Como fazer para pagar o pedágio online? Entenda aqui!
Transporte privado, delivery, comunicação com os amigos — os usos para a tecnologia estão cada vez mais variados, não é? Isso faz com que as pessoas queiram aproveitar a comodidade também nas viagens e a dúvida sobre como pagar pedágio online se torna mais comum.
Por isso, você verá um pouco mais sobre o assunto ao longo do post, em que apresentamos as vantagens desse modelo e como facilitar as suas viagens com o uso do pagamento virtual. Vamos lá?
Quais são as vantagens de pagar o pedágio online?
Imagine a seguinte situação: você, depois de uma pesada semana de trabalho, decide fazer uma viagem e aproveitar o fim de semana. No entanto, se depara com uma longa fila de veículos que prolonga o deslocamento por longos minutos. Frustrante, não é?
O sentimento surge porque a expectativa de uma viagem rápida e pouco entediante não foi suprida, sendo, muitas vezes, acompanhado de desânimo e incômodo. Embora boa parte das pessoas pense unicamente no destino ao viajar, a experiência no caminho também conta.
Este é justamente o ponto forte do pagamento online: a possibilidade de pular filas. As cabines de abertura automática são voltadas para os usuários do meio eletrônico e dispensam o manuseio do dinheiro.
Como o procedimento deve ser feito?
Entender como pagar pedágio online passa por conhecer algumas formas de tecnologia voltadas justamente a facilitar esse processo. Confira alguns dos detalhes ao longo dos próximos tópicos.
Opte por um TAG de pedágio
Os pagamentos online exigem o uso de um dispositivo chamado TAG, colado no para-brisa do carro. Há a emissão de um sinal de rádio e, assim que o leitor reconhece, a cancela é aberta de forma automática.
Você pode abastecer os créditos online. Basta fazer o cadastro do seu cartão como forma de pagamento e as recargas vão para a sua fatura. O processo inteiro, nesse caso, é feito virtualmente.
E como saber quais são as cancelas corretas? Basta reparar nos espaços em que não há fila. Geralmente, as cabines são sinalizadas e você provavelmente já viu uma durante alguma viagem.
Escolha uma empresa
Não existe apenas uma opção na hora de pensar em como pagar pedágio online e o ideal é colocar os vários planos na ponta do lápis, optando pelo melhor custo-benefício. Se o pagamento é virtual, a informatização é um ponto que não pode ser deixado de lado.
Isso inclui aplicativos intuitivos e facilidade para consultar informações sobre as viagens — sendo possível saber com qual pedágio os seus créditos estão sendo gastos, por exemplo. O prazo de expiração também conta, já que as recargas podem vencer antes das suas viagens.
Por fim, observar os diferenciais e optar por marcas que se esforçam para seduzir os consumidores pode ser uma boa. Nesse caso, créditos que dispensam data de validade servem como exemplo.
Cadastre o plano mais adequado
Ainda que você opte por pagar virtualmente, vai precisar escolher o modelo de cobrança que faz mais sentido para você. Isso pode ser visto na escolha do plano. Os pré-pagos, por exemplo, contam com um modelo de saldos em que você abastece com um valor prévio, debitado ao longo das viagens.
Com o cadastro simples de um cartão de crédito, é possível recarregar virtualmente de acordo com o seu padrão de consumo. E se surgir o receio de acabarem os créditos na hora H?
Nesse caso, basta optar pelo pré-pago automático, em que a recarga conta com um gatilho, como um nível específico de saldo. Ainda há a possibilidade de escolher planos pós-pagos, contando com uma cobrança fixa mensal.
Cole o adesivo no veículo
Colar o TAG é uma atividade que boa parte dos motoristas faz de forma intuitiva. Isso não significa, no entanto, que não seja preciso tomar alguns cuidados. A razão é o fato de que a remoção o inutiliza e esse é o motivo pelo qual você não pode usar o mesmo TAG em automóveis diferentes.
O dispositivo ainda é vinculado à placa e não pode ser emprestado. Vale ficar de olho nos veículos aceitos, já que não há suporte para motos, por exemplo. A colagem é feita no para-brisa de forma horizontal.
A recomendação comum é manter aproximadamente quatro dedos abaixo do topo. Ainda assim, isso não é uma regra absoluta e muda no caso dos carros com retícula — em que é preciso evitar a parte pontilhada.
Pague o pedágio pela internet
O pagamento com o cartão de crédito costuma funcionar de forma simples e talvez você já tenha feito compras online com o uso de um. Basta inserir o número do cartão, o código de segurança e o seu prazo de validade
Por isso, o processo é prático e o saldo costuma ser liberado sem muitas complicações. Como no sistema de recargas para celulares, as marcas costumam contar com valores predefinidos — por exemplo, números múltiplos de R$ 50.
Se você for Pessoa Jurídica, como os embarcadores e transportadores, procure observar se há planos específicos e como são as mudanças. Nesse caso, os valores de recarga e as taxas podem ser diferentes.
Como a Move Mais pode ajudar no pagamento online?
Sabe os TAGs que citamos ao longo do texto? Então, a Move Mais é justamente uma empresa especializada no assunto. Contando com as menores taxas do mercado e se diferenciando pelo atendimento, a empresa disponibiliza vários planos.
Seja para Pessoa Física, seja para Jurídica, a Move Mais procura atender a perfis diferentes, servindo tanto para motoristas amantes de viagens quanto para gestores preocupados com a sua frota.
Saber como pagar pedágio online pode fazer você esquecer a necessidade de parar em filas e contar moedas de uma vez por todas. Basta adquirir o seu TAG e desbloquear o dispositivo, que estará pronto para uso. Não se esqueça de que, mesmo sem o TAG, o pagamento do pedágio é sempre necessário. Isso porque a evasão pode levar a uma série de penalidades, como retirada de cinco pontos da CNH.
Que tal adquirir o seu TAG e finalmente viajar com o mínimo de preocupação possível com demoras, filas e manuseio de dinheiro físico? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!