Vai vajar para o campo no feriado? Confira 6 destinos
Sempre que um feriado ou período de férias se aproxima, muitas pessoas planejam viajar para o campo. Ir para uma cidade do interior para acampar, conhecer uma nova região, aproveitar belezas naturais ou simplesmente ficar fora da Internet, é uma ótima forma de descansar. Mas, para que isso seja feito de uma forma inesquecível, a melhor opção é a busca por bons destinos.
Afinal de contas, o destino escolhido influenciará diretamente na qualidade de sua viagem. Para ajudar você nessa escolha, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e veja os melhores destinos para viajar para o campo do Brasil!
Quais são os melhores destinos de viagem para o campo em feriados?
Muitas são as cidades do interior brasileiro voltadas para o turismo. Algumas aproveitam a sua preservação de marcos históricos, enquanto outras optam pelo turismo ecológico. Veja a seguir alguns dos destinos que você pode escolher para passar um final de semana inesquecível!
1. Bento Gonçalves (RS)
Bento Gonçalves é uma das cidades turísticas mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Ela é conhecida como a capital nacional da uva e do vinho. Então, se você gosta dessa bebida e dos produtos que são feitos a partir dessa fruta, terá um ótimo passeio pela frente.
Em Bento Gonçalves, o turista pode conhecer várias parreiras e vinícolas. Muitas fornecem passeios com degustação inclusa no pacote. Basta se programar para conhecer os encantos da Serra Gaúcha.
2. Vinhedo (SP)
Quem gosta de vinho, mas não quer viajar até o sul do Brasil, pode passear por Vinhedo, em São Paulo. A região produz a bebida há décadas e, desde 1950, realiza a Festa da Uva. Nesse evento, as adegas da região se unem a fim de promover os seus produtos para todo o país.
3. Guaramiranga (CE)
O Ceará é conhecido por suas praias paradisíacas. Mas o interior do estado nordestino também conta com ótimos lugares para quem quer viajar para o campo. Um deles é a cidade de Guaramiranga.
Guaramiranga está a 110 km de Fortaleza, com montanhas que chegam a 1.000 metros de altitude em relação ao mar. Assim, quem viajar para a cidade terá acesso a temperaturas amenas, ao Parque das Trilhas e a um centro com muita cultura e história. O parque conta com trilhas, rapel, passeios de caiaque e caminhadas pela Mata Atlântica.
4. Pirenópolis (GO)
A cidade de Pirenópolis é conhecida pelas suas belezas naturais. No interior de Goiás, ela conta com rios, matas, morros para trilhas e cachoeiras. Além disso, o centro histórico da cidade é uma ótima opção de passeio.
Quem gosta de turismo de aventura não se decepcionará em Pirenópolis. Há opções de lazer envolvendo rapel em cachoeiras, arvorismo, rafting, montanhismo e até mesmo cavalgadas. Tudo isso com preços acessíveis.
5. Serra Negra (SP)
Localizada a 140 km de São Paulo, Serra Negra é uma cidade conhecida como a “Cidade Saúde”. O nome se deu em função das suas fontes de água mineral, que contam com propriedades terapêuticas. Justamente por isso a cidade é um dos principais atrativos do Circuito das Águas Paulistas.
Além das fontes de águas minerais, Serra Negra conta com um centro histórico muito bem preservado. Nele é possível encontrar um farto comércio de artigos e roupas de couro, com produção local. Além disso, as fazendas abrangem passeios por trilhas, rios e cachoeiras.
6. São Thomé das Letras (MG)
Uma das cidades mais tradicionais de Minas Gerais, São Thomé das Letras está localizada a mais de 1.400 metros acima do mar. Ou seja, é uma cidade montanhosa, no pico da Serra da Mantiqueira.
Com muitas lendas, São Thomé das Letras atrai pessoas dispostas a descansar e realizar turismo de aventura. Há também cachoeiras, lagos e grutas para passeios mais leves. Por fim, quem visita a cidade pode conhecer o Parque Municipal Antônio Rosa.
Como se preparar para uma viagem?
Preparar-se para viajar para o campo não precisa ser um desafio. Alguns passos básicos ajudam você a ter todos os itens necessários para fazer um passeio com segurança e baixo custo. Confira:
- tenha os equipamentos certos, como barracas, cordas, saco de dormir e colchão inflável;
- leve itens de segurança básica, como lanternas, kits de primeiros socorros e baterias externas;
- não ignore a higiene pessoal e monte um kit com papel higiênico, sabonete, escova e pasta de dentes e desodorantes;
- leve equipamentos para preparar alimentos, como fogareiros, botijão a gás, panelas e talheres;
- confira a previsão do tempo e leve roupas compatíveis com a temperatura local durante o seu passeio;
- tenha itens de conforto básicos, como óculos de sol, repelentes, protetores solares e sacos plásticos;
- tenha um TAG de pedágio, agilizando a sua viagem;
- escolha um bom horário de partida;
- planeje a sua rota considerando o seu conforto e o tempo disponível;
- avalie a possibilidade de utilizar um motorhome.
Por que é uma boa ideia ter um TAG de pedágio nas suas viagens?
Independentemente de qual o seu destino, ter meios para tornar a sua viagem mais confortável é fundamental. Um deles é o TAG de pedágios e estacionamentos. Esse pequeno dispositivo veio para revolucionar a sua vida.
O TAG é um equipamento feito para efetuar o pagamento automático de estacionamentos e praças de pedágio. Ele conta com um identificador único, vinculado a uma conta em seu nome. Assim, sempre que o veículo passa por esse tipo de local, a leitura é feita e você não precisa perder tempo procurando dinheiro em sua carteira.
Viajar para o campo, como podemos ver, não precisa ser um desafio. Seja para acampar, seja para conhecer uma cidade nova, basta se planejar para que tudo ocorra com segurança — e, com o TAG de pedágio, o tempo perdido na estrada será muito menor.
Em outras palavras, o Brasil conta com várias cidades em seu interior que fornecem opções de turismo de aventura ou histórico. Por isso, não deixe de seguir a nossa lista antes de viajar para o campo. Assim, você conseguirá acumular experiências incríveis para as suas memórias!
Quer saber mais sobre o TAG de pedágio? Então confira o nosso texto sobre o tema!