fbpx

Veja agora o que avaliar na hora de escolher carro para frota

Antes de adquirir um carro para frota, é fundamental que o gestor responsável saiba o que precisa ser analisado para encontrar os veículos que satisfaçam às necessidades de sua frota. Esse conhecimento permitirá que a organização reduza os seus custos e a ociosidade dos carros, maximize a eficiência da frota e garanta a eficiência logística e a segurança da empresa.

Neste conteúdo, explicamos o que exatamente é preciso ser avaliado para aproveitar os benefícios listados, e as nossas dicas podem ser aplicadas para empresas de todos os ramos e frotas de diferentes tamanhos. Confira!

Observe os diferentes modelos

O modelo do carro é um fator impactante no desempenho da frota. O gestor deve verificar se o veículo tem força suficiente para realizar as atividades para as quais ele será designado.

Por exemplo, um carro popular será suficiente para realizar viagens dentro de um município, mas será preciso que ele tenha um motor mais potente se for levar grandes cargas ou fazer entregas para outras cidades.

Outra questão relevante consiste no custo para aquisição e manutenção do automóvel. No portal da Tabela Fipe, é possível verificar os valores, como IPVA, taxa de licenciamento, DPVAT e despesas com despachante.

Considere a padronização

Padronizar o modelo e a estética dos carros fortalece a marca e aprimora a organização da frota. É importante estabelecer uma política de frotas que ditará como será a padronização. Esse documento pode trazer informações, como:

  • forma de personalização do veículo;
  • percentual do carro que será alterado;
  • orçamento disponível para personalização;
  • quais imagens estamparão o carro.

Lembre-se de também observar o artigo 98 do CTB, que proíbe modificações das características de fábrica do veículo.

Verifique o ano do carro

Veículos com 2 ou 3 anos de uso têm os seus custos de manutenção e depreciação aumentados consideravelmente. Muitas organizações renovam a sua frota depois desse período para minimizar os seus gastos.

Além disso, carros mais velhos apresentam mais problemas de manutenção e passam mais tempo em oficinas, o que prejudica a produtividade.

Priorize a segurança

A segurança do motorista deve ser uma das maiores prioridades da empresa. Essa dica minimiza a chance de os condutores sofrerem com danos corporais em abalroamentos, acidentes ou batidas, o que poderia fazer com que eles se afastassem do trabalho, prejudicando a produtividade do negócio.

Para isso, o carro escolhido deve conter todos os itens obrigatórios e opcionais de segurança, como:

  • sistema de freio: pastilhas, tambores e discos;
  • cinto de segurança: um dos principais itens capazes de salvar a vida dos condutores;
  • extintor de incêndio: que seja do tipo ABC e esteja dentro do prazo de validade;
  • airbags frontais: são bolsas infláveis no painel de volante e do carona;
  • apoios para cabeça: minimizam danos no pescoço e na cabeça do motorista;
  • triângulo: serve como sinalização de emergência para veículos parados na estrada;
  • conjunto para estepe: chave de roda, macaco roda e pneu adicional;
  • luzes: todas devem estar funcionando corretamente; entre outros.

Analise os custos de manutenção

Além de arcar com o preço de compra, com as taxas obrigatórias, com a documentação e com o combustível, o gestor deve considerar a média dos gastos com a manutenção, seja ela preventiva, seja ela corretiva. É possível ter uma noção média dos valores entrando em contato com a montadora, que divulga os custos de manutenção para cada veículo.

Depois de saber como escolher o carro para frota, é preciso conhecer e evitar alguns erros, como deixar de fazer uma análise financeira, não realizar test-drive, adquirir itens supérfluos e comprar um veículo maquiado, que é aquele com problemas ocultos.

Quer assegurar a produtividade e a eficiência da sua frota? Leia também quais são os 7 erros comuns na gestão de frotas e como evitá-los!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.