Qual a importância de um checklist de veículos para a gestão de frotas?
O checklist de veículos é uma espécie de lista com todos os itens mais importantes que devem ser verificados rotineiramente, auxiliando nas demandas de manutenção preventiva e nas demais circunstâncias que exijam reparos mecânicos.
Essa ferramenta, apesar de simples, pode transformar o controle de gastos com todos os automóveis da frota. Também é possível prever, de certa forma, a quantidade de horas ou de quilômetros rodados que ocasionam a quebra ou outro motivo que leve o motorista a parar o veículo e descansar.
Para que você entenda mais sobre a importância do checklist e quais são alguns dos itens indispensáveis que ele deve levar em conta, criamos esta postagem. Se você ficou interessado no assunto, sugerimos a leitura deste conteúdo até o final.
Itens que o checklist de veículos deve apresentar
Como mencionamos, a ideia dessa lista é ter um papel prático e proativo na manutenção e na verificação das condições de trabalho do automóvel em questão. Por isso, seus elementos são práticos e toda análise não leva mais do que alguns minutos.
Veja abaixo alguns itens que devem ser analisados rotineiramente.
1. Calibragem dos pneus
Veículos que rodam com a calibragem equivocada estão dispostos a trazer vários problemas. Um deles pode ser a quebra de itens da suspensão, uma vez que um pneu com menos ar não consegue amortecer devidamente as imperfeições da pista.
Além disso, o consumo do automóvel também muda sensivelmente, fazendo com que os custos com combustível se tornem mais altos. Ao tirar poucos minutos para verificar esse item, vários problemas podem ser evitados.
2. Luzes e para-brisa
Um segundo ponto importante é fazer a análise de todas as principais luzes do veículo. Observe o funcionamento das luzes de freio, dos faróis (alto e baixo), das setas e de todo sinal luminoso que o automóvel emite — alguns veículos apresentam mais opções do que outros. Isso faz com que não surjam surpresas na pista, o que torna o trabalho mais seguro.
Por fim, faça uma rápida análise do para-brisa. Uma rápida limpeza e uma breve análise do limpador são o suficiente para se certificar de que é possível enfrentar chuvas e demais condições que prejudicam a visibilidade. Feito isso, vamos ao próximo passo.
3. Quilometragem e demais itens da manutenção preventiva
Por fim, o ideal é fazer uma rápida checagem de alguns itens que envolvem a manutenção preventiva e preditiva. Nível de óleo e as pastilhas de freio são dois componentes que sempre devem ser analisados, uma vez que ambos contribuem em grande parte para a segurança, o conforto e a conservação do automóvel.
A periodicidade da checagem desses itens varia, mas é bom manter pelo menos uma vez por mês para análise dos fluidos do carro (incluindo os de freio e demais componentes) e pelo menos dois ou três meses — a depender dos quilômetros rodados — para análise dos discos de freio e demais peças que são importantes ao funcionamento do automotor.
Incluir o quilômetro em cada troca ou verificação é importante para conseguir prever gastos e, no futuro, ser capaz de ter uma previsão de custo de maneira eficiente e muito mais realista que o manual ou outro guia comum que vemos por aí.
Seguindo todas essas dicas, temos certeza que o checklist de veículos será uma ferramenta indispensável para a gestão de frotas. Basta manter essa breve lista sempre ativa na rotina de trabalho para evitar dores de cabeça e conseguir otimizar o tempo de trabalho.
Gostou do post? Siga nossas redes sociais. Nós estamos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn!