fbpx

Afinal, como educar motoristas de frotas?

Aprender a educar motoristas de frotas é fundamental para os gestores. Essa medida é capaz de transformar positivamente a forma de trabalho das empresas de frotas e de transporte de cargas e precisa ser considerada no dia a dia da empresa.

No entanto, ainda é comum encontrarmos gestores que não criaram estratégias para reverter essa situação e melhorar a performance dentro da empresa. Por isso, decidimos explicar quais são os benefícios dessa prática e como educar motoristas para melhorar a sua rotina. Continue a leitura!

Quais são os benefícios?

Apesar de ainda ser comum encontrarmos gestores que não atuam efetivamente na educação dos motoristas, essa prática traz diversos benefícios para as empresas. Quando trabalhamos com motoristas educados e conscientes, conseguimos manter:

  • a segurança desses colaboradores, pois eles terão treinamento suficiente para tomar os cuidados necessários;
  • a preservação da carga durante o transporte;
  • a redução dos gastos da empresa, uma vez que os motoristas saberão não só como reduzir o consumo de gasolina, mas também como reduzir as chances de multas, infrações e problemas com a documentação.

Como educar os motoristas?

Para educar os motoristas, é necessário tomar algumas ações. Ter uma equipe centrada e focada no bom desempenho da empresa é o primeiro passo para construir um negócio de sucesso.

Algumas estratégias básicas funcionam e podem começar a ser aplicadas ainda hoje, como escolha de treinamentos e uso de mecanismos de monitoramento e minicursos de direção defensiva.

Ofereça treinamentos

É importante que você ofereça treinamentos para os motoristas. Nesses treinamentos, são abordadas as melhores medidas de segurança para o colaborador; as melhores ações de segurança para o transporte de cargas e as melhores estratégias para reduzir o consumo de combustível e a incidência de multas e infrações.

Esses treinamentos precisam ser refeitos de tempos em tempos para atualizar os motoristas e realizar uma reciclagem, sempre que necessário.

Tenha mecanismos de monitoramento

Trabalhar com mecanismos de monitoramento também é uma excelente estratégia. Por meio de ferramentas para monitorar o trajeto, o gasto de gasolina e outros dados importantes sobre o transporte de cargas, é possível apresentar essas informações para o motorista e explicar como estão os números hoje e quais são as metas das empresas.

Ademais, é viável identificar as recorrências em infrações ou problemas e atuar com estratégias para reduzi-los.

Ministre cursos de direção defensiva

Outra atividade que pode ser eficiente para educar motoristas é ministrar cursos de direção defensiva. Por meio dessas aulas, os motoristas aprenderão a melhorar a sua performance no volante; a transportar cargas em segurança, da melhor maneira possível; a reduzir infrações; a compreender quais são as melhores práticas no transporte de cargas pesadas; a realizar uma reciclagem sobre a legislação etc.

Como vimos, aprender como educar motoristas de frotas é fundamental para melhorar o dia a dia da sua empresa. Se você atua como gestor, essa pode ser uma excelente estratégia para otimizar a performance e aumentar a rentabilidade do seu negócio. 

Quer aprender mais e melhorar o dia a dia do seu negócio? Então, confira também o nosso artigo sobre como otimizar os custos de transporte da empresa com 10 estratégias!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.