fbpx

Custo de viagem com pedágio: por que é preciso se planejar?

Você já parou para calcular o custo de viagem com pedágio? Viajar é a atividade principal do tempo livre de muita gente e pode ter várias motivações. Por exemplo, prazer, descoberta, criação de memórias, diminuição do estresse da rotina e por aí vai. Em alguns casos, simplesmente aproveitar o fim de semana em um lugar novo.

Boa parte das vezes com estadias curtas, principalmente no caso do turismo. Mas um problema das viagens é o fato de aparecer como uma atividade cara para muita gente. Por isso, pode valer a pena fazer um planejamento financeiro e se divertir sem se complicar na hora de pagar os boletos.

A ideia do texto é revelar a importância de planejar os gastos de uma viagem de carro, mostrando algumas dicas para diminuir as despesas e fazer uma viagem com um melhor custo-benefício. Boa leitura!

Quais são os principais custos de viagem?

Na hora de preparar sua viagem, vale a pena ter em mente alguns dos principais gastos. Um comprometedor é a hospedagem. Mas não é o único: a alimentação é outro que costuma consumir boa parte do orçamento. Uma opção econômica é fugir dos restaurantes e comer como as pessoas da região, em quiosques ou barracas de comida simples.

O lazer também envolve uma boa dose de gastos e você pode dar preferência a passeios gratuitos, como parques ou museus. A razão é o fato de que os pontos turísticos frequentemente são as regiões em que os preços são mais altos.

Por fim, há os gastos com pedágio. Esses, dependem da tarifa quilométrica básica, multiplicada pela cobertura da concessionária. Vale ter em mente que os valores variam de acordo com o tipo de veículo. Motociclistas, por exemplo, costumam ter um gasto mais baixo do que os motoristas de caminhão.

Por que planejar financeiramente uma viagem?

Além de ajudar a definir o custo de viagem com pedágio, o planejamento financeiro aumenta as chances de desconto e ajuda a achar preços em conta. Isso porque você pode negociar mais facilmente valores de hospedagem, por exemplo, quando entra em contato com antecedência.

Com mais tempo de pesquisa, você pode se dedicar mais para encontrar oportunidades de economia. Ao planejar os custos, fica ainda mais fácil tomar boas decisões, estar pronto para imprevistos, evitar dores de cabeça e ter uma viagem tranquila. 

Quando há a análise com antecedência das opções de passeio e a definição de um teto de gastos, a tendência é fazer com que sobre dinheiro. A razão é o fato de que tendemos a não exceder os gastos quando estabelecemos limites.

Como diminuir os custos?

Você pode começar definindo bem a rota e encontrando o caminho mais econômico em termos de pedágio. Para isso, existem ferramentas como os roteirizadores eletrônicos, capazes de definir as estradas e calcular os valores automaticamente. Vale ter em mente que nem sempre o caminho mais curto é o mais econômico, já que há rotas pequenas com mais trânsito.

Outro ponto é o fato de que evitar os pedágios nem sempre é uma boa ideia. Rodovias cobertas costumam ter um forte investimento em infraestrutura e há assistência para várias questões. Isso inclui atendimento de urgência, guincho e telefone para emergências. Ainda existem custos que não estão diretamente associados à viagem, mas que valem a pena contar no planejamento.

Por exemplo, a revisão antes de uma longa viagem. Essa é uma forma de garantir que o carro está seguro e com seus vários componentes funcionando bem. Há vários pontos que vale dar uma checada, como embreagem, radiador, filtro de ar, pneus, freios, velas, faróis e por aí vai.

Por que apostar em um TAG de pedágio?

Se você já cruzou praças de pedágio, pode ter visto uma fila que andava mais rápido do que as outras. Isso acontece por causa dos TAGs, dispositivos eletrônicos que funcionam como transponders de rádio automatizados. O pagamento é feito de forma eletrônica, funcionando em um sistema similar ao dos planos de celular. Assim, há opções pré e pós pagas, com escolha que varia de acordo com seu perfil de consumo.

Nesse caso, você pode abastecer com créditos e os valores são subtraídos ao longo das passagens. Uma de suas vantagens é a possibilidade de controlar o custo de viagem com pedágio. Por funcionar de forma virtual, é possível observar os gastos e estimar quanto custa cada viagem. Você também pode definir um valor específico de acordo com as recargas. O dinheiro físico fica em segundo plano, tornando mais difícil perder o controle das finanças.

Com o pagamento automático, há a abertura da cancela. Basta aproximar o carro e a comunicação é feita via rádio. A ideia também é útil para quem não quer pegar filas e pagar manualmente. Desse modo, as viagens demoram menos, sem o atraso provocado pelas paradas. Mas a tecnologia também tem suas restrições, não sendo instalável para motociclistas, por exemplo.

Como o TAG funciona?

Quando o carro passa pelo leitor na cabine, o transponder é acionado por um sinal de rádio. Há a transmissão de retorno, com um número de identificação do usuário. A partir daí, o sistema de pagamento eletrônico contabiliza o custo de viagem com pedágio. A ideia também costuma ser vantajosa para as concessionárias que administram a infraestrutura, já que é mais barato do que manter uma equipe fisicamente.

Se planejar financeiramente e conhecer o custo de viagem com pedágio é útil para viajar mais com menos dinheiro, tendo uma boa noção de quanto gastar. Com um TAG de pedágio, você passa a monitorar melhor seus gastos e economiza tempo nas filas de pagamento.

A Move Mais está em todos os estados com praças de pedágio do país e se diferencia dos concorrentes por não contar com mensalidade. Aqui, seu único gasto é a adesão e a recarga. O modelo é flexível e tem o mesmo tipo de liberdade dos planos de celular.

A empresa ainda é comprometida em não deixar ninguém parado em praças de pedágio e conta com um atendimento de qualidade. Se você quer apostar em um TAG, pode conferir as opções entrando em contato com a gente!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.