fbpx

O que são as cargas fracionadas e como são transportadas?

Quem trabalha ou está começando a trabalhar com o transporte de cargas certamente já ouviu falar sobre as cargas fracionadas. É preciso entender o que são essas cargas, como se diferem das cargas completas e quais são os cuidados necessários durante o seu transporte.

Esse modelo pode ser interessante para algumas empresas, mas exige atenção na combinação de cargas, criação das rotas e cuidados básicos durante o manuseio e organização dentro dos veículos.

Quer aprender mais sobre assunto e melhorar a sua performance na prestação de serviços? Continue a leitura.

O que são cargas fracionadas?

As cargas fracionadas consistem em tipos diversos de produtos sendo transportados no mesmo veículo. Nesse modelo, pequenas remessas de produtos distintos ocuparão toda a capacidade do caminhão.

Para atuar dessa forma, a empresa transportadora deve coletar as cargas compatíveis ao carregamento, para garantir que elas consigam ser acomodadas da melhor forma dentro do mesmo veículo de transporte. Uma vez que as cargas foram coletadas, é hora de traçar a rota de entrega. 

Para aquelas empresas ou transportadoras que não têm um volume muito grande de produtos, essa pode ser uma excelente alternativa, uma vez que permite a redução do custo do frete, que agora poderá ser dividido entre as empresas que estão compartilhando o mesmo transporte.

Quais são as diferenças entre cargas fracionadas e cargas completas?

As cargas fracionadas e as cargas completas se diferenciam em um detalhe: para as cargas fracionadas, como dito anteriormente, é possível combinar produtos distintos dentro do mesmo veículo de transporte, para otimizar o processo e a logística.

Já no caso das cargas completas, mesmo que a mercadoria seja pequena e não seja capaz de ocupar todo o veículo, ela será transportada sozinha. Isso faz com que o frete total fique mais caro, uma vez que não haverá com quem dividir esse gasto. 

No entanto, ela é necessária, principalmente para o transporte de cargas perigosas ou produtos químicos, por exemplo.

Quando as cargas fracionadas são utilizadas?

Se você possui uma empresa que comercializa produtos distintos, mas que tem um bom volume de pedidos, esse modelo pode ser o mais interessante. Para quem precisa cortar ou reduzir os custos com transporte, e não atua com cargas perigosas ou químicas, essa também é uma boa estratégia.

Afinal, o veículo de transporte será “dividido” entre empresas que também têm um volume menor de carga a ser transportada. Nesse sentido, o valor do frete seria dividido entre elas, reduzindo o custo para a empresa (e, por consequência, para o cliente final).

Se um dos objetivos da sua empresa é a agilidade nas entregas, a carga fracionada também pode ser muito mais interessante. Isso porque, por meio desse modelo de transporte, você não precisará esperar completar todo o espaço do veículo de transporte com encomendas para liberá-los. É possível liberar produtos em pequenos lotes com maior frequência, reduzindo o tempo de entrega.

Existem, ainda, algumas cidades onde a circulação de caminhões é restrita. Nesses contextos, a carga fracionada pode ser uma boa alternativa porque permite que sejam usados veículos menores. Através desses veículos menores, as empresas conseguem chegar a essas localidades com limitações.

Quais são os cuidados necessários com as cargas fracionadas?

Para transportar as cargas fracionadas, é preciso ter alguns cuidados. Entender as especificidades desse tipo de transporte é o que te ajudará a encontrar as melhores alternativas e te ensinará, principalmente, a vender esse tipo de serviço.

Dentre os cuidados necessários, temos:

  • a necessidade de reunir apenas os pacotes que são compatíveis ou semelhantes, não permitindo que produtos químicos ou cargas perigosas se misturem;
  • a empresa poderá, por exemplo, transportar mercadorias distintas, sempre respeitando o cuidado citado anteriormente, organizando essa distribuição de uma forma estratégica. A ideia é que, nesse contexto, ela consiga juntar lotes maiores e pequenos, com cargas leves e pesadas, para conseguir agilizar as entregas;
  • organize as cargas conforme as rotas mais interessantes. Veja quais são os destinos mais próximos entre si, e separe para otimizar o tempo na estrada e o tempo gasto na distribuição das mercadorias.

Com esses cuidados, é possível que as empresas de transporte, empresas que comercializam produtos e clientes tenham vantagens:

  • redução do custo;
  • agilidade no processo de entrega;
  • segurança;
  • otimização da rotina de trabalho;
  • redução do espaço ocioso;
  • maximização de resultados.

Como realizar o transporte de cargas fracionadas? Quais são os desafios?

Como dito anteriormente, o transporte de cargas fracionadas pode ocorrer em veículos grandes ou menores, desde que as cargas sejam combinadas para evitar o contato com cargas químicas ou perigosas.

No entanto, existem alguns desafios que precisam ser enfrentados e superados pelas empresas de transporte.

São alguns deles:

  • infraestrutura das rodovias: problemas com a falta de infraestrutura das rodovias exigirá que as rotas traçadas e a combinação de cargas seja feita com muito cuidado. Estradas esburacadas exigem que os produtos frágeis sejam bem embalados e transportados com bastante cuidado para evitarem danos.
  • roubo nas estradas: sendo um desafio para transporte de cargas de modo geral, infelizmente, o número de roubos de carga nas estradas no Brasil é alto, e é necessário que as empresas de transporte cuidem de todo esse processo através de treinamento de motoristas, uso de ferramentas de monitoramento em tempo real, etc.
  • monitoramento da carga: é importante, tanto para a segurança da empresa transportadora quanto para a tranquilidade dos clientes, o monitoramento da carga pode ser necessário. Ele ajudará a dar mais credibilidade para os consumidores finais, além de auxiliar no aumento da precisão do cálculo de frete, melhora na gestão de despacho, informações em tempo real sobre o status dos pedidos, etc.

O transporte de cargas fracionadas, muitas vezes, pode ser uma solução interessante para empresas de produtos diversos, empresas que querem reduzir os gastos e até mesmo empresas que querem alcançar públicos em cidades com circulação controlada de grandes veículos.

Para a transportadora, por outro lado, também pode ser uma forma de alcançar um bom diferencial competitivo, focando sempre na agilidade e na segurança de todo o processo.

É necessário, no entanto, entender as especificidades desse tipo de transporte e se atentar para sempre trabalhar com as melhores práticas.

Feito isso, é hora de se destacar e fazer a diferença no mercado!

Existem dúvidas que não foram esclarecidas nesse artigo? Deixe um comentário.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.