fbpx

Vale a pena viajar à noite? Veja 8 principais cuidados!

Já pensou em viajar à noite? Apesar de a grande maioria das pessoas realizar viagens durante o dia em razão da melhor visibilidade das estradas e do trânsito, por outro lado, há condutores que preferem dirigir no período da noite para ter um trajeto mais livre, menores riscos de engarrafamento, silêncio nas estradas e uma temperatura mais agradável.

Embora haja benefícios em viajar à noite, há uma série de preparativos que precisam ser realizados pelo motorista para evitar acidentes e problemas nas estradas. Quer saber quais são? Então, continue lendo este artigo para conhecer os 8 principais cuidados que devem ser tomados a fim de garantir a segurança no trajeto!

1. Descanse bem antes da viagem

Se você está acostumado a dormir à noite e trabalhar durante o dia, então, é normal sentir mais sono no período noturno. Por isso, é preciso tomar precauções para minimizar o cansaço, a preguiça e o sono enquanto está dirigindo, caso contrário, você poderá cochilar no volante ou se distrair e causar um acidente.

Evite viajar depois de um dia cansativo de trabalho, por exemplo, pois você já estará exausto e precisará repousar. Tenha um bom descanso antes de viajar e, se possível, tire várias horas no final do dia para dormir.

Outra dica relevante é levar uma garrafa térmica de café para se manter acordado e água para se hidratar. Se ainda sentir sono durante o trajeto — ou perceber que o motorista está muito cansado, se você for passageiro —, pare em um hotel para dormir e continuar a viagem no próximo dia.

2. Não se esqueça da revisão do veículo

A segunda dica consiste em fazer uma manutenção preventiva no veículo para impedir que falhas elétricas ou mecânicas ocorram, como problemas nos freios, descontrole do volante, falha no farol, entre outros.

Antes de fazer a viagem, elabore uma checklist completa do veículo e o leve para uma oficina ou para um mecânico de confiança. Os principais itens que devem ser inclusos no documento são:

  • sistema elétrico: inclua a bateria, as condições das luzes, os eletrônicos do veículo etc.;
  • luzes do painel: veja se as luzes são responsivas e estão indicando as condições do carro adequadamente;
  • pneus: faça a calibração dos pneus e do estepe, além de conferir se estão carecas;
  • alinhamento: ajuste o ângulo das rodas para que elas fiquem paralelas entre si e perpendiculares ao chão;
  • balanceamento: permite que a roda gire sem provocar vibração no veículo. Tanto o alinhamento quanto o balanceamento impactam o consumo de combustível, sendo importante conferi-los;
  • sistema de freios: qualquer falha causa riscos, então, verifique discos, pastilhas, flexíveis, tambor, sapatas, lonas, cilindros de roda, entre outras partes;
  • sistema de arrefecimento: líquido responsável pelo resfriamento do motor;
  • óleo do motor: principal responsável por lubrificar o motor e outras peças;
  • itens de segurança: inclui cintos de segurança, limpador de para-brisa, extintor de incêndio, triângulo, entre outros.

3. Lembre-se de limpar os vidros

Como a visão é mais limitada à noite, limpe o vidro tanto na parte de fora quanto na de dentro e, se preciso, faça a limpeza durante as paradas. Outro detalhe é averiguar se os para-brisas e o esguicho de água estão operando adequadamente, o que permite limpar os vidros enquanto dirige.

4. Não acelere demais

Mesmo que o tráfego seja reduzido ou a estrada esteja livre, é importante não dirigir acima da velocidade permitida, já que você pode precisar frear repentinamente.

Enquanto você consegue ver objetos a uma grande distância durante o dia, somente será possível identificá-los à noite quando estiverem mais próximos do automóvel. Controlar a velocidade também ajuda a evitar a aquaplanagem (se a pista estiver molhada) e a perda de controle do volante.

5. Mantenha a distância adequada do veículo da frente

Lembre-se de que outros motoristas que estão viajando à noite também terão uma visão mais limitada, podem acabar por cochilar no volante ou manterão uma atenção redobrada para evitar acidentes.

Isso significa que as chances de o veículo à sua frente frear bruscamente são mais altas, o que faz com que seja necessário que você mantenha uma distância maior do que quando realiza viagens de dia.

6. Respeite a sinalização

Essa dica parece óbvia à primeira vista, já que a legislação de trânsito deve ser obedecida em qualquer ocasião. Entretanto, muitas pessoas tendem a desrespeitar a sinalização à noite pelo fato de as estradas estarem mais vazias. Não cometa esse erro e coloque a sua segurança em primeiro lugar.

7. Faça paradas

Viagens costumam ser bastante cansativas, especialmente se elas forem longas e à noite — o que requer mais atenção do condutor. Por isso, pare em postos de gasolinas, restaurantes ou outros estabelecimentos ocasionalmente para tomar um café, fazer uma refeição ou um lanche e relaxar.

Essa pausa traz muitos benefícios para o motorista, melhora a oxigenação do cérebro, estimula a musculatura e melhora a respiração.

O corpo ainda libera endorfina se forem realizados alongamentos ou caminhadas, e esse hormônio tem uma função analgésica e traz sensação de conforto, bem-estar e alegria. Tudo isso faz com que o condutor volte ao volante com menos dores e com um humor melhor.

Normalmente, há postos a cada 70 ou 100 quilômetros na maioria das estradas brasileiras e é recomendável que as paradas sejam feitas a cada 2 ou 3 horas de viagem. Lembre-se de não parar no acostamento, no entanto, pois as chances de que ocorram assaltos são maiores, além de ser aumentado o risco de provocar algum acidente.

8. Não abuse do farol alto

O farol alto deve ser usado com cuidado para não ofuscar a visão dos motoristas que estão vindo na direção contrária ou que estão à sua frente. Ligue-o sempre que a estrada estiver livre ou quando não houver iluminação. Quando observar que está vindo um veículo do outro lado da pista, deixe apenas o farol baixo ligado.

Também não use o farol alto se o veículo precisar fazer imobilização emergencial (como em caso de pane mecânico). O certo é ligar o pisca-alerta e colocar o triângulo na estrada.

Além das nossas dicas, é importante se planejar para viajar à noite. Estude o trajeto previamente para conhecer as suas condições e verificar se há sinalização, buracos e olho de gato. Também opte pelas rodovias com pedágios, já que elas apresentam melhores condições e acesso a socorro, se for necessário.

Quer maximizar a segurança durante viagens noturnas? Então, leia o nosso material mais completo sobre o que avaliar ao fazer a revisão do seu carro!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.