fbpx

Como funciona o Pedágio para caminhões? Entenda!

O dia a dia de um gestor de uma frota de veículos, exige um certo cuidado com as despesas, principalmente quando falamos de pedágio para caminhões. Afinal, com o objetivo de acabar com esses desperdícios, você fica responsável pelo cálculo de diversos gastos com logísticas da operação, incluindo o pedágio.

No entanto, você sabe como funciona o pedágio para caminhões? Antes de tudo, é fundamental entender como é esse serviço no país. Aqui nesse texto, você aprenderá de forma clara e objetiva as principais informações sobre o assunto, ou seja, como é feito o cálculo, os principais custos da viagem, as melhores estratégias para reduzir esses custos, entre outros esclarecimentos. Confira!

Qual a importância de conhecer os custos do pedágio na viagem?

Com o aumento da inflação nos últimos anos, impactando diversos setores, incluindo o preço do combustível, seguro do veículo, pneu do caminhão, impostos, é claro que o pedágio não ficaria de fora. É por esse motivo, que você deve conhecer os custos dos pedágios que estarão no seu caminho.

Não só quem viaja a lazer, mas principalmente você que trabalha com gerenciamento de frotas, normalmente, precisa ter um certo domínio sobre processos contábeis, pois são inúmeras despesas relacionadas no cálculo das operações logísticas, e o pedágio é um deles.

Atualmente, o Brasil conta com centenas de praças de pedágio espalhas em diversos trechos do país. Podendo algumas regiões terem mais praças do que as outras, dessa forma, influenciando nos custos de transporte das empresas.

Por esse motivo, é fundamental que você entenda perfeitamente como é feito o cálculo de pedágio para caminhões, e assim, encontrar uma forma de reduzir os custos de transporte.

Quais os principais custos da viagem?

Entender como calcular os custos de uma viagem de caminhão é primordial. Apesar de influenciar diretamente a renda das frotas, infelizmente nem todos entendem sobre o assunto, e isso acaba gerando prejuízos para o negócio.

Por essa razão, é fundamental entender e conhecer mais a fundo quais são os custos de uma viagem de caminhão, especialmente, o impacto do pedágio no seu bolso. Para que assim, a qualidade do serviço não seja afetada.

Custos fixos

Primeiramente, é necessário saber diferenciar os custos de uma viagem de caminhão em custos fixos e custos variáveis. Em relação aos custos fixos, são aqueles que continuam praticamente inalterados durante o serviço. Os principais custos fixos são:

  • depreciação: perda de valor da venda do veículo, por causa do desgaste natural;
  • impostos: IPVA, DPVAT e Taxa de licenciamento Anual;
  • seguro veicular: necessário para a segurança do motorista.

 Custos variáveis

Os custos variáveis mudam de acordo com cada viagem. Geralmente, são parelhos à quilometragem rodada, ou podem oscilar de acordo com os preços praticados nos trechos percorridos. Confira os principais a seguir:

  • combustível: depende muito da localização. A melhor forma de controlar, é fazer o cálculo do consumo por quilômetro rodado;
  • pneus: é melhor calcular esse custo separadamente. Calcule a média anual de cada estepe e faça uma análise das viagens rodadas;
  • pedágios: são recorrentes, sobretudo nas rodovias em melhores condições. É necessário ter um controle sobre a média dos gastos. Empresas como a Move Mais, são fundamentais nesse caso.

Quais as variáveis que impactam no preço?

O cálculo usado para as tarifas de pedágio é realizado por meio da ideia de “tarifa quilométrica”, que significa um preço fixado por quilômetro, multiplicado pelo trecho da cobertura da praça, mudando em função dos tipos de veículos e da categoria das rodovias.

Vamos ver alguns parâmetros que são usados para o cálculo de pedágio de caminhão, para saber os custos de transporte.

Tamanho do caminhão

Essa é a primeira variável que induz diretamente no cálculo do pedágio, pois o custo final será a consequência da multiplicação dos eixos. Dessa modo, antes de realizar o cálculo de pedágio, é necessário saber o tamanho da caminhão, isto é, a quantidade de eixos que ele tem.

Horários e dias da semana

Diversos pedágios são autorizados pela legislação a alterarem seu valor de acordo com o horário ou dia da semana. Pois, em determinados horários, a concentração de veículos é maior do que em outros.

Reajustes de preços

Geralmente, os reajustes das tarifas variam conforme o contrato, com o objetivo principal de preservar o equilíbrio financeiro. Dessa forma, esses ajustes podem ocorrer com regularidade. Por isso, é importante ficar atento se a tarifa está atualizada.

Quais as melhores estratégias para reduzir os custos de pedágio para caminhões?

Certamente, toda empresa procura minimizar o máximo possível os custos durantes suas operações, e sabendo disso, selecionamos algumas dicas que são essenciais no momento de otimizar esses custos. Veja quais são:

Automação de processos

Uma ótima estratégia para reduzir os custos é a automação de processos. Em razão disso, é necessário investir na organização dos processos da empresa de modo geral. Assim você garante um aumento de produtividade; redução de erros; mais qualidade do serviço; redução de custos e levantamento de informações confiáveis, para assim, tomar atitudes mais eficazes.

Roteirização eficiente

Uma roteirização eficiente é fundamental para melhorar na sequência de paradas do caminhão. Assim, considerando o cliente, tipo de carga, zona de tráfego e veículos e os melhores trajetos. Os principais benefícios de uma roteirização de transporte são:

  • economizar com mão de obra;
  • economizar com combustível;
  • melhor aproveitamento do tempo;
  • redução do desgaste do veículo.

Planejamento antecipado

Tudo na vida que há planejamento, as chances de sucesso são maiores. Não é diferente nas operações de suas frotas. Quando for se planejar, é importante prestar atenção no prazo de entrega, necessidades de cada cliente, condições dos percursos a serem percorridos, entre outros fatores.

Dessa maneira, vimos nesse artigo as principais informações sobre pedágio para caminhões. Você que administra alguma frota de veículos, é um transportador ou somente tem o objetivo de viajar pelo país. Agora tem um conhecimento significativo sobre como fazer um trajeto mais econômico com o seu caminhão.

Agora que você entende melhor sobre como funciona o pedágio para caminhões, já pode entrar em contato com a gente e ver quais são as principais opções de serviço que oferecemos. Basta acessar nossa página de Quem Somos!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.