Entenda quais são os tipos de caminhão para frete e como escolher o melhor
Existem diferentes tipos de caminhão para frete e saber como escolher o mais adequado para a sua empresa será um fator decisivo para impulsionar o crescimento. Isso ocorre pelo fato de o tipo de veículo impactar os custos e riscos da viagem, fazendo com que a opção correta aumente a eficiência das operações e o faturamento.
Há uma grande variedade de caminhões que devem ser estudados pelos gestores. Para auxiliá-lo nessa tarefa, publicamos este conteúdo que explica os principais tipos, quais são as suas qualidades e o funcionamento, além de mostrar como escolhê-los no final do artigo. Continue a leitura!
Quais são e como funcionam os tipos de caminhão para frete?
De forma geral, os veículos são categorizados de acordo com a capacidade de carga máxima ou cubagem, o que varia conforme as suas dimensões e a quantidade de eixos. Veja quais são eles nos tópicos abaixo.
VUC
O caminhão 3/4 ou Veículo Urbano de Carga (VUC) é um caminhão de tamanho menor. Suas medidas são de até 6,3 metros de comprimento e 2,2 metros de largura, além de ter o limite de peso de até 3 toneladas.
Em razão de suas dimensões enxutas, ele emite menos poluentes que prejudicam a natureza, minimiza o gasto com combustível e é mais indicado para fazer entregas em áreas urbanas.
Caminhão semi-pesado
Também chamado de toco, o caminhão semi-pesado tem dois eixos na sua carroceria: um traseiro e outro frontal, por isso, ele pode ter até 6 pneus (dois na dianteira e quatro na traseira).
O seu comprimento máximo é de até 14 metros. Ele pode carregar até 6 toneladas e o Peso Bruto Total (PBT, que é a soma do peso da carga mais o peso do veículo) chega a 16 toneladas. Normalmente, ele é utilizado para transportar carga seca – como areia, cascalho, terra e pedra –, fazer mudanças e distribuir cargas.
Caminhão pesado
Conhecido como truck, caminhão trucado ou 6*2, ele tem o mesmo comprimento do semi-pesado (14 metros). A diferença está no fato de que ele tem um eixo duplo na carroceria, fazendo com que receba maior potência do motor.
Essa mudança faz com que o veículo aumente o seu poder de carga sem ter o desempenho prejudicado. Na prática, a capacidade de carga varia entre 10 e 14 toneladas, enquanto o Peso Bruto Total alcança até 23 toneladas. Ressalta-se que, quando os eixos traseiros são tracionados, ele é chamado de caminhão traçado.
Bitruck
Esse é um modelo que tem 4 eixos e maior capacidade de levar peso, alcançando até 22 toneladas e um PBT de 29 toneladas.
Suas características fazem com que ele transporte a carga com maior desempenho, por isso, é bastante utilizado para fazer o transporte de carga seca — apesar de atender a outros tipos de entregas.
Cavalo Mecânico Simples
Também encontrado como caminhão extra-pesado ou carreta simples, ele tem duas rodas, dois eixos e acopla um semirreboque que pode transportar diferentes tipos de bens. Alguns dos distintos tipos de carroceria anexados ao veículo são: baú, graneleira, grade baixa, refrigerada, porta container e sider.
Quanto às dimensões e ao peso máximo, eles dependerão do semirreboque engatado:
- semirreboque com 2 eixos: capacidade máxima de 33 toneladas e comprimento de 18,15 metros;
- semirreboque com 3 eixos: capacidade máxima de 41,5 toneladas e comprimento de 18,15 metros.
Pela sua capacidade de transportar diferentes semirreboques, a carreta simples oferece mais autonomia e flexibilidade de trabalho para o motorista ou para a transportadora.
Cavalo Mecânico Trucado ou LS
Esse veículo é similar ao cavalo mecânico simples, mas ele se diferencia por ter dois eixos traseiros e um dianteiro no seu conjunto, o que melhora a distribuição da carga nas rodas.
Tal mudança faz com que ele gere menos pressão no asfalto e possibilita que ele carregue mais peso. Ele também pode ser utilizado com vários tipos de carrocerias e cargas, tendo uma capacidade máxima de até 32 toneladas e um PBT de 41,5 toneladas.
Bitrem ou treminhão
O bitrem tem 7 eixos, o que permite que ele carregue um total de 57 toneladas. Entretanto, há outro modelo chamado de bitrenzão, e ele tem 9 eixos e uma capacidade total de 74 toneladas.
É importante saber que o bitrenzão deve ter o comprimento máximo de 30 metros e seus semirreboques podem ser tracionados por um cavalo mecânico trucado, sendo interligados por uma quinta roda engate tipo B (quinta roda) entre os dois semirreboques.
Rodotrem
O rodotrem também tem 9 eixos, pode alcançar um PBT de 74 toneladas e pode ser tracionado por um cavalo mecânico trucado.
Entretanto, a diferença entre o bitrenzão e o rodotrem está no fato de que esse último precisa ter o seu trajeto pré-definido para receber uma Autorização Especial de Transito (AET). Além disso, o número de articulações é maior: uma é a quinta roda do caminhão; outra consiste no engate dianteiro do dolly e a última é a quinta roda do dolly.
Utilitários
Os utilitários não consistem em caminhões, mas são amplamente utilizados por transportadoras ou empresas para fazer pequenas entregas dentro de centros urbanos, regiões metropolitanas e locais onde não é permitida a circulação de veículos pesados. Exemplos de sua utilização são entregas para shoppings, e-commerces, fretes de volumes etc.
Nessa categoria, estão as vans, os furgões e outros veículos comerciais leves, por isso, as suas características dependem de cada tipo. Uma van, por exemplo, tem dois eixos e suporta um peso de até 1.200 quilos.
Como fazer a escolha do melhor tipo de caminhão?
Para saber o tipo de caminhão mais vantajoso durante a gestão de frota, é preciso analisar o tipo de carga que será transportado, a distância que será percorrida, o peso e o volume das mercadorias e o local de entrega. Caso o negócio precise fazer uma entrega de cargas dentro do município, é possível usar veículos menores, como utilitários e VUC.
Se a empresa transportar mercadorias que precisam de cuidados especiais, é recomendável usar um cavalo mecânico simples ou trucado pela ampla quantidade de semirreboques que podem ser usados. Imagine que seja necessário transportar um grande volume de bens congelados — como carnes. Nesse caso, pode-se usar um cavalo mecânico simples ou trucado com um baú refrigerado para manter a temperatura baixa.
Ao escolher os tipos de caminhão para frete mais adequados para as necessidades do seu negócio, é possível maximizar a eficiência nas estradas. Lembre-se de adotar outras estratégias que também fornecem esse benefício, como usar o TAG de pedágio para minimizar o tempo na estrada.
Se este conteúdo foi útil para você, ele também poderá ser aproveitado por outra empresa! Por isso, compartilhe agora mesmo este post nas suas melhores redes sociais!