fbpx

O que você precisa saber antes de comprar um motorhome?

O vanlife é o sonho de quem sonha em acordar à beira de uma paisagem chamativa e viver ou turistar sem endereço fixo. Esse estilo de viagem aumentou durante a pandemia, já que é uma forma de contornar os hotéis fechados e fez com que muita gente se perguntasse sobre o que é preciso saber antes de comprar motorhome.

Assim, o setor se “airbnbizou”, ao surgir apps de aluguel de motorhome similares aos feitos para imóveis. Mas a compra pode ser a opção ideal para quem quer explorar os principais destinos do Brasil e da América do Sul.

A ideia do post é explicar o que você precisa saber antes de comprar motorhome, revelando quais são as características desse tipo de veículo e algumas dicas para encontrar um bom motorhome. Boa leitura!

Quais são as características de um motorhome?

Os motorhomes são veículos que trazem um conforto análogo ao de uma casa. É diferente de um trailer por ser um veículo em si, em vez de uma estrutura acoplada a outro. A ideia é suprir a maior parte das necessidades domésticas, com cozinha, espaço para dormir e para armazenamento.

Mas a sua lista de requisitos pode ser diferente da usada por outras pessoas. Um motorhome segue a lógica de uma casa. Por isso, podem ser diferentes uns dos outros, variando de acordo com as necessidades dos habitantes. Nesse caso, pesa a forma que você quer acampar e o que deseja fazer durante as viagens.

Os modelos variam entre si. Alguns contam com confortáveis e espaçosas camas, enquanto outros apostam em sofás práticos, dobráveis e minimalistas. Aqui, vale pensar nas necessidades que precisam ser supridas, levando em conta o tamanho da cozinha e itens pessoais como pratos, roupas e opções de entretenimento.

Como um motorhome funciona?

As primeiras versões de motorhome apareceram ainda nos anos 1910, fruto da extinta Pierce-Arrow. Os veículos eram mais rudimentares, contando com uma cama dobrável que podia funcionar como banco, um vaso sanitário e uma pia. Assim, o modelo começou a ser produzido em massa junto aos trailers alguns anos depois.

Mas os motorhomes perderam popularidade durante a crise de 1929 e sua produção foi interrompida na Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, vários soldados voltaram aos países de origem ansiando por formas econômicas de férias, o que fez retomar a produção. Aos poucos, os veículos se tornaram mais confiáveis.

Hoje, existem desde modelos muito simples até alguns extremamente luxuosos, com espaços para garagem e interiores requintados. É possível encontrar até modelos com microondas, lavadoras de roupa, chuveiros aquecidos, antenas e por aí vai. Assim, reproduzindo a experiência de se sentir em casa onde quer que esteja.

O que você precisa saber antes de comprar motorhome?

Sair por aí de motorhome e adotar o vanlife é uma decisão que costuma exigir uma boa dose de análise. Isso porque uma casa sobre rodas pode sair mais cara do que uma convencional e, por isso, vale tomar alguns cuidados. O primeiro é o destino.

Se você quer explorar o Brasil, por exemplo, vale ter em mente que nem sempre há estradas seguras e de boa qualidade. Por isso, muita gente aposta nos campings reservados à algumas regiões do país. Caso queira conhecer outras nações, confira se as leis são amigáveis para os viajantes.

Algumas nações têm redes de parques e paradas acessíveis aos motorhomes. Outro ponto em que vale prestar atenção é nos suprimentos. Você vai precisar abastecer água, despejar esgoto e por aí vai. Existem países que não aceitam a carteira de habilitação brasileira e, por isso, procure tirar sua PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Como encontrar um bom motorhome?

Na hora de comprar motorhome, vale criar uma lista de desejos. Nela, pode colocar os recursos que gostaria que o motorhome tivesse e reorganizar em ordem de importância. O ar condicionado pode ser essencial para algumas pessoas, enquanto outras não abrem mão da televisão. Alguns itens que ficaram na parte de baixo da lista talvez sejam cortados no final.

Além dos itens, você pode conferir se há espaço suficiente. Um motorhome pequeno pode suprir as necessidades de um casal, mas não de uma família. Já os espaçosos, tem um preço mais salgado se forem usados por poucos ocupantes. Às vezes, detalhes como a largura e o comprimento das camas fazem diferença.

Procure ter em mente que os veículos também têm layouts variados. Isso inclui a posição da sala, a disposição das camas e o arranjo da cozinha. Por fim, repare na capacidade de armazenamento. Muitos viajantes subestimam a quantidade de espaço que vão precisar para suas roupas, sapatos e equipamentos.

Para que perfil vale a pena comprar motorhome?

A principal vantagem do motorhome é a liberdade. Você passa a estar no comando e pode trocar a rota, ficar em algum lugar por mais dias, viajar de forma flexível e contornar as limitações dos hotéis. Aqui, você não precisa perder tempo arrumando malas e fazendo check-in. Com tempo livre, é possível explorar inúmeros destinos de uma vez.

Mas o modelo também tem suas limitações. Isso porque se o motorhome permite mais liberdade que você ganha ao contornar os hotéis tem a desvantagem de gerar estadias mais trabalhosas. Nesse tipo de viagem, é preciso ter cuidados similares aos da casa: limpar, cozinhar, por exemplo.

O motorhome é mais indicado aos viajantes que não tem muita pressa ou apreço por cidades grandes. A razão é o fato de que esse tipo de veículo é mais pesado e lento do que um carro comum, além de ter uma dirigibilidade complicada nas metrópoles. Isso vale até para tarefas simples, como encontrar vagas de estacionamento.

Comprar motorhome exige uma certa ponderação por causa dos valores, mas traz uma boa dose de liberdade e experiências diferentes para os adeptos. O ideal é ter os destinos bem planejados, levando em conta os restaurantes, campings e postos de gasolina.

No Brasil, dirigir um motorhome exige que você tenha a carteira de habilitação “B”. Por não ter uma cultura de acampamento muito difundida, o ideal é escolher estados mais receptivos e com um bom número de campings.

Mas você pode apostar em alguns itens para tornar as viagens mais confortáveis. Por exemplo, os TAGs de pedágio, permitindo o pagamento automático. Caso queira aprender mais sobre automóveis e viagens, pode seguir nossa página no Facebook!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.