fbpx

Quais as vantagens de contar com um bagageiro de teto para carros?

O bagageiro de teto para carros é útil principalmente para as longas viagens de férias familiares. Colocado na parte de cima do carro, serve para transportar os itens maiores e libera espaço no interior. 

Existem modelos mais simples, feitos para transportar itens em pequenas viagens, e robustos, feitos para coisas maiores. Os simples se destacam por serem mais fáceis de instalar. 

Mas existem várias opções no mercado. Escolher o ideal passa por achar um modelo que sirva, definir o tipo de viagem e encontrar um bom lugar para compra. A ideia do texto é mostrar as vantagens de utilizar um bagageiro de teto para carros, revelar as recomendações da lei e contar como otimizar o espaço. Boa leitura!

Como o bagageiro de teto funciona?

O bagageiro de teto para carros é um apoio que fica no topo do veículo. Seu formato une longarinas e travessas, com a função de transportar itens volumosos sem diminuir o espaço interno ou o de áreas de carga como o porta-malas. 

A parte da longarina é simbolizada pelas barras longitudinais que vão da frente à traseira do carro. Já as travessas, cruzam transversalmente o carro e se apoiam nas longarinas, servindo para sustentar itens.

Às vezes, os bagageiros apoiam maleiros, compartimentos fechados que abrigam os itens da chuva. Nos anos 1970, boa parte dos carros contavam com travessas. Mas a partir dos anos 1990, carros com teto liso se tornaram mais comuns. Por isso, os bagageiros instaláveis ganharam uma opção. 

Quais as vantagens de utilizar um bagageiro de teto para carros?

O bagageiro de teto para carros é útil para quem faz muitas viagens, busca conforto e precisa de espaço. O suporte aumenta a capacidade de armazenar peso ao longo das viagens. 

Quando acompanhado de um maleiro, o bagageiro ainda se torna mais seguro. Isso acontece porque o compartimento costuma contar com travas e fechaduras. Um dos pontos fortes do bagageiro é o fato de deixar o carro protegido. 

O suporte facilita a vida de quem tem medo de riscos ou arranhões na pintura. Vale ter em mente que o teto do veículo tem uma resistência limitada ao peso. Por isso, procure conferir os valores recomendados no manual do seu carro. 

Quais são as regras envolvendo o bagageiro de teto para carros?

Existem alguns limites legais no uso do bagageiro de teto para carros. A carga não pode passar da lateral do veículo e, ainda, tem limite de altura. Seu máximo é 50 centímetros além do teto. 

A lei ainda especifica alguns detalhes. Os itens carregados não podem atrapalhar a visibilidade do motorista ou mudar a estabilidade do carro. Se a carga passar dos limites, a infração é considerada grave. 

Por isso, gera cinco pontos na carteira e uma multa de 195,23 reais. Mas no caso do excesso de peso, o valor da multa é proporcional à quantidade de peso que excede o limite, aumentando a cada duzentos quilos.

Como escolher um bagageiro de teto para carros? 

O primeiro ponto em que vale prestar atenção é o limite máximo de peso. Conhecer a carga máxima norteia a busca por um bagageiro de teto para carros. A opção para quem levará malas e mochilas pode envolver um maleiro que proteja os itens. 

Mas um rack ou bagageiro simples pode dar conta de quem quer apenas carregar itens longos, como pranchas de surfe ou varas de pesca. Alguns maleiros usam materiais rígidos, pensados com base na aerodinâmica dos veículos.

Por isso, podem minimizar o arrasto do ar e poupar combustível. A classificação de sua capacidade é indicada em litros. Assim, é possível conferir seu volume. Mas os maleiros também costumam trazer a indicação da sua capacidade máxima. 

Quais são os cuidados com o bagageiro de teto para carros?

O principal cuidado com o bagageiro é reparar nas dimensões da carga. Procure garantir que a largura e o comprimento não excedam os do carro. A altura também não pode passar dos 50 centímetros, exceto para as bicicletas — nesse caso, o excesso é liberado. 

O carro carregado também costuma precisar de mais pressão nos pneus. Para isso, vale a checagem no manual. As cargas no teto mudam a dirigibilidade e exigem uma dose maior de atenção. 

O centro de gravidade mais alto faz com que o carro se incline mais nas curvas. Por isso, é preciso dirigir em uma velocidade menor do que a habitual. Tudo tem que estar bem ajustado, já que objetos na pista podem custar sete pontos na carteira. 

Quais são as alternativas?

Uma vez ultrapassado o limite do bagageiro de teto para carros, o passo seguinte é organizar o espaço interno. Objetos pesados precisam ficar próximos do eixo traseiro. Mas o ideal é evitar os itens sobre o tampão. 

Em uma frenagem, os objetos podem ser arremessados sobre os ocupantes do carro, além da obstrução da visão traseira. Mas se o tampão não pode ser usado, os bancos traseiros podem. 

Aqui, o único cuidado é garantir que tudo esteja bem fixado. Você pode usar uma rede para acomodar os objetos no mesmo espaço. Assim, os itens não caem nos passageiros em frenagens bruscas. Para quem tem disposição para gastar um pouco mais, pode investir em uma pequena carreta com engate. 

Quais são os outros cuidados em viagens?

Ir para a estrada exige cuidados que vão além do bagageiro de teto para carros. É o caso da revisão antes de viajar. Nesse caso, itens como embreagem, sistema de arrefecimento, filtro de ar, amortecedores, pneus e freios são conferidos. 

Se você for viajar à noite, vale descansar bem antes de ir para o volante, para evitar o sono na estrada. Os cuidados com o acelerador e com a distância entre os veículos também são importantes.

O bagageiro de teto para carros é útil para levar maleiros e objetos volumosos sem abdicar do espaço interno ou da área de carga. Combinado com o maleiro, é uma opção à prova de intempéries e, em alguns casos, aerodinâmica.

Ainda assim, é preciso tomar cuidado com as dimensões da carga, seu peso e sua influência na dirigibilidade. Embora a lei não defina nada sobre o peso, seu excesso prejudica a estrutura do carro.

Por fim, apostar em tags de pedágio pode ser uma boa para quem costuma fazer viagens com frequência. Isso porque se torna possível economizar tempo nas filas de pedágio. O que acha de receber em primeira mão dicas sobre automóveis e viagens? Então, assine nossa newsletter!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.