fbpx

O que é o sistema de telemetria veicular e como ele ajuda na gestão de frotas?

Conseguir monitorar detalhes dos veículos da frota é fundamental para garantir a segurança e o bom funcionamento. Para os gestores, este pode ser o maior desafio: como encontrar soluções que vão além do rastreamento de veículos e que impactam positivamente a performance dos funcionários?

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo sobre o sistema de telemetria veicular, uma solução que está ganhando cada vez mais adeptos devido aos seus inúmeros benefícios. Continue a leitura!

O que é o sistema de telemetria veicular?

O sistema de telemetria veicular consiste na coleta de informações de um veículo da frota de forma remota. Os dados levantados podem ser referentes à localização, à velocidade, à distância que foi percorrida, aos tempos de parada, ao consumo de combustível e alguns outros.

Esse tipo de informação pode ser de extrema relevância para um gestor de frotas, que, agora, terá dados suficientes para estruturar uma estratégia muito mais eficiente e precisa para o dia a dia.

Como o sistema de telemetria veicular funciona?

Existem dois tipos de sistema de telemetria veicular: o analógico e o digital. 

A telemetria analógica funciona por meio de sensores que são instalados em determinadas partes do veículo. Essa instalação precisa ser feita nas partes que serão monitoradas, permitindo que seja possível avaliar cada uma das áreas de interesse.

Por ser necessária a instalação de vários sensores ao mesmo tempo, a versão analógica acaba sendo uma boa alternativa para veículos de modelos mais antigos, pois é mais fácil encontrar ferramentas compatíveis.

No caso da telemetria digital, o uso de um computador de bordo pode resolver o problema: ele será responsável por ler e coletar os dados de desempenho do veículo. Por meio desse computador, é possível, além de identificar todas as informações de desempenho, apresentar as possíveis falhas mecânicas do automóvel, permitindo que seja feito o reparo o mais rápido possível.

Quais são as diferenças entre sistema de telemetria veicular e rastreamento?

O sistema de rastreamento, como o próprio nome diz, apenas busca identificar a localização dos veículos e ajudar a protegê-los em caso de furto ou roubo. Já a telemetria veicular, por sua vez, abrangerá muito mais informações relevantes no que diz respeito à usabilidade e à performance de cada veículo da frota.

Como o sistema de telemetria veicular pode ajudar na gestão de frotas?

Para um gestor de frotas que quer melhorar ainda mais a performance da empresa, é muito interessante considerar o sistema de telemetria veicular, uma vez que ele abre espaço para mais oportunidades de negócio, para economia no dia a dia, para a melhora da produtividade da equipe e, claro, para o aumento da segurança.

É possível, por exemplo, conquistar várias oportunidades de negócio por meio de informações coletadas pelo sistema. Em caso de pedidos urgentes, por exemplo, é possível localizar os veículos mais próximos e realizar o processo de vendas.

A segurança da frota é outro fator importante, que pode ser otimizado por meio da telemetria. Ela ajuda a identificar possíveis problemas no veículo, além de medir a velocidade de cada um dos carros da frota em tempo real. Dessa forma, ao identificar o excesso de velocidade, por exemplo, é possível emitir um alerta para o motorista para que ele reduza e mantenha as práticas mais seguras na estrada.

A telemetria também permite que, remotamente, sejam tomadas algumas atitudes. Em caso de roubo de veículo, por exemplo, se algum tipo de comportamento fora do comum for identificado, como a ultrapassagem de sinais vermelhos, uma velocidade muito acelerada ou um desvio de rota, é possível desligar o motor e travar as portas de forma remota, aumentando as chances de recuperação do veículo e de identificação dos responsáveis.

Para melhorar ainda mais a gestão de frotas, é necessário identificar quais são os pontos que exigem maior cuidado na sua empresa e construir um plano de ação para resolver essas questões. Sugerimos, agora, a leitura do artigo “6 dicas indispensáveis para tornar a sua gestão de frotas eficaz“.

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.