Importância do planejamento de rotas e como calcular os pedágios!
O planejamento de rotas é uma tarefa fundamental para qualquer empresa que trabalhe com logística e transporte de mercadorias. Além de garantir a eficiência da operação, ele também pode gerar economia de tempo e dinheiro, além de contribuir para a segurança dos motoristas e da carga.
Um dos aspectos que devem ser considerados na elaboração de um plano de rotas é o cálculo dos pedágios. Embora possa parecer um detalhe insignificante, essa é uma despesa que pode pesar significativamente no orçamento de uma Frota, especialmente se ela trabalha com grande volume de cargas e precisa atravessar várias praças de pedágio.
Continue a leitura para entender a importância de fazer um planejamento de rotas eficiente e como calcular os pedágios. Confira!
O que é planejamento de rota?
O planejamento de rota é um conjunto de análises e medidas que permite visualizar as estradas mais seguras, trajetos mais rápidos, a melhor sequência de paradas e o melhor cálculo de pedágio.
Tudo isso considerando o tipo de mercadoria transportada, as possibilidades de tráfego, a distância percorrida, o veículo que será utilizado, as demandas do cliente, e assim por diante.
Uma frota que transportará um material mais frágil, por exemplo, deve transitar exclusivamente por vias pavimentadas e sem irregularidades, pois leva produtos perecíveis.
Por outro lado, precisa fazer um caminho mais rápido, com menos riscos de alternâncias. O planejamento de rota também é responsável por proteger o motorista e a carga transportada de ações criminosas.
Qual a importância do planejamento de rota?
A estratégia que um bom planejamento de rota oferece, permite que o serviço esteja de acordo com as necessidades dos clientes, obedecendo aos prazos combinados e aumentando seus níveis de satisfação. Sem contar a questão da segurança do condutor, mapeando áreas de risco e evitando transtornos com a criminalidade.
Outro ponto muito importante é a questão do combustível e os preços excessivos. Com o planejamento de rota, o veículo tende a consumir menos, sendo possível escolher trajetos que passem por postos mais confiáveis, e até mesmo fazer parcerias com a sua empresa.
Qual a importância da tecnologia no planejamento de rotas?
Uma ótima solução e bastante útil para empresas de transporte que desejam otimizar o processo logístico e reduzir gastos é contar com softwares especializados em planejamento de rotas.
Esses programas permitem a criação de rotas inteligentes, levando em consideração todas as variáveis envolvidas no processo, como perfil dos motoristas, a capacidade dos veículos, a localização dos clientes e os horários de entrega.
Entre as inúmeras vantagens na utilização dessa ferramenta, algumas merecem destaques. Confira, a seguir, os principais benefícios!
Redução de custos
Com a ajuda da tecnologia, é possível criar rotas mais eficientes, considerando diversos fatores como distância, tempo, custo de combustível, entre outros. Com isso, é possível reduzir os gastos com gasolina e manutenção dos veículos, além de diminuir o tempo de viagem e aumentar a produtividade dos motoristas.
Aumento da produtividade
Falando em produtividade, uma boa ferramenta de planejamento de rotas pode ajudar a otimizar o tempo dos funcionários, evitando atrasos e desperdícios de tempo em engarrafamentos ou rotas pouco eficientes. Isso pode aumentar a produtividade da equipe, permitindo que mais tarefas sejam concluídas em menos tempo.
Melhoria no atendimento ao cliente
Ao planejar rotas mais eficientes é possível também garantir um melhor atendimento ao cliente. Com entregas mais rápidas e precisas é possível conseguir a sua fidelização, além de aumentar a satisfação.
Análise de dados
Com o uso de tecnologia, você também consegue coletar e analisar dados sobre o desempenho da equipe de logística, como tempo de entrega, consumo de combustível, entre outros. Esses dados podem ser usados para identificar oportunidades de melhoria e aprimorar ainda mais o planejamento de rotas.
Flexibilidade e adaptabilidade
A tecnologia permite que o planejamento de rotas seja mais flexível e adaptável a mudanças inesperadas, como imprevistos no trânsito, alterações de horário ou até mesmo mudanças de rota durante a viagem. Isso permite uma resposta mais rápida a situações adversas e pode evitar atrasos e problemas de logística.
Como calcular a rota com pedágio?
Toda empresa de transporte ou motorista prevenido antes de começar a sua viagem investe um tempo para analisar e fazer cálculos da rota que deseja seguir, atentando aos trajetos com pedágio.
Embora não exista uma fórmula específica para calcular rotas com pedágios, por causa das particularidades entre os tipos de rotas, podemos citar algumas etapas que servem como norte para mensurar os custos desses trajetos. Veja como analisar cada um deles a seguir!
Caminho da rota
Para definir o melhor caminho é necessário conhecer primeiro quais são as possíveis rotas alternativas para chegar ao destino, considerando as vantagens e desvantagens delas para o veículo. Em outras palavras, verificar as condições das estradas na rota.
Geralmente, os trechos com as melhores condições são justamente aqueles com pedágios, pois têm manutenção e monitoramento constantes. Por isso, elabore o seu roteiro considerando vias pedagiadas.
É importante atentar também para a diferença de preço dos pedágios, já que, em diversas vezes, o valor do pedágio de um trajeto é inferior a outro, porém, a distância percorrida pode ser maior, não valendo a pena a troca da rota.
Veículo utilizado
O tipo de veículo também é algo que deve ser levado em conta no momento de calcular a rota com pedágios.
Por exemplo, o valor do pedágio de caminhão é cobrado a partir do número de eixos. Dessa forma, quanto maior for a quantidade de eixos do veículo, maior é o valor a ser pago.
Praças de pedágio
Saber exatamente quais são as praças de pedágio no trajeto escolhido também é fundamental para facilitar o cálculo da rota. No site da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), você consegue verificar uma lista com todos os pedágios existentes em diferentes trechos.
Como você pode ver, um bom planejamento de rotas é indispensável para qualquer viagem, especialmente se tratando de cálculo de pedágio. Neste caso, a tecnologia na Move Mais é a melhor solução, já que entrega um serviço que se destaca pela economia, segurança e conveniência.
Quer saber mais sobre como podemos ajudar você a gastar menos com pedágios? Entre em contato com a gente!