fbpx

Afinal, como garantir uma maior produtividade da frota? Entenda!

Garantir uma maior produtividade da frota é um desafio que envolve diferentes abordagens e uma análise profunda do próprio negócio. Isso acontece porque a capacidade de entrega está intimamente relacionada a fatores de infraestrutura e planejamento. Sem essas duas análises, é impossível conseguir entender o que gera os resultados atuais.

Apesar dos fatores externos como trânsito, condições da pista e até mesmo acidentes também implicarem em uma redução da produtividade, é preciso entender que com um planejamento apropriado essas variáveis podem ser razoavelmente controladas e superadas com um pouco de flexibilidade.

O verdadeiro desafio está na análise dos recursos e principalmente na eficiência da companhia, que pode aumentar ou diminuir de acordo com as condições de trabalho e com o que é exigido por cada colaborador.

Abaixo, falaremos mais sobre como você pode aumentar a produtividade, reduzir alguns custos e ainda manter a satisfação dos seus funcionários em alta. Gostou da ideia? Continue a leitura até o final!

A importância do bom planejamento de rota

A produtividade depende, entre outros fatores, de um planejamento de rota eficaz e flexível. Como mencionamos, é importante estar atento a engarrafamentos e para acidentes na pista, ambas são condições que atrasam em muito um percurso e, portanto, devem ser evitados.

A ideia é conseguir observar e “prever” esses infortúnios com o uso da tecnologia. Hoje, excelentes aparelhos e serviços de GPS são capazes de demonstrar lentidão ou interrupção do fluxo do tráfego em uma pista e, por isso, o uso é indispensável.

Outro fator que vale a pena mencionar é que nem sempre as decisões se darão pelo executivo da companhia ou pelos cargos mais altos. Em determinadas circunstâncias os motoristas serão desafiados com escolhas que somente eles podem tomar e aqui entra nosso segundo grande e importante tópico sobre produtividade.

Tenha um processo de treinamento moderno e estruturado

Não há como fugir: no final do dia, os motoristas são os que fazem o trabalho operacional. Eles devem dirigir todo o percurso com atenção, sendo capaz de desempenhar a função de maneira eficaz e menos complicada possível.

No entanto, existem inúmeras situações de trânsito em que as decisões e escolhas ficam somente por conta desses profissionais. A ideia é qualificá-los ao máximo para que eles consigam não só optar pelas alternativas mais vantajosas, como também sejam capazes de contornar problemas usuais do serviço.

Tudo isso requer um treinamento moderno e estruturado, que considera o uso proativo de tecnologia e das últimas novidades do mercado. Um colaborador bem-preparado para as adversidades é uma ferramenta indispensável para sua companhia e para seus resultados ao longo do ano.

Cuide da manutenção dos veículos de maneira proativa

A manutenção dos veículos é uma das áreas mais importantes da produtividade. É aqui que você consegue efetivamente cortar custos de maneira segura e é nessa área que se torna possível garantir a satisfação dos condutores.

Os custos podem ser reduzidos com algumas medidas proativas, como manutenção preventiva e preditiva e, ao longo da observação de demais problemas, é encorajada a renovação da frota e demais abordagens que façam com que seus recursos financeiros sejam mais bem realocados.

Gastar com peças e sempre lidar com veículos que apresentam baixa é um problema difícil de ser contornado que, além de gerar um gasto financeiro, também gera perdas do ponto de vista funcional da sua empresa.

Motoristas passam a trabalhar em piores condições e são obrigados a conduzir em circunstâncias que não são agradáveis. Além disso, são constantemente estressados com a possibilidade de ficar parado em algum acostamento para esperar por socorro (isso quando a quebra não acontece em locais de muito tráfego).

Portanto, o investimento e a análise de todas essas circunstâncias de trabalho devem ser constantes. A produtividade está intimamente relacionada aos veículos, portanto, não há como desassociar esses dois tópicos.

Invista em tecnologia

A tecnologia é indispensável para uma companhia que busca competitividade e produtividade. Hoje, existem dezenas de ferramentas que auxiliam na jornada do motorista. Cada um deles são ferramentas que podem transformar o planejamento de rotas e, além disso, são essas alternativas que garantem o conforto e a tomada de decisões do colaborador que está na pista.

Além dessas ferramentas mais práticas, existem outras que garantem o rastreamento e a análise do comportamento do condutor. Tudo isso faz com que seja mais fácil adotar medidas de segurança e, principalmente, algumas políticas internas que garantem mais qualidade de saúde, segurança e produtividade.

Inclusive, adicionar pequenos momentos de descanso, entre outras medidas de conforto para o colaborador, pode aumentar a segurança do condutor e garantir que o percurso seja realizado em tempo mais hábil.

Isso acontece porque o motorista passa a trabalhar de maneira confortável, em vez de passar pelos vários quilômetros tendo que lutar contra o sono, dores ou desconfortos que atrapalham o serviço e sua capacidade de entrega habitual.

Escute as necessidades dos colaboradores 

Por fim, é impossível aumentar a produtividade sem realmente conhecer as necessidades dos colaboradores. Às vezes, os detalhes nos veículos ou na decisão das rotas fazem total diferença para aqueles que realmente estão com as mãos no volante.

Por essa razão, escutar as críticas e sugestões desse setor da sua empresa é fundamental para o sucesso e até mesmo para a satisfação dessa importante força motriz da sua companhia. Escute-os e considere cada uma das suas sinalizações. 

O ideal é que você consiga solucionar o máximo possível de problemas ou necessidades dos motoristas e, quando não for possível, explicar e orientar por que ainda não é a hora de mudar certos cronogramas ou circunstâncias relacionadas ao trabalho.

Essa comunicação direta também auxilia na criação de um programa de incentivo empresarial e também pode servir como fonte de novas ideias para o futuro.

Note que garantir uma maior produtividade da frota é um trabalho multifatorial que deve ser feito de maneira constante ao longo dos meses e não somente uma rápida ação pontual que não se sustenta ao longo do tempo. Por isso, evite ações rápidas e sem nenhum embasamento. 

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.