fbpx

Rastreamento de carga online e rastreamento de veículos

O rastreamento de carga online é um caminho para quem procura fazer uma boa gestão de frotas. A ideia ajuda a identificar e lidar com imprevistos. Aqui, ferramentas como mapas digitais, comunicação por satélite e operadoras móveis ficam a serviço da localização. 

Com as informações em mãos, você passa a contar com mais controle em relação à logística de transporte. Um elemento aqui é a telemetria, feita para medir remotamente distâncias. 

Por meio dela, você pode colher informações como localização, paradas, combustível e por aí vai. Neste post, você vai descobrir qual é a diferença entre rastreamento de carga online e rastreamento de veículos, quais os benefícios de rastrear e alguns outros tópicos. Preparado?

Qual é a diferença entre rastreamento de carga online e rastreamento de veículos?

Rastreamento de carga online mostra pedaços do trajeto. Quando você faz uma compra na internet e quer saber se seu produto já chegou, por exemplo, tem acesso a um localizador de carga. 

Assim, confere etapas do trajeto. Informações como “o produto já saiu para a entrega” ou “o produto está na distribuidora”. Já o rastreamento de veículos, funciona de forma simultânea e mostra a localização em tempo real. 

Quando você usa um app de caronas e compartilha sua localização, por exemplo, usa o rastreamento de veículos. Quem acessa, vê a localização do carro de aplicativos em tempo real dentro de um mapa. Assim, o monitoramento é mais preciso. 

Qual é a diferença entre rastreamento e telemetria veicular?

Rastreamento e telemetria se confundem porque têm objetivos semelhantes. Os dois servem para acompanhar a frota à distância. O rastreamento veicular é usado para conferir a localização. 

Isso pode ser feito por meio do celular ou por dispositivos localizadores. A telemetria é mais completa e traz outras informações além da localização. Por isso, pode incluir dados como temperatura do motor, pressurização dos pneus, frenagem, velocidade e por aí vai. 

O fato de ser uma solução mais minuciosa também faz da telemetria mais cara. Assim, exige um número grande de sensores. A radiofrequência ou GPS, presentes no rastreamento veicular, também dão as caras aqui.

Quais os benefícios de implantar tecnologia de rastreamento de carga online e rastreamento de veículos?

O acompanhamento em tempo real se destaca como o primeiro benefício. Um bom sistema de rastreio revela a localização exata simultaneamente. Assim, é possível conferir as informações 24 horas por dia. 

O monitoramento da entrega é outro ponto forte. Os gestores que dispõem de mais informações costumam ser os mais aptos para encontrar as melhores respostas. A tecnologia de rastreamento também se destaca por ajudar a prevenir roubo ou extravio. 

Os problemas podem acontecer em qualquer etapa da cadeia logística. Isso vai desde o armazenamento em estoque até o transporte para um cliente. As informações ainda podem compor um banco de dados que ofereça sacadas para viagens mais econômicas.

O rastreamento de carga online e o rastreamento de veículos podem ajudar na diminuição de custos?

O rastreamento ajuda a economizar principalmente nos veículos segurados. Isso acontece porque as seguradoras costumam oferecer descontos para quem já tem soluções de rastreamento. 

Dependendo do tamanho da frota, o abatimento no valor também pode representar um desconto no orçamento das operações.Os rastreadores também trazem ganhos em termos de segurança e essa é uma das razões pelas quais as pessoas costumam procurar o serviço. 

Assim, contempla o motorista, a carga e o caminhão. Mesmo sem a telemetria, o rastreamento dá pistas de algumas informações. Por exemplo, o trajeto, as paradas e o abastecimento. Informações sobre o estilo de direção e as rotas ficam claras aqui. 

Como fazer o rastreamento?

O primeiro passo para fazer o rastreamento e monitoramento de frotas é contornar a resistência dos motoristas. Alguns profissionais se sentem desconfortáveis e se opõem ao rastreamento e à telemetria. 

O ponto importante aqui é ser claro. Depois, procure resistir à tentação de rastrear tudo e selecione as métricas certas. Você pode escolher rotas, velocidade, poluição, consumo e por aí vai. 

Pode ser que você lide com uma avalanche de informações. Por isso, um ponto importante é gerenciar os dados. Vale estipular prioridades, filtrar o que não é necessário e saber bem o que fazer com cada informação coletada. 

Quais são as tecnologias usadas?

A tecnologia mais conhecida é o GPS. Aqui, o suporte é dado pelos vários satélites ao redor da terra. O rastreamento por radiofrequência é diferente e vai de acordo com as informações de rádio. 

O sistema alcança ambientes em que o GPS não chega e tem boa estabilidade. Na telemetria, o veículo não é só rastreado, mas monitorado. Seu sistema é integrado e avançado. 

Existem ainda as etiquetas RFID, a mesma tecnologia dos tags de pedágio. Assim, as informações são retransmitidas por meio de antenas de radiofrequência e interagem com o transponder na forma de etiqueta.

Como fazer o monitoramento financeiro?

Uma forma simples de fazer o monitoramento financeiro é por meio do uso de tags em veículos. Os dispositivos servem para o pagamento automático de pedágio e usam uma interação com sinais de rádio para a abertura. Com os tags, é possível conferir os gastos em pedágio de forma simples, graças aos aplicativos de operadoras como a Move Mais

A vantagem é o fato de não poder ser usado apenas em caminhões, mas em quase todos os tipos de veículos. A exceção fica para os motociclistas, que ainda não podem usufruir do pedágio automático. 

Vale ter em mente que os valores dos pedágios não podem ser pagos pelos motoristas do próprio bolso. A lei do vale-pedágio obrigatório define que o pagamento deve ser feito pelos embarcadores. O tag de destaca por ser justamente uma das formas de oferecer o pagamento antecipado exigido na legislação. 

O rastreamento de cargas online e rastreamento de veículos ajudam a perceber como tudo está acontecendo e onde está o produto que vai ser recebido. A ideia passa longe de ser só um gasto a mais e traz consequências positivas para a logística. 

Normalmente, a tecnologia explora mapas digitais e ajuda a lidar com atrasos. Assim, fica mais fácil minimizar riscos e lidar com extravios ou roubos. Com localização, parte da carga pode ser recuperada. 

As informações ajudam a compor o setor logístico, revelando quando a entrega aconteceu. Que tal receber em primeira mão dicas e conteúdos exclusivos sobre gestão de frotas e automóveis? Então, assine nossa newsletter!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.