fbpx

Veja 7 indicadores de gestão de frotas e como acompanhá-los

Sabe aquele ditado que diz que “o que não pode ser medido, não pode ser melhorado”? Então, os indicadores de gestão de frota mostram sua importância justamente nessa hora.

São formas de medir diversos pontos da empresa e podem mudar muito de como as tarefas são feitas. Sem métricas, as coisas fogem do controle e você corre mais riscos de ter prejuízos financeiros e, em alguns casos, até acidentes. Listamos exemplos disso no texto.

Aqui, a ideia é promover um olhar um pouco mais apurado para o negócio. O que isso quer dizer? Você vai descobrir ao longo do post. Decidimos contar um pouco mais sobre o assunto e ainda listar os indicadores mais importantes. Que tal continuar com a gente?

1. Índice de custos operacionais

Custo operacional é um nome complicado para um indicador simples. Na prática, a maior parte das empresas deve lidar com a métrica e existe uma razão importante por trás disso. O que o número representa?

A resposta é simples. São gastos que envolvem atividades-fim da empresa, como itens de produção, remuneração, contas de consumo, matéria-prima e por aí vai. Se você já sentiu dificuldade na hora de fechar as contas da empresa, certamente sabe da importância do indicador.

O problema é que alguns custos são específicos da gestão de frotas. Um exemplo são os gastos ligados às filas de pedágios. Uma forma de administrar o indicador é por meio do tag de pedágio, um dispositivo eletrônico que permite passagem expressa pelas estradas.

2. Manutenção

A manutenção é sempre um ponto que precisa ser levado em conta e você já vai entender o porquê disso. Os veículos de carga costumam ficar muito tempo na estrada percorrendo longas quilometragens, não é?

Quais são as consequências da falta de manutenção? Em certas situações, risco de acidentes e aumento de fatores como aquaplanagem — quando não, problemas em fiscalizações. Isso tudo pode comprometer os ganhos do frete.

Por isso, manutenção é sempre um indicador para prestar atenção e aqui entra a manutenção preventiva. Procure instruir cuidados com filtros, óleo do motor, sistema de frenagem, suspensão e por aí vai.

3. Multas

As multas estão entre os indicadores de gestão de frota mais importantes. Também é um dos mais alarmantes, já que infrações de trânsito são o atalho para acidentes e gastos altos. É justamente nesses aspectos que você vai precisar ficar de olho.

Como esse indicador é feito? A resposta está na segmentação. Não basta analisar apenas a quantidade de multas e existe um bom motivo para isso. Cada infração é cometida por uma pessoa diferente, certo?

O ideal é ver o tipo de multa recebida por motorista. Assim, você passa a ter uma visão melhor sobre quais pessoas estão tendo o comportamento mais inadequado na frente do volante.

4. Combustível

Os combustíveis sempre impactam sobre o orçamento, não é? Esse indicador de gestão de frotas acompanha a maior parte das pessoas que trabalha no ramo. Isso não significa que você vai precisar poupar abastecimentos a qualquer custo. 

Apenas mostra como o consumo também precisa ser colocado na ponta do lápis. Uma das formas de analisar isso é verificando quais motoristas têm o gasto de combustível mais alto por quilometragem. O que fazer a partir daí?

Você pode, por exemplo, oferecer treinamentos para a condução mais econômica. Há sempre algo que pode ser feito para poupar combustível, como respeitar a troca de marchas, verificar a pressão nos pneus, não acelerar com o veículo parado no farol e por aí vai.

5. Sinistralidade

Talvez você já tenha ouvido falar do termo “sinistro”. Geralmente, é associado ao universo das seguradoras e diz respeito às colisões, roubos e danos em veículos por fenômenos naturais, por exemplo. 

O que isso tem a ver com os indicadores de gestão de frota? Você já vai entender. Pense da seguinte forma — acidentes sempre são passíveis de acontecer durante o transporte, certo? É possível levantar os números de ocorrência por local, carga, data e motorista.

É isso caracteriza as sinistralidades. Com esse indicador em mãos, você pode dimensionar o risco de cada projeto e ainda estimar os custos. Assim, não é só a saúde financeira da sua empresa que é valorizada, como a segurança dos próprios motoristas.

6. Sustentabilidade

A sustentabilidade também pinta como um indicador relevante no universo da gestão de frotas. Como é a emissão de poluentes dos veículos? A empresa apresenta alguma preocupação com a redução da poluição? As respostas para essas perguntas são importantes. 

Como o prejuízo ao meio ambiente pode ser diminuído? Não existe apenas uma forma e as ideias variam. Isso vai desde a reciclagem de resíduos e materiais até a contribuição com iniciativas sustentáveis.

Outra ideia que costuma aparecer são os projetos de educação socioambiental. O objetivo é simples — educar e promover ações voltadas à preservação do ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

7. Quilometragem percorrida

Se você sabe quantos quilômetros o caminhão faz durante uma entrega e qual o total de viagens realizadas, consegue calcular a quilometragem percorrida. Mas antes de fazer isso, é preciso entender a importância do indicador.

A primeira coisa que você deve ter em mente é a diferença dessa métrica para a de consumo de combustível, citada durante o texto. Isso porque o gasto de álcool e gasolina até costuma ser proporcional à quilometragem, mas isso não é uma regra.

Em algumas estradas, o veículo tende a exigir mais combustível, mesmo em distâncias menores e o ideal é considerar esse ponto na hora de fazer as contas. Aqui, entra um outro ditado: “o diabo está nos detalhes”.

Há vários indicadores de gestão de frotas importantes e cada um conta com uma especificidade e uma importância diferente. Quer um exemplo? Basta reparar nos citados no texto. Se quilometragem percorrida pode ajudar na hora de economizar, manutenção é essencial para a segurança dos motoristas.

Tenha em mente que existem outras coisas que é preciso levar em conta na hora de fazer a gestão de frotas. Os direitos incluídos no custo do pedágio, por exemplo, são desconhecidos de boa parte das pessoas que trabalham no ramo e também têm sua importância.

E você? Que tal otimizar sua gestão de frotas em parceria com quem tem tecnologia para resolver seus problemas? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.