fbpx

Como recuperar um farol amarelado?

O farol amarelado prejudica a visão no volante, o que atrapalha a experiência de dirigir. Eles ficam assim por causa da exposição à chuva e ao sol. Isso corrói sua camada protetora. A peça traz a iluminação para que o carro funcione com segurança em lugares de baixa visibilidade.

Assim, aumenta a claridade e oferece aos outros motoristas da via informações sobre a presença do carro, o tamanho, a direção e a velocidade. É um projetor de luz. Originalmente, os faróis eram rudimentares.

Eles usavam a luz da chama de uma vela ou eram alimentados por inflamáveis como querosene e acetileno. Hoje, seu funcionamento é puramente elétrico. Nos próximos tópicos, você vai ver algumas dicas para deixar o farol com cara de novo. Boa leitura!

Por que o farol fica amarelado?

Os faróis têm um material do tipo acrílico. Isso faz com que percam a aparência translúcida aos poucos, o que prejudica sua saída de luz. O problema é que a iluminação é um fundamento da segurança no trânsito.

Por isso, a primeira coisa que você precisa ver é o nível de degradação. Se for alto, é sinal de que você precisa trocá-lo. Originalmente, eram feitos de vidro, o que mantinha uma durabilidade maior. A razão pela qual ficam amarelados é a exposição à chuva e ao sol.

Essas são condições comuns de quem dirige, o que faz com que não dê para evitar definitivamente o desgaste. A alternativa é atenuá-lo. Você pode, por exemplo, remover os insetos que ficam presos à peça. Quando eles morrem, liberam toxinas que degradam o acrílico.

Como recuperar um farol amarelado?

Existem várias formas de limpar o farol amarelado. Comece com uma lixa de água, massa de polir e estopas. Molhe ele e só deixe a lixa entrar em contato quando estiver úmido o suficiente. O atrito sem água danifica o material do farol. Depois, lixe por dez minutos.

Não se assuste caso o aspecto seja embaçado. É assim mesmo. Depois, espere o farol secar. A partir daí, ponha a massa de polir com a estopa e esfregue a massa na peça. Você vai precisar de atrito para fazer efeito.

Em seguida, jogue água. Caso não tenha ficado transparente o suficiente, pode aplicar mais massa de polir para que a transparência seja a ideal. O trabalho vale a pena, já que os faróis amarelados prejudicam a aparência e desvalorizam o carro na venda.

Como é a regulagem e manutenção dos faróis?

Existem outros problemas além da opacidade no farol. É o caso dos danos nas fixações, desregulando seu facho. Nesse caso, o ideal é procurar o serviço de manutenção. A recomendação é procurar um especialista, evitando fazer o reparo em casa.

Isso porque você pode precisar desmontar a peça, o que exige um conjunto de ferramentas específicas, como uma politriz. Aqui, você pode procurar uma concessionária ou autoelétrica, desde que o local tenha know-how para isso.

Quando o sistema de iluminação não funciona, você corre o risco de sofrer multas e ter má visibilidade. Transitar com o farol desregulado é infração grave, que leva a uma multa de R$ 195,23, com cinco pontos na carteira e retenção do carro.

Quais são os cuidados com faróis na chuva?

O principal ponto de atenção da iluminação ao dirigir na chuva é o farol baixo. Ele garante luz na parte frontal e da de trás, permitindo que os outros motoristas enxerguem seu carro. Mantenha-se, também, a distância.

Isso é o que traz tempo de reação no caso de um susto na pista. Deixe, pelo menos, um carro de distância. Na chuva, vale também evitar as ultrapassagens desnecessárias. Às vezes, os motoristas disputam por locais secos na pista, o que é fonte de problemas.

Aqui, há um risco maior de aquaplanagem, quando os pneus perdem aderência e deslizam. Isso aumenta a distância de frenagem, pode causar perda de controle do carro e levar a acidentes. Por fim, evite os locais que alagam com mais frequência.

O que reparar ao usar os faróis de noite?

O principal cuidado ao viajar à noite é evitar o farol alto. É preciso ter cuidado ao usá-lo, para que não ofusque a visão dos motoristas que vêm na outra direção. Ligue só quando a estrada estiver livre ou quando não ver iluminação. 

Se ver algum carro do outro lado, deixe só o farol baixo. Evite o farol alto caso o carro tenha uma pane. Em vez disso, opte pelo pisca-alerta e deixe o triângulo na pista. Você pode tomar outros cuidados além da iluminação.

Por exemplo, o descanso. Cuide para que possa minimizar o cansaço enquanto dirige. Do contrário, corre o risco de cochilar no volante ou de estar cansado demais para prestar atenção.

Como usar os faróis na neblina?

O farol de neblina traz uma luz mais forte na traseira. Ela se volta para o chão, ajudando o motorista de trás a identificar o carro. É útil principalmente nessas situações em que há problemas de visibilidade.

Para os carros que não o tem, vale a dica de direção noturna e na chuva: use faróis baixos. Assim, não atrapalha a visão de quem vem do outro lado. Na neblina, a luz do farol alto reflete nas gotículas de água, prejudicando ainda mais a visibilidade.

Existem outros cuidados indispensáveis ao dirigir com neblina. Procure se manter devagar. O risco de acidentes aumenta quando os motoristas se perdem no excesso de confiança. Evite movimentos arriscados, como ultrapassagens.

O farol amarelado ou fosco se deve a ação do tempo. Fatores como a chuva e o sol deterioram sua camada protetora. O acrílico é sensível, perdendo a aparência translúcida e a saída de luz.

Você pode usar uma lixa de água e apostar no polimento para resolver o problema. Outras opções incluem receitas caseiras, como vinagre, bicarbonato e detergente. O polimento com óleo de banana e o uso de água oxigenada também surgem entre as opções.

Não se esqueça de sempre consultar uma revisão ou vistoria para entender se o carro está em bom estado. Se quer receber mais dicas como as do texto, não deixe de assinar nossa newsletter! 

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.