Manuseio de cargas: quais as melhores dicas e os erros que devem ser evitados?
O manuseio de cargas é um processo que impacta diretamente a qualidade do transporte de mercadorias. Se feito corretamente, ele garante à empresa a habilidade de levar aos seus destinatários produtos sem avarias ou erros. Ou seja, traz competitividade.
Por isso, todo gestor deve adotar boas práticas para otimizar o seu fluxo de trabalho e garantir que o manuseio de cargas seja feito corretamente. Isso envolve a escolha de boas soluções tecnológicas e o uso de práticas de gestão que são seguidas pelos líderes do mercado. Se você quer saber mais sobre elas, continue a leitura!
Por que é importante ter boas práticas no manuseio de cargas?
O manuseio de cargas é um dos processos que podem impactar diretamente a qualidade do serviço prestado por uma transportadora, como dito. Quando feito corretamente, ele traz benefícios, como:
- redução de prazos;
- diminuição dos custos de entrega;
- redução do número de produtos entregues com avarias;
- melhoria na experiência do consumidor.
Tudo isso, em conjunto, torna o negócio mais competitivo. A empresa será reconhecida como uma organização capaz de atender às demandas do seu público-alvo com qualidade e baixo custo. Desse modo, as receitas futuras podem ser garantidas por meio de consumidores mais fidelizados.
Que estratégias utilizar para otimizar o manuseio de cargas?
O manuseio de cargas pode ser otimizado a partir de várias abordagens. Adotar as corretas ajuda o negócio a se manter alinhado com o seu mercado de atuação. Ao mesmo tempo, coloca o negócio à frente da concorrência mesmo em momentos desafiadores.
Confira as principais medidas a seguir e veja como elas afetam o dia a dia da empresa!
Acomode os produtos da forma correta dentro dos veículos
A maneira como a empresa armazena os seus produtos dentro de veículos nem sempre é um objeto de atenção de profissionais da área. Mas esse ponto não deve ser negligenciado jamais: o correto armazenamento impacta os riscos aos quais o motorista é exposto e pode até gerar o desgaste prematuro das peças dos automóveis ou o consumo excessivo de combustível.
Os produtos mais pesados sempre devem ficar no centro do veículo. Já as cargas precisam ser distribuídas de modo uniforme entre os eixos. Isso melhora o centro de gravidade (dando mais estabilidade para o automóvel) e maximiza a vida útil dos equipamentos, afinal, o seu peso ficará mais bem distribuído na carroceria.
Considere as normas de armazenamento conforme o tipo de carga
Algumas cargas demandam regras específicas para o armazenamento, o manuseio e o transporte. Sempre valide com um especialista se há a demanda por procedimentos próprios para um transporte e não deixe de investir em equipamentos especiais para o manuseio e o transporte de mercadorias, como produtos químicos e de saúde.
Seguir boas práticas de transporte e manuseio de cargas com normas especiais é fundamental. Isso minimiza as chances de a empresa ser multada ou ter acidentes de trabalho. Além disso, garante que as cargas chegarão ao destinatário final no estado adequado.
Faça a manutenção periódica dos veículos
A manutenção periódica de veículos garante que eles sempre estarão prontos para levar as cargas de modo adequado. Além disso, melhora a sua vida útil. Por isso, não deixe de contar com estratégias de otimização das ferramentas.
O ideal é que a manutenção tenha sempre um enfoque preventivo. Isso envolve manter um rastreamento do desgaste de todas as peças e a sua troca programada. Dessa maneira, a empresa pode evitar acidentes ou situações em que a carga é danificada por conta de um problema nos equipamentos utilizados para transporte e manuseio.
Utilize o apoio da TI
A tecnologia pode ajudar a empresa a otimizar o rastreamento de cargas. Assim, o seu manuseio sempre será preciso e automatizado. Tudo isso sem perda de produtividade ou aumento de gastos.
A Internet das Coisas e as etiquetas RFID, por exemplo, ajudam no rastreamento das cargas. A empresa saberá sempre onde um produto se encontra. Desse modo, as chances de um item ser extraviado ou perdido serão muito menores.
Revise procedimentos regularmente
Regras de manuseio e transporte de cargas mudam regularmente. Se o negócio deixa de acompanhar essas alterações, ele corre o risco de pagar multas ou perder competitividade. Por isso, gestores devem estar atentos e sempre adaptar as suas práticas corretamente.
Esse é um processo de revisão de rotinas que precisa estar integrado ao dia a dia do negócio de modo permanente. Se julgar necessário, a empresa também pode fazer uma comparação com as práticas da concorrência. Isso minimizará ainda mais os riscos de a marca não acompanhar as tendências do setor e de deixar de ficar alinhada com as demandas dos seus clientes e com os parceiros comerciais.
Adote indicadores
Métricas de performance são fundamentais para a empresa ter um acompanhamento contínuo do seu fluxo de trabalho. A partir delas, o gestor pode encontrar e corrigir problemas em tempo real. Por isso, o negócio deve implementar indicadores de qualidade e de performance alinhados com as rotinas da área e fazer um uso estratégico de cada um.
Entre as métricas que ajudam na melhoria do manuseio de cargas, podemos apontar:
- índice de cargas entregues sem avarias;
- tempo médio de manuseio;
- número de entregas em atraso.
Que erros não devem ser cometidos ao manusear cargas?
Além de utilizar boas práticas para o manuseio de cargas, a empresa também deve evitar rotinas que levam a resultados ruins. Elas são conhecidas do mercado e passam por alguns erros, como:
- deixar de treinar as equipes com as normas internas;
- não documentar as regras de trabalho;
- não implementar indicadores de performance e de qualidade;
- não revisar os procedimentos regularmente;
- não ficar atento às normas específicas do setor e do tipo de produto que será transportado.
Tudo isso contribui para manter o negócio em um nível baixo de qualidade operacional. As falhas serão mais frequentes, assim como os atrasos, as avarias em produtos e o desperdício de recursos. Portanto, fique atento e garanta que as equipes estarão preparadas para evitar esse tipo de situação.
Empresas de logística precisam se manter atentas continuamente para que o fluxo de trabalho sempre tenha alta qualidade. Utilizar boas práticas no manuseio de cargas é um dos primeiros passos para atingir esse fim. Por isso, sempre adote rotinas mais eficientes e busque treinar as equipes para que elas tenham o conhecimento necessário para haver um bom nível de performance a todo momento.
Gostou dessas dicas? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais para que os seus contatos também conheçam essas práticas!