor estado possível para uso. Porém, para que a limpeza seja efetiva, alguns passos devem ser tomados.
Se você quer saber a melhor forma de higienizar o carro sem correr riscos, veja as dicas que preparamos a seguir!
1. Retire os tapetes e lave-os com água e sabão
Ninguém sabe exatamente o nível de sujeira que está presente no chão em que pisamos, especialmente o de lugares públicos. E sempre que entramos em nossos veículos, a sujeira é carregada diretamente para o tapete do nosso carro. Portanto, um dos primeiros lugares que devem ser limpos são aqueles em que pisamos.
A limpeza dos tapetes pode ser feita com água e sabão. Procure lavar com bastante cuidado e não tenha medo de deixá-los de molho para que sujeiras mais pesadas saiam facilmente. Após a lavagem, basta enxaguar bem e deixar os tapetes secarem em um lugar iluminado.
2. Higienize os pontos de contato frequente
O mundo ainda não tem veículos que se movem de um lugar a outro automaticamente. Em função disso, todo o controle do automóvel é feito com as nossas mãos. E na hora de higienizar o carro, as áreas que são mais tocadas devem ser vistas como prioritárias.
A limpeza das áreas que são frequentemente tocadas pode ser feita com álcool em gel com concentração de 70% e outros produtos veiculares. Utilize um pano limpo para a aplicação do material e não se esqueça de seguir todas as recomendações da empresa fabricante do produto. Assim você conseguirá manter a conservação do veículo e mitigar os riscos.
3. Limpe os bancos adequadamente
A limpeza do banco é outro processo muito importante na hora de higienizar um veículo. O estofado dos bancos pode acumular ácaros, bactérias e outros seres vivos que fazem mal à saúde. Além disso, as áreas internas podem servir de depósito de comida, o que amplia o número de seres vivos no seu banco.
Uma maneira simples de limpar qualquer banco é utilizando um aspirador de pó. Ele retira pequenos alimentos, restos de pele e outros conteúdos orgânicos que estão presentes no estofado. Ao mesmo tempo, o aspirador consegue retirar a poeira que se acumula em lugares de difícil acesso.
A limpeza profunda pode ser feita com um profissional que saiba fazer lavagem a seco. Esse é um processo que utiliza produtos químicos especiais que permitem a eliminação de uma grande parte da sujeira sem que a espuma precise de um longo período para secar. Assim você conseguirá utilizar o seu veículo logo após a limpeza.
4. Faça a manutenção do filtro de ar-condicionado
O ar-condicionado é um item de conforto muito utilizado no Brasil. Em um país no qual as temperaturas podem atingir facilmente os 40 graus no verão, ter acesso ao ar-refrigerado durante viagens ou roteiros do dia a dia é algo básico para conseguir um bom nível de conforto. Afinal de contas, nenhuma viagem precisa ser feita dentro de um ambiente mal climatizado.
Mas conforme o ar-condicionado é utilizado, os seus filtros acumularão poeira e outros materiais. Para garantir que eles não prejudiquem o seu bem-estar e o desempenho do equipamento, a melhor forma é a limpeza profissional dos filtros de ar-condicionado. Assim você conseguirá manter o equipamento funcionando de maneira adequada, melhorar a qualidade do ar e até mesmo reduzir o consumo de combustível.
5. Recorra a produtos que limpam sem danificar o veículo
A conservação de qualquer veículo, mesmo os que são utilizados profissionalmente por empresas de entrega, permite aumentar o valor de venda e a durabilidade das peças e, como consequência, do próprio automóvel. Portanto, esse é um cuidado que deve sempre ser levado em conta, até mesmo na hora da limpeza. Afinal de contas, muitos materiais são abrasivos e podem prejudicar as peças internas.
Lembre-se sempre de verificar se o material é adequado para a higienização do veículos. Em caso de dúvidas, opte por um teste rápido: aplique o material em uma área de difícil acesso e verifique se ela manteve a sua integridade após o uso do produto.
6. Aspire o veículo
Não é apenas o banco que deve ser aspirado. Idealmente, todo o veículo deve passar pelo aspirador de pó na hora da higiene. Essa é uma medida simples, mas que pode causar um grande impacto no bem-estar de todos que utilizam o seu automóvel.
Na hora de aspirar o veículo, nenhuma parte deve ser ignorada. O ideal é que os cantos de difícil acesso sejam priorizados com peças de aspiração que facilitem a coleta do material. Isso permitirá uma limpeza mais profunda e com maior impacto a médio e longo prazo.
7. Sempre siga as recomendações do fabricante
O manual de um veículo muitas vezes é ignorado pelo dono, especialmente os mais experientes. Mas ele é um material de grande destaque na hora higienizar o carro. Seguindo as normas listadas pelo fabricante, você pode executar uma limpeza mais alinhada com os padrões do documento e, ao mesmo tempo, evitar que problemas aconteçam.
Veículos são fundamentais para a vida moderna. Eles podem nos levar para longas viagens ou ser usados para as atividades do dia a dia. Como ferramentas de trabalho, eles agilizam processos e tornam rotas mais curtas e seguras.
Contudo, sem uma limpeza bem feita, nenhum veículo consegue fornecer uma boa experiência de uso. Quando a higienização de veículo é bem feita, você protege a sua vida e a de todos os que estão dentro do automóvel. Por isso, não deixe de aproveitar as nossas dicas e garantir que as suas viagens sejam mais seguras!
Você tem algum truque especial para limpar o seu veículo? Conta aqui nos comentários, queremos saber!