fbpx

Como economizar com pedágio e gasolina nas suas viagens? Veja

Economizar com o pedágio e gasolina nas viagens não é uma das tarefas mais fáceis. Na verdade, é preciso certo planejamento para conseguir reduzir os custos da maneira mais eficiente possível.

Para atingir o objetivo de gastar menos, é muito importante escolher o trajeto, o número de paradas e até mesmo identificar as vias que precisam de pagamento de pedágio. O ideal é unir trechos de estradas que não necessitem de um pagamento duplicado e até mesmo optar por trajetos em que a volta não seja cobrada.

Para que você saiba melhor como prosseguir no seu planejamento, criamos esta postagem. Aqui, você aprenderá a escolher o melhor trajeto e método de condução para conseguir economizar. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

A gasolina e o pedágio são os maiores custos

Muitas pessoas que vão pegar a estrada não pensam nos seus custos. Elas enchem o tanque de gasolina e usam o caminho que elas conhecem, sem questionar muito as opções que elas podem ter ao longo do percurso.

Apesar de não ser uma abordagem equivocada, é muito importante entender que essa alternativa pode fazer com que você gaste muito mais que o necessário. Obviamente não é necessário dirigir com a gasolina “contada”, nem percorrer as piores estradas para evitar o pagamento do pedágio.

A ideia aqui é conscientizar o condutor de que existem alternativas realmente viáveis e interessantes que podem fazer com que surja uma economia vantajosa na viagem. Lembre-se que cortar todos os gastos nem sempre é a melhor escolha, principalmente se levarmos em conta o período de tempo ou até mesmo a diminuição do conforto ao longo das horas atrás do volante.

Economizando com a gasolina

A melhor maneira de economizar gasolina é com uma condução uniforme, sem grandes trocas de velocidade e sem muitas paradas. Obviamente nem sempre é possível controlar todas as variáveis do trânsito, mas certamente uma direção defensiva pode ajudar bastante.

Ande abaixo dos limites da pista e mantenha o giro baixo

Para conseguir desenvolver uma direção econômica, o ideal é tentar andar um pouco abaixo dos limites da pista. Se preciso, mantenha-se na direita para deixar os carros mais rápidos passarem. A ideia é manter uma velocidade de cruzeiro entre 80 a 100 quilômetros por hora para não ir nem tão lento e nem tão rápido.

Além disso, tente permanecer nessa velocidade com marchas mais altas. A redução do giro do motor se faz muito importante para a economia de combustível e, por isso, esticar as marchas de maneira constante é desaconselhável.

Utilize esse torque extra das marchas mais baixas em situações de verdadeira necessidade. Mas, estando em estradas, procure colocar a quinta marcha e prossiga ao seu destino de maneira tranquila.

Respeite as leis de trânsito e abasteça com o melhor combustível

Respeite as leis de trânsito, mantenha-se atento e siga essas dicas de condução. É muito importante entender que a economia de gasolina também está intimamente relacionada com o modelo do seu carro e até mesmo o tipo de combustível que você está utilizando.

Carros abastecidos com etanol, costumam ter mais força, mas consumo mais alto. Veículos com gasolina costumam ter um bom meio termo entre força e autonomia. O GNV é muito econômico, mas faz com que o veículo perca força em momentos de retomada. Por fim, saiba que o Diesel é ótimo na economia e na força, mas, os automóveis com essa motorização costumam ser mais raros e mais caros na manutenção, o que podem ser pontos negativos.

Seja qual for seu veículo ou combustível de escolha, saiba que as dicas acima são “universais” e servem para absolutamente qualquer circunstância.

Economizando nos pedágios

Outra maneira de economizar na sua viagem é gastando menos com os pedágios. Aqui, não existe muito segredo, a ideia principal é escolher as melhores estradas e trajetos que podem fazer com que você chegue até o seu destino.

Evite errar o caminho

Muitas vezes, os condutores não sabem qual caminho tomar e isso é um problema em vários níveis diferentes. O primeiro erro e o mais comum é se perder antes de chegar, isso aumenta o consumo de combustível e, ainda por cima, pode fazer com que você pague pedágio de pistas que poderiam ter sido evitadas por completo.

É importante ressaltar que, no caso de erro de direção, não há qualquer tipo de isenção. Nem mesmo se o condutor decidir fazer o retorno na pista. Em função disso, é sempre importante manter-se atento para evitar esse pagamento “extra”.

Utilize GPS para conseguir o melhor trajeto até seu destino

A melhor maneira de economizar com o pedágio é escolhendo a via apropriada. Hoje, a melhor maneira de encurtar a escolha do seu trajeto é utilizando algum recurso de GPS. Centrais multimídia ou até mesmo seu smartphone podem auxiliar nessa tarefa.

Basta baixar ou utilizar um aplicativo de navegação para conseguir ter uma orientação sobre o percurso mais curto. Note que, esse percurso mais curto pode, em alguns momentos, colocar mais de uma pista com pedágio. Caso isso ocorra, talvez seja do seu interesse mudar o trajeto para um percurso mais barato.

Lembrando que o GPS é somente um guia e não pode ser mais importante que a experiência e atenção do motorista. 

Como o TAG de pedágio pode ajudar nos seus custos

O TAG de pedágio pode ajudar sensivelmente na sua viagem. Para quem não sabe, o tag é uma daquelas “etiquetas” que ficam no pára-brisas que fazem o pagamento automatizado do pedágio. O condutor passa pela via expressa e evita todo o tráfego até a cancela.

Esse benefício por si só, ajuda a encurtar o tempo atrás do volante, uma vez que as filas de pagamento podem levar vários minutos. Além disso, evitar essas filas ajuda na redução do consumo de combustível, uma vez que o carro não retorna para inércia frequentemente ao longo do trajeto.

Para quem precisará passar por mais de um pedágio até o destino, os benefícios são “multiplicados”. Todo esse período de tempo perdido em mais de uma cancela deixa de existir, e, por isso, os gastos podem se tornar sensivelmente menores, mesmo com a tarifa de pedágio sendo exatamente a mesma.

A Move Mais fornece esse TAG e possui vários planos sem mensalidade que podem facilitar todas as suas viagens. Ajudamos você a economizar tempo no pedágio e gasolina, além de garantir maior tranquilidade e praticidade na hora de passar pelas cancelas de todo o Brasil.

Gostou da postagem? Tem dúvidas sobre a nosso TAG? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços — estamos ansiosos para lhe ajudar!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.