Dirigir na chuva: 6 cuidados que você precisa tomar
Dirigir na chuva não é uma das tarefas mais simples. É preciso ter muito cuidado, respeitar os limites e sempre manter-se atento para não causar nenhum acidente ou perder o controle do carro. Infelizmente, não são todos os veículos que contam com um controle de tração e nem com freio ABS. Além da falta de tecnologia, a chuva, assim como a neblina, limita consideravelmente a nossa visibilidade e, portanto, faz com que o condutor tenha que ser ainda mais proativo na sua direção defensiva.
Apesar de a condição climática não ser a mais apropriada para uma viagem ou para um passeio de carro, saiba que existem vários cuidados que podem reduzir consideravelmente os riscos de acidente — tanto com pedestres quanto com outros veículos.
Nesta postagem, apontaremos 6 dos mais importantes que podem mudar por completo a sua maneira de dirigir na chuva e a sua mentalidade na hora de enfrentar grandes temporais no trânsito. Gostou da ideia? Então, continue a sua leitura até o final!
1. Mantenha uma distância segura
O primeiro passo para manter-se seguro é garantir que haja uma boa distância do carro que está à sua frente. Essa medida faz com que você tenha maior tempo de reação no caso de alguma adversidade ou de um susto na pista.
Lembre-se de que essa distância deve ser ainda maior do que aquela que mantemos durante os dias ensolarados e que é indicada pela legislação de trânsito. O ideal é deixar, pelo menos, um carro de distância para reduzir choques e acidentes evitáveis.
2. Use o farol baixo
Além do distanciamento, o farol baixo é uma medida que deve ser aplicada de imediato. Isso acontece porque ele garante um sinal luminoso na parte frontal do veículo e na traseira, fazendo com que todos consigam enxergar o seu carro.
Esse aumento da visibilidade é fundamental para outros condutores, motociclistas e até mesmo pedestres que podem estar confusos ou até mesmo buscando caminhos alternativos para conseguir seguir com o seu trajeto. Portanto, não se esqueça de utilizar esse recurso.
3. Evite ultrapassagens desnecessárias
Ultrapassar no seco requer vários cuidados, mas, na chuva, eles devem ser ainda maiores e a perícia do condutor deve ser mais refinada. Para reduzir as chances de haver problemas, evite fazer qualquer ultrapassagem que não seja necessária.
Em muitas situações, os motoristas “disputam” por locais secos na pista (ou na calçada) e, durante essa “guerra”, é comum ver choques e pequenos acidentes. Além disso, em estradas ou trechos mais rápidos, existe uma infinidade de pessoas que buscam “correr” para fugir do temporal e, quase sempre, essa pressa resulta em problemas que poderiam ser completamente evitados com um pouco de cautela e de precaução atrás do volante.
4. Tome cuidado com o efeito da aquaplanagem
A aquaplanagem é um fenômeno clássico dos dias de chuva. Ela acontece quando os pneus do carro perdem aderência com a pista, fazendo com que o veículo deslize de maneira desgovernada por alguns metros. Isso aumenta consideravelmente a distância para uma frenagem completa e, além disso, pode causar a perda de controle total do carro em casos mais graves.
Contornar o problema é razoavelmente simples: evite acelerar o carro de maneira brusca, ande em velocidades mais baixas e evite frear com muita agressividade. Veículos com ABS e controle de tração exigem menos cuidados, mas, como a maior parte dos automóveis do Brasil ainda não apresenta esses componentes eletrônicos importantíssimos, é melhor redobrar os cuidados na direção e evitar qualquer situação adversa.
5. Evite vias alagadas e locais inundados desconhecidos
Vias alagadas podem danificar várias peças do seu carro. Em muitos veículos, a água pode entrar por dentro do assoalho e, para aqueles que têm ainda menos sorte, a água pode simplesmente danificar a parte mecânica — que tende a ser a mais cara para consertar. Por essa razão, não arrisque. Procure alternativas e sempre utilize pontos de referência para ver até onde a água está chegando. Se o nível estiver próximo dos para-lamas, não há jeito: o ideal é buscar outra via que esteja em condições de travessia.
Outro cuidado que deve ser da sua atenção diz respeito aos locais inundados. Em muitos estados e cidades, nós vemos o efeito “ilha” nas ruas, onde calçadas desaparecem por completo e somente alguns pontos ficam dispostos na visão do motorista.
Essas áreas apresentam um altíssimo risco e é importante que você não siga adiante. A rua pode ter bueiros, buracos e demais irregularidades que podem danificar o seu carro e, ainda por cima, colocar a sua vida em risco. Portanto, não compensa seguir adiante nessa circunstância.
6. Saiba onde parar
Não tem para onde ir? Não consegue se encontrar ou sente-se inseguro para continuar até a sua residência ou até outro destino? Bem, o ideal, então, é parar o carro em um local razoavelmente seguro e esperar o temporal diminuir.
Para conseguir um bom lugar, não há erros. Normalmente, os pontos mais altos são os ideais. Se eles estiverem cobertos, ainda melhor. Um edifício garagem tende a ser a escolha perfeita, mas a rua também pode funcionar.
Tente evitar aclives íngremes ou outros locais em que há sinais de alagamento ou de correntezas. Esses são pontos terríveis e que podem colocar em risco o seu veículo e também a sua integridade física, principalmente se você estiver planejando ficar dentro do carro.
Seguindo todas essas dicas, temos certeza de que você conseguirá guiar na chuva com maior segurança e competência. Note que cada uma dessas orientações exige um pouco de prática e de conhecimento e, em hipótese alguma, arrisque dirigir com um veículo com falhas mecânicas ou qualquer outra nos equipamentos elétricos.
O limpador de para-brisas também é fundamental nessas horas (tanto o da parte dianteira quanto o da traseira) e dirigir de vidros abertos ou sem faróis pode trazer mais problemas do que soluções. Sendo assim, sempre seja prudente e lembre-se de que a vida de outras pessoas está em jogo no trânsito. Portanto, tenha empatia e, se possível, ajude todos aqueles que precisarem de uma mão amiga. Dirigir na chuva pode ser um prazer para alguns, mas é sempre importante se preparar para as adversidades.
Gostou do conteúdo? Leia também a nossa postagem sobre direção defensiva e aprenda ainda mais acerca de como conduzir com mais segurança!