Maio Amarelo: guia completo para evitar acidentes no trânsito
A cada 15 minutos uma pessoa morre no Brasil vítima de acidente de trânsito, você sabia? Esse é um dado alarmante e leva o poder público e a sociedade civil a planejarem ações de conscientização das pessoas, especialmente dos motoristas, durante todo o ano. Entre essas ações, o Maio Amarelo se destaca entre as mais importantes.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito e visa tornar as vias mais seguras para todos: motoristas, pedestres e todos os que se relacionam com as vias de tráfego — mas a iniciativa não para por aí.
A ideia não é promover as ações de segurança apenas em maio, mas, sim, que as medidas de segurança e as lições de educação no trânsito se perpetuem para que números como os que vimos acima sejam gradativamente reduzidos. Entenda como funciona esse movimento, qual a sua importância e o que fazer em prol de um trânsito melhor. Boa leitura!
Como surgiu o movimento “Maio Amarelo”
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, fazendo desse mês o marco referencial para fazer um balanço das ações que o mundo inteiro realiza em favor da conscientização para um trânsito melhor e mais seguro para todos.
A partir disso e dos altos números de mortes ocorridas todos os anos, a nível mundial, vários setores da sociedade e de órgãos públicos planejam atividades de promoção da educação nesse sentido, tornando o Maio Amarelo um marco importante para o movimento.
Para contextualizar, saiba que a Década de Ação para Segurança no Trânsito é uma resolução da ONU, proposta a partir de um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a década para implementar ações para reduzir o número de mortes no trânsito todos os anos e em todos os países.
Na época, o relatório (feito em 2009) apontou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes no trânsito em 178 países. Além do número expressivo de mortes, o estudo ainda informou sobre a sobrevivência de 50 milhões de pessoas com sequelas devido a esses acidentes.
Ou seja: ainda que as mortes sejam altamente elevadas, a redução do número de pessoas acidentadas e que sobrevivem com traumas dos acidentes, também é objetivo das campanhas em torno do Maio Amarelo.
Por isso, a entidade propôs a década para prevenção e conscientização visando a redução desses números até 2020. Porém, ainda que esses números tenham reduzido, de fato, em 2020, como sabemos, a pandemia fez com que o fluxo de carros pelas ruas e estradas diminuíssem consideravelmente.
A partir disso, podemos concluir que a redução de acidentes aconteceu, mas, não apenas por resultado das medidas de conscientização, e sim, pela queda do número de veículos. Por isso, ainda é preciso ter atenção aos ensinamentos que a iniciativa propõe e participar ou implementar atividades específicas para contribuir com a verdadeira redução de acidentes.
O objetivo principal do movimento
A principal premissa do Maio Amarelo é chamar atenção de toda a sociedade para o alto índice de mortes provocadas por acidentes no trânsito em todo o mundo e reduzir esses casos fatais. Além disso, entre os objetivos está estimular a participação de todos os setores da sociedade.
O movimento surgiu com o propósito de fugir da falácia cotidiana e, verdadeiramente, chamar as pessoas a colocar ações em prática. As atividades com esse propósito englobam uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, abrangendo órgãos dos governos, das empresas, associações, entidades de classe, federações e cidadãos.
A partir do entendimento dos objetivos do movimento, cada setor da sociedade pode propor iniciativas relevantes para o seu meio. Assim, é possível pensar em atividades como:
- discussão do tema em sua comunidade;
- realização de campanhas de educação nas estradas;
- engajamento nas atividades de conscientização realizadas pela cidade;
- propagação nas redes sociais para ampliar o conhecimento de ações positivas para mais segurança nas estradas;
- palestras e debates nas empresas que trabalham diretamente no setor de transportes.
Por que amarelo
De acordo com a sinalização do trânsito, o amarelo representa atenção e advertência. É uma referência conhecida em todo o mundo, por isso, foi a cor escolhida para ilustrar o movimento Maio Amarelo, assim como acontece na simbologia de cores dos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul.
Por que a campanha é importante no Brasil e no mundo
De maneira global, todos os países sofrem com questões relacionadas aos acidentes no trânsito, especialmente os que envolvem vítimas fatais. A título de comparação, saiba que entre as nações da América, o Brasil está em 9ª posição entre os países com maior número de mortes no trânsito e, como dissemos anteriormente, faz uma vítima a cada 15 minutos.
Uma ação mundial, como é o movimento do Maio Amarelo, é importante para que as pessoas comuns, empresas e órgãos governamentais implementem atividades que envolvam a conscientização, mas também que as medidas não se percam com o tempo; sejam apenas um ponto de referência para dar suporte às medidas de segurança diárias.
Na sua empresa, por exemplo, é possível comemorar o mês promovendo um bate-papo aberto com os colaboradores que atuam no trânsito, realizar palestras sobre bom comportamento nas vias e a saúde mental no trânsito, sugerir que todos se vistam de amarelo para fazer menção à data, entre outras ações de conscientização.
Como evitar acidentes no trânsito
Anteriormente, falamos que um dos objetivos do movimento é sair da falácia e ir para a ação, ou seja: colocar as medidas de segurança e de conscientização em prática. Então, selecionamos dicas importantes para você adotar no seu dia a dia e contribuir com a redução de acidentes. Veja só!
Atualize-se e respeite as leis de trânsito
Quem tem carteira de motorista há muito tempo corre o risco de esquecer certas lições que só são aprendidas durante o período de estudo e de prática para tirar a carteira. Isso também diz respeito ao excesso de confiança que pode-se ir adquirindo ao longo da vida; o que não é nada seguro para o trânsito.
Motoristas experientes podem, por exemplo, “furar o sinal”, pois têm o domínio para controlar a velocidade necessária para escapar do sinal vermelho. Mas isso deve ser evitado, pois, uma hora ou outra, alguma coisa pode dar errado, principalmente, quando a manutenção do carro não está em dia. O risco de acidentes nessa circunstância é alto.
Por isso, atualize-se quanto à sinalização dos locais por onde circula, reveja o que perceber que está caindo no esquecimento e tenha atenção à velocidade da via, à sinalização correta e diária e não abuse da sorte enquanto estiver no volante.
Pratique a direção defensiva
Direção defensiva consiste em um conjunto de medidas, adotadas pelo motorista, visando à segurança nas vias. Essas ações envolvem atenção no tráfego, cuidado e antecipação de riscos. Isso quer dizer que além da segurança do próprio motorista, ele deve dirigir pensando também no bem das outras pessoas.
Por isso, a direção defensiva é composta por dois pilares fundamentais: a direção corretiva, que consiste em agir em prol da correção de uma ocorrência perigosa, como uma fechada no trânsito, e a direção preventiva, aquela que visa evitar erros para prevenir acidentes, como fazer a revisão periódica do veículo.
Investir na direção defensiva é um dever de todos os motoristas, porém, muitos se esquecem dessa conduta tão necessária para a segurança do trânsito. Não cometa esse mesmo erro e aproveite o Maio Amarelo para implementar ações seguras no seu dia a dia.
Respeite a velocidade da via
Além de ter atenção à velocidade permitida, é preciso perceber as condições ideais de tráfego na via para rodar com segurança. Por exemplo: se a estrada está livre e é permitido andar a 80 km/h, mas está chovendo muito.
Por medida de segurança de todos que trafegam pelo espaço, e visando evitar a aquaplanagem, o mais indicado é reduzir a velocidade durante o percurso, ainda que seja permitido acelerar mais, certo? O bom senso é o melhor aliado para conseguir agir com prudência em certas situações no trânsito.
Mantenha uma distância segura dos outros carros
Ainda que você tenha total atenção às regras de circulação, o trânsito nos exige “dirigir para os outros”, já ouviu essa expressão? Você nunca sabe exatamente o que os motoristas que trafegam ao redor vão fazer: dar ré sem sinalizar, parar o veículo do nada, frear para não atropelar um animal, entre outras ações imediatas.
É pensando em prevenir acidentes e conseguir antecipar reações que reforçamos a importância de manter-se afastado dos outros veículos que se encontram na via, seja carros, caminhões, motos ou bicicletas. A distância ideal varia de acordo com o tipo da via, mas o indicado é que haja espaço suficiente para realizar uma manobra.
Avalie as condições climáticas antes de pegar estrada
Você pode até acreditar que as previsões meteorológicas não acertam as condições do tempo, mas não tenha dúvidas de que elas oferecem uma boa orientação sobre pegar ou não a estrada. Além disso, as previsões permitem avaliar em qual período do dia é mais indicado sair com o carro, se de manhã ou de tarde, por exemplo.
Tenha a previsão climática como uma aliada na sua segurança no trânsito, pois ela pode evitar surpresas e ajudar a prevenir perigos que, sem o auxílio da tecnologia, não seria possível se preparar para certos desafios.
Tenha atenção à revisão do seu veículo
Na correria diária é muito comum deixarmos para depois atividades que demandam tempo, como levar o carro para revisão. Mas esse é um erro grave, pois é na revisão que você consegue identificar problemas que não dão sinais no dia a dia.
A revisão é uma medida que deve ser periodicamente, levando-se em consideração as condições do carro, pois a idade dele ou das peças também resultar em mais idas ao mecânico, ou feita sempre antes de viajar.
Eduque os motoristas da sua frota
Se você tem uma frota, trabalha no setor de transportes ou gerencia uma equipe de motoristas, é fundamental investir em treinamentos periódicos para os colaboradores. Todas as abordagens necessárias para o motorista de um veículo comum também devem ser adotadas por quem trabalha na frota, com alguns adicionais:
- implemente treinamentos práticos como de conhecimento da mecânica de caminhão, se for o caso;
- relembre ações de direção defensiva, como dirigir bem-disposto para não cochilar ao volante, ceder passagem aos outros motoristas mais apressados, não discutir no trânsito, ter atenção aos sinais de que algo no veículo não está funcionando corretamente, entre outros;
- reveja a jornada de trabalho dos colaboradores;
- invista no monitoramento da frota e instrua os motoristas sobre a importância dessa ação;
- instrua a não desrespeitarem os limites e sinalizações das vias.
Erros mais comuns cometidos pelos motoristas
Certamente, você colocará as dicas acima em prática, mas também é quase certo que já tenha cometido um erro ou outro desses que listaremos a seguir. Esses estão entre os principais causadores de acidente.
- mexer no celular ou mandar mensagem enquanto está dirigindo;
- pegar o volante com sono, sob grande tensão ou sob efeito de medicamentos;
- dirigir alcoolizado (mesmo que tenha sido uma dose mínima, é um erro);
- não ter atenção às placas;
- negligenciar o uso da sinalização, como dar seta na hora de virar;
- abusar da confiança e da familiaridade com o volante, principalmente motoristas com muitos anos de carteira;
- ultrapassar em locais proibidos ou sem fazer a sinalização correta;
- não utilizar o cinto de segurança, mesmo para percorrer curtas distâncias;
- esquecer de olhar os retrovisores;
- deixar de orientar os passageiros quanto ao uso do cinto de segurança no banco de trás.
Percebeu como Maio Amarelo é uma importante iniciativa para promover ações mais seguras e conscientes no trânsito e como isso pode ser aplicado todos os dias do ano? Não é preciso esperar chegar em maio para fazer o que é necessário para o bem-estar de todos os que trafegam pela via. Tenha em mente que o mês é apenas um ponto de partida.
Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar a conscientizar outras pessoas sobre a importância desse tema!