Entenda como funciona e a importância da revisão veicular!
A revisão veicular faz parte dos cuidados que devem ser tomados pelos proprietários de veículos. Apesar de ser uma prática rotineira, há muitas dúvidas a respeito do assunto, especialmente com relação ao cronograma e planejamento das revisões.
Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo especial sobre o tema. No decorrer do conteúdo você vai entender o que é uma revisão veicular, os tipos, importância e vantagens de adotar boas práticas nesse sentido. Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais sobre assunto.
O que é a revisão veicular?
A revisão veicular consiste na prática de conferência dos principais componentes de um veículo, desde as peças básicas até os sistemas mecânicos e eletrônicos.
Automóveis, motocicletas, caminhões e todos os veículos de transporte precisam realizar esse tipo de procedimento com regularidade.
O objetivo da revisão veicular é promover a segurança do condutor e passageiros além de minimizar o risco de surgimento de problemas.
Quais são os tipos de revisão veicular existentes?
Existem três tipos de revisão veicular: a preventiva, a preditiva e a corretiva. Cada uma tem características e objetivos distintos. A seguir, explicamos melhor como elas funcionam. Confira!
Revisão preventiva
A revisão preventiva, também chamada de manutenção preventiva, consiste na execução da verificação das peças (e eventual substituição) dentro de períodos estipulados previamente.
Por exemplo, as revisões realizadas a cada 5.000km rodados são chamadas de preventivas. Elas ocorrem dentro dos períodos recomendados pelo fabricante. No momento da revisão os profissionais avaliam as condições das peças e realizam a troca daquelas que estão comprometidas.
A manutenção preventiva tem, portanto, como principal objetivo, reduzir as chances de falha ou desgaste das peças. Na prática, isso minimiza o risco de surgimento de problemas no veículo. De forma geral, as revisões preventivas são executadas por meio da:
- verificação dos níveis de óleo;
- lubrificação do motor;
- inspeção dos rolamentos;
- ajustes e aperto de parafusos;
- limpeza dos filtros; e,
- substituição de peças desgastadas.
Revisão preditiva
A revisão preditiva é semelhante à preventiva, já que tem como objetivo avaliar sistematicamente os componentes do veículo e eventuais anomalias, identificando a necessidade de substituição antes que eles apresentem falhas.
A diferença é que a revisão preventiva costuma ser feita junto à concessionária em períodos definidos por ela, já a manutenção preditiva é programada pelo proprietário de acordo com o uso e seu entendimento a respeito das necessidades do veículo.
Ainda, no caso da manutenção preditiva as técnicas utilizadas são mais precisas e estão baseadas no uso de ferramentas tecnológicas mais avançadas, incluindo análises estruturais do veículo, estudo de vibrações, ultrassom e termografia do sistema.
Revisão corretiva
Por fim, a revisão corretiva, como o nome indica, está destinada a correção de falhas e problemas no veículo. Ou seja, ela só acontece quando as peças deixam de funcionar e o veículo já não está em perfeitas condições de uso.
O grande desafio da revisão corretiva é que ela costuma acontecer de maneira imprevista. Ou seja, o veículo quebra inesperadamente e se torna necessário proceder com a revisão corretiva.
A revisão corretiva é comumente necessária quando o proprietário do veículo não realiza as manutenções preventivas e preditivas indicadas.
A grande diferença entre esse tipo de revisão e as anteriormente citadas é que geralmente ela custa mais cara e demanda mais tempo. O veículo fica inutilizável até que o componente seja consertado ou substituído.
Ainda, se a peça não estiver disponível você corre o risco de ter que aguardar até que ela seja encomendada e entregue.
Entre as falhas mais comuns apresentadas em veículos que não realizam as revisões preditivas e preventivas, estão:
- mau funcionamento dos freios;
- problemas de balanceamento do veículo;
- falha na bateria;
- aquecimento do motor;
- pneus em más condições de uso;
- consumo excessivo de combustível; e,
- avarias nas molas e amortecedores.
Quais são as vantagens da revisão veicular?
Como você viu até aqui, existem três tipos de revisões: preventivas, preditivas e corretivas. As duas primeiras são planejadas enquanto a terceira é condicionada ao surgimento de problemas que impedem o uso do veículo.
Para quem usa e precisa do veículo diariamente, a realização das manutenções preventiva e preditiva pode fazer toda a diferença na usabilidade e segurança no dia a dia.
A maior vantagem de manter uma rotina de revisões é a garantia de maior segurança no transito. A revisão veicular garante que os componentes do veículos foram checados por um profissional e estão funcionamento perfeitamente.
Além disso, boas práticas de manutenção contribuem para o aumento da durabilidade das peças e dos equipamentos, já que eventuais problemas são identificados antes de se tornarem mais sérios. Listamos, a seguir, os principais benefícios de investir nas revisões do seu veículo. Confira!
- ajuda a reduzir custos com manutenções corretivas, que geralmente são mais altas — ao realizar uma manunteção preventiva ou preditiva o problema é resolvido assim que aparecem os primeiros sinais, reduzindo o risco de ocorrerem situações mais sérias;
- redução do consumo de combustível atrelada ao bom funcionamento dos componentes do motor — com bicos injetores sempre limpos e revisados os gastos com combustível são reduzidos;
- reduz as chances de ocorrência de panes no veículo, o que pode inviabilizar o seu uso até que o conserto seja realizado, causando transtornos e afetando a rotina do motorista.
Como saber quando é o momento de realizar a revisão veicular?
Essa é uma das dúvidas mais comuns quando se fala em manter um cronograma de revisões veiculares. Afinal, qual é o momento certo para realizar a revisão do veículo? Será que existe uma indicação especial com relação a isso?
De forma geral, a primeira dica é seguir as orientações do fabricante. O veículo deve passar pelas revisões de fábrica, que costumam ser indicadas assim que atingida uma quilometragem específica.
Se você faz um uso muito frequente do veículo, pode ser interessante levá-lo a um profissional capacitado pelo menos uma vez por ano ou semestralmente. O profissional avaliará as condições do veículo e realizará todos os procedimentos de verificação necessários.
Como você pode ver, a revisão veicular é um tema importante e que precisa fazer parte da rotina de cuidados com o carro, a fim de garantir maior segurança para o motorista e passageiros, além de reduzir os custos com revisões corretivas.
Gostou deste artigo sobre revisão veicular? Aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem mais sobre o assunto!