fbpx

Lugares para viajar de motorhome: 5 destinos internacionais incríveis

Já parou para pensar em quais são os melhores lugares para viajar de motorhome? Seja como forma de turismo ou estilo de vida, as casas sobre rodas são opções confortáveis para viajar com a família.

Mas rodar o Brasil pode ser um pouco difícil. Isso porque o país não conta com uma estrutura para esse tipo de viagem. Por isso, não há muita segurança nas estradas, assim como há poucos pontos de parada feitos para pernoitar e asfaltos em boas condições.

Isso faz com que valha a pena buscar países motorhome-friendly. A ideia deste texto é revelar algumas das opções de lugares para viajar de motorhome mais receptivas internacionalmente e contar um pouco sobre cada uma. Preparado? Continue a leitura!

1. Noruega

A Noruega tem paisagens atrativas e a sua lei “allemannsretten”, o direito de acesso público. Essa palavra difícil significa que qualquer um pode acampar livremente por até dois dias nas terras não cultivadas do país. Lá, você estará no lado ocidental da Península Escandinava, onde há fronteira com Suécia, Finlândia e Rússia.

Famosa pelos vikings, bacalhau e vales rochosos imersos no mar, a Noruega preserva sua herança cultural nos conhecidos museus. Boa parte da culinária é influenciada pelo mar, com os crustáceos e o salmão compondo os pratos mais conhecidos do país. Além disso, um atrativo são os fiordes, os vales que estampam as fotos do país nas agências de turismo.

Outro ponto turístico que vale ser visitado é o Bryggen. Ele se resume em uma série de pequenas casas coloridas que ficam no porto e são patrimônio cultural da Unesco. Caso você goste de aventura, a capital Oslo é um dos principais destinos europeus para quem curte trilha e um lugar ecológico, com muitos carros livres de poluentes.

2. Canadá

O Canadá é repleto de campings de todo tipo, desde resorts elaborados até acampamentos simples. Os canadenses apostam em uma rede de parques que oferecem estrutura para os viajantes. Boa parte deles ainda dá acesso a alguns dos cenários mais bonitos. Aqui, o país se estende pela América do Norte e é um dos maiores do mundo em área.

Os canadenses compõem um dos países mais desenvolvidos do mundo, sendo um lugar multicultural e bilíngue (com inglês e francês como idiomas do país). A riqueza natural do Canadá chama a atenção, com campos abertos, lagos chamativos, florestas antigas e montanhas nevadas dignas de fotos nas redes sociais.

O Canadá comporta três povos diferentes: britânico, francês e indígena. Mesmo sem ser majoritário, o número de imigrantes também se destaca e você sempre pode contar com a possibilidade de interagir com outros brasileiros no país. Para os entusiastas de esportes de inverno, a região abriga várias pistas de esqui.

3. França

A França tem vários lugares de campismo gratuitos ou baratos que servem como estação de abastecimento. Geralmente, os “aires” ficam próximos das principais rotas fora das metrópoles e servem como uma boa estrutura para os viajantes. Lá, você também encontra parques de campismo, cenários naturais e edifícios históricos.

O país é acessível por várias outras nações europeias, como Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Espanha e Itália. Ele tem a maior área da União Europeia e é uma grande potência no cenário mundial. Mas o país também reserva surpresa para os viajantes, sendo o lugar que mais recebe turistas no mundo.

Sua culinária está entre as mais conceituadas do mundo e, além de tudo, a França conta com uma rica variedade geográfica, sendo repleta de montanhas, praias e campos. Você pode conferir um legado cultural atrativo e ainda fazer uma visita a Paris, uma das cidades mais visitadas do planeta.

4. Nova Zelândia

A Nova Zelândia também tem políticas para acampar livremente em alguns lugares do país, além de uma estrutura específica para viajantes. Os acampamentos geridos pelo Departamento de Conservação são alternativas econômicas e trazem a oportunidade de entrar em contato com os cenários naturais.

O país não tem dimensões continentais e você pode percorrer boa parte dele em algumas semanas. Aqui, sua geografia conta com várias ilhas distribuídas na Oceania. A cultura é dividida entre pessoas de ascendência europeia, nativos maoris e polinésios. Por se manter separada, pelo mar, do resto do mundo, a Nova Zelândia tem uma fauna particular.

Na paisagem natural, estão os fiordes, vulcões e gêiseres. A Ilha Norte atrai os surfistas, enquanto seu interior revela uma rica combinação de lagos e formações geológicas. Já a Ilha Sul conta com montanhas nevadas. Você pode esperar uma culinária britânica, com carnes e pescados.

5. Islândia

A Islândia tem vários parques de campismo distribuídos por seu território. Geralmente, não há a necessidade de fazer reserva neles, o que ajuda a tornar o passeio mais flexível. O país conta com cachoeiras, lagoas, vales, montanhas e várias atrações naturais. Assim como a Noruega, a Islândia tem uma herança cultural nórdica.

O país está entre os mais ricos e desenvolvidos do mundo, contando com uma pequena população de 360 mil habitantes. Sua posição fica no alto do mapa-múndi, também tendo um patrimônio histórico viking e a presença de vulcões. Assim, a maior parte da população vive na capital Reykjavik.

Aqui, a culinária é similar à da Noruega, com presença de Bacalhau e até de carne de Baleia. Por razões culturais, os cidadãos ainda fazem esse tipo de caça. Na Islândia, o principal cuidado é com as estradas, já que boa parte fica inutilizada por causa da neve e pode atrapalhar o turismo com motorhome. Por isso, vale conferir as condições climáticas.

Ficar de olho nos lugares para viajar de motorhome é importante para apostar em destinos receptivos, com boas estradas e redes de campings. Com o aumento na procura, os acampamentos de vários países passaram a investir em estrutura para acomodar os veículos.

Nem sempre os destinos são motorhome-friendly e, por isso, vale estudar bem os lugares para viajar de motorhome. Fora isso, fatores como segurança nas ruas e pontos de parada para abastecimento podem pesar na escolha, assim como os custos do país e o idioma.

Mas, se suas viagens forem pelo Brasil mesmo, você pode procurar os acampamentos seguros para esse tipo de público e considerar um TAG de pedágio para ter praticidade na estrada. E, se você quer receber mais dicas como as deste texto, não deixe de assinar nossa newsletter!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.