O que é desmobilização de frota e como fazer na prática?
Você já parou para pensar no que fazer quando decide deixar de usar algum veículo na empresa? Se a resposta para essa pergunta é “não”, a desmobilização de frota pode ajudar. Isso porque desmobilização de frota trata justamente do processo responsável por encontrar um destino para os automóveis e, ainda que alguns gestores façam de forma intuitiva, o ideal é prestar atenção em pontos como os que você vai ver ao longo deste post.
Vale ressaltar que esse não é um processo burocrático e pode ser até uma oportunidade de ganhar dinheiro. Por isso, decidimos contar como funciona, qual é a melhor forma de fazer na prática e algumas outras ideias importantes. Para saber mais, é só continuar a leitura com a gente!
O que é a desmobilização da frota?
A maior parte dos gestores pensa em como lidar com um veículo enquanto ele é útil, certo? Isso significa que a desmobilização é um conceito que nem todo mundo conhece. Basicamente, diz respeito ao destino que se dá a um veículo quando ele deixa de fazer sentido na empresa.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre desmobilização de frota junto ao conceito de logística reversa. Se a logística comum faz com que você pense sobre como levar um produto para consumir, a reversa pensa o processo contrário — o que fazer após o consumo.
Sabe quando citamos que a ideia pode ser uma oportunidade para ganhar dinheiro? Então, isso acontece porque um dos destinos de um veículo é a venda. Como desmobilizar do jeito certo? Você vai ver ao longo dos próximos tópicos.
Como fazer a desmobilização de frotas na prática?
Pensar em desmobilização de frota é ficar de olho em pontos como custo, depreciação, tempo de contrato, quilometragem e por aí vai. Vale identificar a hora certa de iniciar o processo e reparar em alguns indicadores.
Fique atento ao tempo de vida útil dos veículos
O processo costuma começar bem antes da desmobilização de frota em si. Um erro comum na gestão de frotas é a falta de manutenção dos veículos e a pouca atenção à vida útil — o que faz diferença na frequência de desmobilização.
Selecione os veículos
A desmobilização não funciona da mesma maneira para todos os veículos. Alguns podem ir para concessionárias, outros podem participar de leilões e ainda há os que vão mais em conta para os próprios motoristas da empresa. Por isso, procure ponderar bem.
Tome cuidado com a documentação
Vamos supor que você seguiu as dicas anteriores e, ainda assim, o veículo precisa ser vendido. Aqui, você pode ficar de olho na documentação, preenchendo os papéis corretamente e tomando cuidado com pendências como multas.
A desmobilização de frotas é um passo importante que pode passar despercebido, já que o foco costuma estar no veículo enquanto útil para os propósitos da empresa. Ainda assim, cuidados simples com documentação e manutenção podem fazer uma boa diferença.
Não se esqueça de que a atenção à desmobilização de frota também é válida na hora de otimizar os custos de transporte. Por isso, procure analisar o custo-benefício de cada veículo para saber se já está na hora da venda.
Embora desmobilização seja um processo simples, não é tão conhecido — o que faz com que algumas dúvidas pintem de vez em quando. Se esse for o caso, não deixe de contar para a gente nos comentários!