fbpx

Como planejar viagem internacional de carro pela América Latina?

A América Latina tem paisagens memoráveis e várias são deixadas de lado pela própria população, que opta por outros continentes e destinos mais apelativos. No entanto, desbravar os países próximos é uma forma de aproveitar a riqueza de experiências. Para isso, é preciso saber como planejar viagem internacional.

Não precisamos ir muito longe para achar paisagens fascinantes. Os países próximos têm cenários que incluem montanhas geladas, desertos paradisíacos e ricas florestas. É o caso da América Latina, que agrada pessoas de todos os gostos.

Dá para fazer uma road trip nas férias ou no recesso de trabalho, e os países da região são opções. No entanto, vale considerar os equipamentos e regras específicas de cada lugar, para evitar problemas ao cruzar a fronteira. Veja como planejar a sua viagem a seguir.

Como planejar viagem internacional pela América Latina?

A América Latina inclui mais de 20 países e todos são ex-colônias europeias de nações com idioma latino, tendo como línguas mais comuns o espanhol e o português. Veja algumas dicas de como mandar bem na sua road trip!

Entenda as condições do veículo

O carro precisa estar em perfeitas condições para viajar. Veja se a revisão está em dia, checando os pneus, o fluido e o óleo. Dependendo da distância, você pode precisar parar para fazer revisões rápidas. Alguns países, como a Argentina, exigem extintor e dois triângulos de sinalização.

Avalie a documentação

Tenha contato com uma seguradora internacional para seu carro, assim como um plano de saúde com cobertura fora do país, já que a altitude e a gastronomia de certas regiões da América Latina podem causar uma sensação de mal-estar. A Argentina e o Chile exigem seguros específicos, como a “carta verde” e o “Soapex”.

Faça a troca das moedas

Veja como é o câmbio de cada país que quer visitar. O ideal é ter uma parcela em espécie para pedágios, áreas de preservação ambiental, combustível e comida. Nem todos os lugares aceitam cartões. Portanto, prepare-se para esse tipo de imprevisto.

Quais são as regras para entrar de carro nos países da América Latina?

Saber como planejar viagem internacional passa por conhecer as regras dos países latino-americanos. Se você quiser ir para a Argentina de carro ou para outros países do Mercosul, precisará do seguro carta-verde, que é parecido com o nosso DPVAT.

Na Argentina e no Chile, qualquer RG já é o suficiente para sua identificação. No entanto, você precisará seguir recomendações específicas, como a dos dois triângulos de sinalização. O Chile também cobra o seguro Soap.

Alguns desses países também têm a exigência de manter o farol baixo sempre aceso. Nesses locais, se o carro estiver em nome de terceiros, você precisará de uma autorização com dados completos. Tenha também a documentação do veículo disponível, caso seja parado por alguma autoridade.

O que colocar na checklist para a viagem?

Há quem, só de falar em viajar, já começa a sonhar com cada detalhe. O ânimo já é o suficiente para pôr tudo no papel. No entanto, há os que deixam tudo para última hora. Por isso, um bom planejamento é essencial na hora de explorar outros países. Sua checklist para planejar a viagem precisa ter:

  • escolha do local;
  • período da viagem;
  • clima;
  • documentação;
  • vacinação em dia;
  • período da viagem;
  • referências sobre lugares para visitar;
  • roteiro.

Vale também fazer uma relação de custos, que inclui os valores de hospedagem, o seguro viagem, os gastos com alimentação, as despesas com combustível e uma reserva para imprevistos. 

Você pode escolher um período em que as atrações turísticas ficam mais baratas. Reserve um valor para revisar o carro e pegar a estrada de forma segura, além de calcular as passagens por pedágio.

Como fazer um bom roteiro?

Um dos aspectos que você deve prestar atenção na hora de fazer um roteiro de viagem é a época do ano. Algumas regiões da América Latina são insuportavelmente quentes ou extremamente frias em certos meses. 

Por isso, leve as estações em conta. Épocas muito chuvosas também prejudicam a realização de vários passeios, além de gerar riscos nas estradas. Conhecê-las também ajuda a fugir do trânsito.

Procure também:

  • definir o propósito da sua viagem;
  • conferir os destinos mais adequados para ir dirigindo;
  • estudar as melhores rotas;
  • revisar o carro;
  • planejar-se financeiramente para os pedágios;
  • fazer uma reserva financeira;
  • ter um kit de emergência, com itens como cabos de ligação e materiais de primeiros socorros.

Como economizar na viagem?

Nem sempre temos um orçamento tão grande para aproveitar a road trip. Por isso, existem algumas ideias para economizar em viagem, como:

  • descobrir atrações na rota;
  • evitar os horários de pico;
  • usar apps de navegação para planejar as rotas;
  • procurar as cidades mais em conta;
  • economizar nas compras.

Outra forma de reduzir custos é evitar os meses mais movimentados. Neles, os preços de refeições e hospedagem ficam mais caros. Além de economizar no bolso, você poupa tempo, aproveitando atrações turísticas menos lotadas e evitando filas nos restaurantes.

Reserve também seus passeios com antecedência. Se o seu objetivo é visitar destinos populares, dá para se planejar, evitar surpresas e até conseguir alguns descontos. Às vezes, as empresas de turismo aumentam os preços de última hora por causa da demanda alta.

Como é o pagamento de pedágios?

Ao viajar pela América Latina, não pense só nas estradas conhecidas. Observe também os pedágios urbanos. Vários não aceitam cartão ou moeda estrangeira e vale pesquisar sobre as rodovias das cidades que quer visitar. Alguns países, como o Chile, têm cidades com pedágio Free Flow.

A cobrança acontece pela leitura da placa. Nesses casos, há passes diários que você pode comprar nos postos. Aqui no Brasil, o modelo já se aplica em algumas rodovias, como a Rio-Santos. O pagamento se dá pelo app da concessionária ou pela tag (etiqueta eletrônica) de pedágio — que também fura fila em pedágios comuns.

Saber como planejar viagem internacional pela América Latina, portanto, ajuda a garantir que você não terá problemas de documentação ou de câmbio em outros países. Para ter um deslocamento menos cansativo na parte brasileira da road trip, invista em uma tag de pedágio! Entre em contato para garantir a sua!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.