fbpx

Entenda como aumentar a vida útil do veículo

Aumentar a vida útil do veículo não é uma das tarefas mais difíceis. Basta ter um pouco de cuidado com a direção e, acima de tudo, manter as manutenções preventivas em dia, de acordo com o manual do fabricante do seu carro.

Apesar da simplicidade, a maior parte das pessoas não se dão conta desses cuidados e acabam deixando a parte mecânica para última hora, sempre quando o veículo apresenta alguma quebra ou algum tipo de pane, o que é um grave e custoso erro.

Para contornar o problema, criamos esta postagem com algumas das principais dicas e orientações que podem fazer com que seu carro se torne bem mais confiável. Além da confiabilidade, é certo que seu automóvel durará por longos anos sem apresentar grandes problemas. Se você tem interesse no assunto e deseja saber mais a respeito, sugerimos a leitura deste conteúdo até o final. Pronto para continuar? Vamos em frente!

Não deixe de fazer a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é a ação mais importante quando falamos sobre a vida útil de qualquer veículo. A troca de óleo do motor, líquido de arrefecimento, filtro de combustível, filtro de óleo, filtro de ar, dentre outros componentes, é o que garantirá o bom funcionamento do seu carro.

Essas medidas são tão fundamentais, que absolutamente todos os fabricantes informam ao proprietário o momento ideal para essas trocas. Geralmente, essas informações são adquiridas no manual do seu veículo ou também podem ser encontradas facilmente na internet para quem adquiriu seu carro usado.

De uma maneira geral, essas trocas devem ocorrer a cada 10.000 km rodados ou anualmente, caso o veículo não atinja essa quilometragem durante 12 meses. Deve ser ressaltado que os componentes trocados também são orientados pelo fabricante, por isso, não há uma “receita geral” ideal para todo automóvel.

Também deve ser do seu conhecimento que a revisão muda de acordo com a quantidade de quilômetros rodados. Por exemplo, na revisão de 20.000 km, podem existir trocas de outros componentes. O mesmo acontece na revisão de 40.000 km, que tende a ser uma das mais onerosas.

Os condutores que seguem essas orientações normalmente acabam tendo uma experiência de uso muito mais segura, confortável e livre de dores de cabeça. Lembre-se que esses cuidados rotineiros evitam quebras grandes, que normalmente ocasionam em grandes perdas financeiras e até mesmo na paralisação da utilização do carro por um tempo maior. Sendo assim, sempre opte pela manutenção preventiva em vez da manutenção corretiva (aquela que ocorre sempre após alguma falha mecânica).

Faça a calibragem dos pneus regularmente

Muitas pessoas não consideram, mas os pneus são componentes absolutamente importantes para todo tipo de veículo. Eles garantem aderência, segurança e conforto para o motorista e, por isso, sua manutenção deve ser vista com maior frequência.

A principal coisa que o condutor deve se atentar é a calibragem dos pneus. De acordo com o uso do carro é natural que os pneus percam parte do seu ar. Quando o pneu fica mais vazio o veículo perde eficiência mecânica e, além disso, pode ficar sujeito a problemas na suspensão.

Para contornar o problema, o ideal é fazer a calibragem regular de todos os pneus do veículo. Para aqueles carros que contam com motor na parte dianteira, é válido antecipar que quase sempre esses serão os pneus que mais precisam da sua atenção. O peso do motor e até mesmo o uso da direção acabam por diminuir a vida útil desse par de pneus, que inclusive pode passar a ter ainda menos durabilidade caso não aconteça a calibragem.

Calibrar um pneu não é difícil e não apresenta nenhum custo. Qualquer posto de combustível conta com um compressor de ar especializado para encher pneus. Basta que o motorista selecione o PSI adequado para seu carro, retire o bico do pneu e em seguida coloque a mangueira do compressor. 

Automaticamente o enchimento será realizado. Ao identificar o PSI configurado no equipamento, o compressor emitirá um sinal sonoro e informará que é hora de parar e trocar o pneu. Todo esse procedimento não leva mais do que alguns minutos.

Em condições normais, a recomendação básica é de que os pneus sejam calibrados a cada 15 dias. O PSI ideal você pode encontrar no manual do seu carro. Sempre respeite esses valores e não exceda o que foi determinado pelo fabricante, caso contrário, você poderá encontrar outros problemas.

Se tratando dos pneus, lembre-se que eles normalmente são trocados a cada 40.000. A cada 20.000, é possível realizar o rodízio de pneus para garantir a segurança e estabilidade na direção.

Verifique a suspensão do veículo 

Outro ponto de atenção deve ser a suspensão do veículo. Ficar atento sobre a saúde dos amortecedores é fundamental para garantir que seu carro permaneça seguro, mesmo nas condições menos favoráveis de pista.

Indivíduos que fazem a revisão preventiva e seguem o cronograma do fabricante podem não ter problemas com essa parte do veículo, entretanto, sabemos que nem todas as regiões do Brasil apresentam as melhores ruas e estradas e isso pode afetar sensivelmente o prazo de revisão.

Isso significa que em ocasiões especiais, onde há maiores ondulações ou buracos na pista, pode ser que a troca ou revisão de alguns componentes da suspensão ocorram antes do período previsto e, portanto, é imprescindível observar esse aspecto do seu carro

Carros com amortecedores danificados costumam fazer ruído (uma espécie de “batida”) em lombadas, buracos e demais irregularidades no solo. Além desse sinal característico, o carro pode ter dificuldades para fazer curvas, apresentando grande inclinação ou um “balanço” excessivo, que é facilmente identificável. Quando há alguns desses sinais é recomendada a troca. Além da troca, é importante que você faça o balanceamento e alinhamento para manter a exatidão na direção.

Lembrando que todos esses sinais podem ser facilmente vistos durante a revisão preventiva e, além de tudo que mencionamos até aqui, é fundamental que o condutor utilize combustível de boa qualidade e dirija com cautela para conseguir aumentar a vida útil do veículo. Seguindo todas as orientações, é certo que seu veículo durará por muito tempo e será capaz de levá-lo para qualquer lugar que for do seu desejo.

Gostou da postagem? Siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.