4 dicas essenciais para promover a saúde do caminhoneiro
É comum ver conteúdos sobre a manutenção de veículos ou gestão de frotas. Afinal, são assuntos que exigem muita atenção, certo? Mas, você já parou para pensar em como cuidar da saúde dos caminhoneiros?
Esse é um ponto que passa despercebido por muitos, mas é importantíssimo e você entenderá o porquê. Contaremos, ao longo do post, quais são os principais problemas de saúde dos caminhoneiros e como se prevenir. Continua com a gente?
Quais são os principais problemas de saúde dos caminhoneiros?
A rotina de boa parte dos caminhoneiros envolve viagens longas, concorda? Nesses casos, os profissionais tendem a ter rotinas sedentárias, passar boa parte dos dias sentados e se alimentar de alimentos ricos em calorias nos restaurantes à beira da estrada.
O resultado? Problemas de saúde ligados à má alimentação. Isso inclui sobrepeso, obesidade, hipertensão, níveis ruins de colesterol, diabetes e por aí vai. Esses problemas ainda são fatores de risco para vários outros e levam a complicações mais sérias.
Problemas de saúde mental também são frequentes. São exemplos os transtornos de depressão e ansiedade — reforçando a necessidade de apoio de profissionais da área de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras.
Como cuidar da saúde ao dirigir um caminhão?
Se você lida com gestão de frotas há um certo tempo, pode ter precisado orientar os caminhoneiros antes de alguma viagem, certo? Conhecer as recomendações de segurança é importante justamente nessa hora. Você já vai ver quais são elas.
1. Boa postura
Reparar na ergonomia e manter a postura correta é uma das formas de prevenir uma série de lesões e problemas de saúde. Como fazer isso? Um bom começo é manter a cabeça no encosto, os cotovelos próximos de um ângulo de 120°, a lombar alinhada com o encosto e os joelhos levemente dobrados.
2. Alongamento
O alongamento é recomendado para a maior parte dos profissionais e com os caminhoneiros, não é diferente, A prática previne problemas, aumenta a flexibilidade, ajuda no relaxamento, ativa a circulação sanguínea e prepara a musculatura para esforço.
3. Sono saudável
Se os motoristas costumam reclamar de cansaço e esgotamento, pergunte sobre os horários em que dormem. Sonos desregulados prejudicam o organismo a longo prazo, causando dores no corpo e até problemas de memória.
4. Atividades físicas
Lembra de quando citamos os problemas alimentares e o sedentarismo como frequentes? Então, as atividades físicas são uma boa forma de preveni-los. E os benefícios, por sua vez, não se resumem a isso. O fortalecimento dos ossos, a melhora no condicionamento muscular e a melhora na saúde mental também pintam como pontos positivos.
As dicas do post envolvem práticas simples, mas podem evitar problemas se feitas com disciplina. Se você tem receio de comprometer a saúde dos caminhoneiros, pode trazer algumas dessas ideias para sua empresa.
Tenha em mente que a atenção com os motoristas também são uma forma de tornar as viagens ainda mais seguras e devem ser levados em conta assim como a manutenção, a revisão e os cuidados com o veículo.