fbpx

Fique por dentro das principais tecnologias para gestão de frotas

Não é novidade para você que o mundo está cada vez mais tecnológico, certo? Porém, para quem trabalha no setor de transportes, é importante entender a urgência de investir em tecnologias para gestão de frotas. Já parou para pensar nisso e em como esses recursos podem elevar o potencial da logística interna?

A inovação, nesse caso, não significa estar à frente da concorrência, e sim, ter atenção às novas necessidades do mercado para atuar competitivamente. Você, como profissional da área, tem investido em recursos para otimizar os serviços da sua empresa?

Se o seu objetivo é se atualizar quanto a isso, você chegou ao artigo certo! Nós selecionamos as principais tecnologias que não podem faltar quando o objetivo é otimizar a frota da companhia. Veja quais ferramentas são essas e aproveite a leitura!

Rastreamento veicular

O setor de transportes é o líder quando o assunto é crescimento dos serviços e, de acordo com os dados da ABTC (Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga), ele puxa o setor para uma alta consecutiva de taxas positivas para o segmento.

Isso acontece, entre outros fatores, por causa da adaptação do estilo de vida das pessoas em decorrência da pandemia da covid-19. Os consumidores estão comprando mais pela internet e isso movimenta os serviços de entregas. Inclusive, impulsiona a demanda por produtos nas próprias lojas físicas que agora só trabalham com entregas.

Devido a tantas oportunidades de vendas e de crescimento do setor, é inegável a urgência de se investir em tecnologia de ponta para otimizar todas as atividades que envolvem a logística. Entre as indispensáveis está o sistema de rastreamento veicular.

Por meio de softwares específicos, esse sistema permite ao gestor acompanhar e localizar os veículos em tempo real e, assim, monitorar as atividades da frota. Inclusive, é possível identificar o comportamento dos motoristas, saber quais caminhos percorreram com exatidão, programar viagens para a mesma rota, entre outros recursos.

Além de ser possível fazer o controle da jornada dos motoristas, por meio do rastreamento e consequente monitoramento da frota, saber a exata localização dos veículos também garante mais segurança à frota, sistema ideal para prevenção de roubo de cargas.

Telemetria

Mas telemetria não é a mesma coisa que rastreamento? Não, saiba que, apesar de ambos serem frequentemente confundidos, são sistemas diferentes e que oferecem vantagens diferentes para a otimização da gestão de frotas.

A telemetria está muito mais relacionada à gestão da parte mecânica do veículo e, quando o monitoramento dela é feito de forma adequada, consegue-se perceber se o condutor está adotando boas práticas no trânsito, como as de direção defensiva, que envolvem dirigir sob a velocidade permitida e evitar ultrapassagem em áreas perigosas.

Tenha em mente que, tanto o rastreamento veicular quanto a telemetria são elementos fundamentais para o gestor realizar uma boa administração da frota, e eles devem ser utilizados de forma integrada. Por esse motivo, a telemetria também está entre as principais tecnologias para gestão de frotas de uma empresa.

Câmeras embarcadas

Outro tipo de tecnologia muito importante para preservar a segurança da frota nas estradas é a implementação das câmeras embarcadas, ou seja, câmeras dentro das cabines. Elas são ótimas aliadas do gestor de frota para acompanhamento do que pode acontecer com a carga e com os condutores enquanto estão viajando.

As câmeras também registram evidências necessárias para identificar furtos e roubos ou qualquer outro impasse que possa acontecer no caminho. Isso acontece porque elas podem ser instaladas tanto viradas para o motorista, quanto para a estrada ou para o corpo do veículo, ideal quando o objetivo é identificar o estado dos automóveis.

Sensores para controle dos pneus

Apesar de, muitas vezes, receberem pouca importância, os pneus são peças fundamentais e merecem a devida atenção, principalmente quando o assunto é tecnologia. Atualmente, existem sistemas que permitem acompanhar a performance dessas peças, como temperatura e pressão.

Esse tipo de controle permite entender como aumentar a vida útil dos pneus, identificar quais marcas são as mais vantajosas e apresentam melhor performance, entender o comportamento do motorista — se otimiza ou prejudica a peça — entre outros fatores.

Por meio de relatórios gerados pelos sistemas integrados às peças, o gestor de frotas consegue identificar e otimizar o tempo necessário de manutenção do pneu, verificar a pressão de enchimento e identificar o estado do objeto via monitoramento online e à distância.

Pagamentos automáticos

Atualmente, o que nenhuma empresa de transportes deseja é perder tempo nas estradas. E quanto a isso, nos referimos à boa performance dos motoristas — que como você viu, pode ser feita por meio do monitoramento da jornada de trabalho —, como também do tempo gasto com as filas de pedágio.

Ter de aguardar na cancela desperdiça não só o tempo do condutor, que fica ocioso ao volante, como reduz as chances de a empresa vender mais, já que o tempo para entrega ao cliente também é impactado e isso reflete em novas vendas e demanda de atendimento no pós-venda.

Para evitar esse tipo de situação, uma boa medida é otimizar o tempo das viagens com o investimento de pagamento automático de pedágios. Por meio do sistema, o veículo é identificado via radiofrequência e, como o pagamento foi feito de forma antecipada, o veículo é liberado automaticamente.

O que impacta no tempo de liberação das cancelas é, muitas vezes, a pausa para esperar o troco, já que muitos dos pedágios pelo Brasil ainda não aceitam pagamento via cartão. E isso impacta todo o tempo na estrada. No entanto, quando a empresa investe em sistema de pagamento automático, esse processo moroso não existe.

Por isso, a nossa indicação final das principais tecnologias para gestão de frotas é o pagamento de pedágio automático, pois ele não pode faltar em empresas que precisam otimizar não só o tempo nas vias, como também reduzir custos, já que esse é um investimento mais acessível, se comparados a outros citados aqui.

Gostou da ideia? A Move Mais conta com tecnologia de ponta para pagamento de pedágio automático por meio do Tag de pedágio. O que acha de entrar em contato com a gente e tirar suas dúvidas?

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.