fbpx

TAG de pedágio sem mensalidade: o que é e como funciona? Entenda aqui!

Pensando em soluções para aumentar a praticidade das suas viagens? Independentemente de ser para lazer, férias ou trabalho, o TAG de pedágio sem mensalidade pode ser uma alternativa moderna e barata ao pagamento nas cabines tradicionais.

É comum ver consumidores desanimando ao considerar pagamentos eletrônicos com taxas e valores altos e este texto mostra justamente uma opção diferente. Mas, afinal, do que exatamente se trata um TAG? Será que dispensar a mensalidade torna o serviço realmente benéfico? As respostas estão só alguns tópicos à frente. Confira!

O que é o TAG de pedágio sem mensalidade?

Um TAG de pedágio é um tipo específico de transponder. O que isso quer dizer? O termo une “transmitter”, ou transmissor, e “responder”, ou respondedor. É uma tecnologia que recebe um sinal e emite um diferente em resposta. Há inúmeros usos para esse tipo de radiofrequência além dos pedágios, com emprego, por exemplo, na aviação e no automobilismo.

O TAG é um transponder pequeno, originalmente equipado com bateria (exceto nos modelos mais recentes), que transmite um sinal de rádio para um equipamento de leitura nos pedágios. A informação determina o valor de pedágio e deduz os créditos abastecidos ou o saldo da conta. A tecnologia funciona por um sistema chamado de ETC.

Sabe aquele momento em que você para o carro para contar o dinheiro na fila? Então, o objetivo é evitar isso. Um TAG de pedágio sem mensalidade não só automatiza a passagem no pedágio, mas também o faz sem o peso financeiro de uma cobrança recorrente.

Quando considerar o TAG de pedágio sem mensalidade?

Considerar o TAG de pedágio sem mensalidade é um ponto que depende do perfil do motorista. O modelo tem crescido nos últimos anos e já representa metade dos pagamentos de pedágio no país.

O surgimento de concorrentes e a falta de cobrança recorrente fazem com que o serviço se torne mais barato. Isso se soma aos descontos oferecidos nos pedágios de algumas regiões do país, chegando aos 5%

Por isso, vale observar o custo-benefício, a cobertura e a frequência com a qual você viaja. O dispositivo costuma funcionar bem para consumidores que usam o veículo com certa frequência e são antenados e adeptos aos meios de pagamento digital.

Para quem esse serviço é indicado?

O serviço foi pensado para usuários de carros e caminhões, não podendo ser usado, por exemplo, em motos. Também há utilizações no universo de transportes, especialmente para embarcadores e transportadores. Vale colocar tudo na ponta do lápis. Se você opta por uma empresa que cobra taxas por recarga, por exemplo, o ideal é observar se os créditos vão realmente ser usados e qual é o prazo de validade.

Se você tem vontade de aumentar a praticidade das viagens, mas só cruza pedágios em um período do ano (como nas férias), empresas em que os créditos não expiram podem ser consideradas. Nesse caso, a falta de mensalidade representa mais uma vantagem, já que você não paga nada enquanto não usar.

Quais são as vantagens do TAG de pedágio sem mensalidade?

Você se lembra dos descontos que citamos? Então, procure reparar na região do país em que mora, já que o adesivo de pedágio pode representar um menor peso no bolso. Se você não lida bem com cobranças recorrentes, o sistema de recargas pode resolver o seu problema.

Quando fizemos menção ao fato de que os TAGs funcionam bem com consumidores adeptos aos meios digitais, isso significa que o dispositivo conta com as mesmas vantagens que os pagamentos virtuais costumam ter. Isso inclui o maior controle financeiro. Como você vai saber quanto gasta por viagem se não registrar cada moeda que vai embora nas cabines? Com o TAG, basta abrir um aplicativo e procurar as informações.

Como a Move Mais pode ajudar?

Caso você queira aproveitar as vantagens de um TAG de pedágio sem mensalidade, a Move Mais pode ser uma boa. A empresa conta com vários diferenciais e você pode conferir alguns ao longo dos próximos tópicos.

Variedade de planos

Independentemente do seu perfil de consumo, a Move Mais conta com planos para corresponder às suas exigências. Os pré-pagos, por exemplo, fazem uso de um sistema de recarga em que os valores são consumidos de acordo com as viagens.

Se você não é do tipo que viaja muito, o modelo pode ser bem vantajoso — afinal, você só paga por aquilo que usar. Caso tenha um pé atrás com a possibilidade de esgotamento de créditos, pode optar pelo pré-pago automático.

Nesse caso, os valores são adicionados automaticamente assim que uma porcentagem específica do saldo for consumida. Para esse caso, a forma de pagamento é o cartão de crédito, mas isso pode variar nos planos pós-pagos.

Créditos que não expiram e atendimento de excelência

Algumas empresas dispensam mensalidades, mas contam com créditos com prazos de expiração curtos — fazendo com que você tenha a obrigação de gastar recorrentemente com o TAG. Na prática, o resultado é o mesmo. Um dos grandes pontos fortes da Move Mais é o uso de créditos sem prazo de validade.

Caso você cruze pedágios apenas em certos períodos do ano, o modelo pode facilitar a sua vida. Essa é a hora em que você se pergunta: “Mas e as taxas?”. A Move Mais também pensou nisso e conta com as menores do mercado.

As recargas são feitas em múltiplos de R$ 50 e R$ 500, e isso depende do seu plano, que pode ser para uso pessoal ou empresarial. Caso você tenha dúvidas ou problemas técnicos com o TAG, há uma célula de atendimento especializada e certificada RA1000. Isso significa que a empresa cumpre todos os critérios de excelência do portal Reclame Aqui.

Se você quer economizar tempo e fazer uso da tecnologia nas suas viagens sem a obrigação da cobrança recorrente, o TAG de pedágio sem mensalidade pode ser uma boa opção. Outra dica para fazer viagens que pesam menos no bolso é pensar em formas de economizar combustível. Práticas simples, como manter a manutenção em dia, evitar levar muito peso e observar a pressão dos pneus, podem fazer uma boa diferença.

Quer saber mais sobre como o TAG da Move Mais funciona e como fazer para adquirir o seu? Então, não deixe de entrar em contato com a gente e esclarecer as suas dúvidas!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.