Entenda como funciona o refinanciamento de veículos
O refinanciamento de veículos consiste na utilização do seu automóvel para a obtenção de uma nova linha de crédito. O carro se torna a garantia de pagamento para o banco que, consequentemente, facilitará a aprovação do empréstimo.
Esse método de obtenção de linha de crédito pode ser vantajoso em muitos aspectos diferentes. O primeiro deles é que, normalmente, as taxas de juros são bem mais baixas do que o habitual, o que pode ser um baita atrativo em momentos de dificuldade financeira ou de planejamento para alguma aquisição de maior porte.
Além disso, o refinanciamento garante uma aprovação de crédito muito mais rápida e facilitada, o que também é outro grande benefício para quem busca (ou precisa) de um montante rapidamente.
Neste texto, falaremos mais sobre essa abordagem de crédito de maneira clara e objetiva. Assim, você saberá as principais vantagens e desvantagens desse tipo de crédito para sua vida financeira. Quer saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!
O veículo continua no nome do proprietário
Muitas pessoas que estão procurando por informações sobre o refinanciamento de veículos se perguntam sobre algumas particularidades sobre essa modalidade. Elas já sabem um pouco sobre as menores taxas de juros e também sobre a facilidade para a obtenção do empréstimo, mas, se perguntam sobre outros detalhes que são pouco difundidos.
Um deles — e talvez a maior dúvida de todas — é sobre o direito de uso da propriedade. Muitos se perguntam se é possível utilizar o veículo diariamente ou se a instituição financeira (credor) permanecerá com o automóvel em posse.
De antemão, é preciso dizer que nenhuma dessas circunstâncias são habituais. Normalmente, no refinanciamento de veículo, o automóvel permanece no nome do proprietário, que é livre para utilizá-lo durante o seu cotidiano.
Deve ser ressaltado que pode haver restrições de uso conforme o contrato firmado. Mas, na maioria das vezes, há total liberdade. Também é válido dizer que é possível fazer o refinanciamento com vários tipos de veículos, e não somente carros. Motos e até mesmo caminhões podem servir como garantia para a instituição bancária que oferta esse tipo de linha de crédito.
A única coisa que deve ser frisada é que no caso da inadimplência das parcelas, o bem refinanciado será automaticamente transferido para o credor. Por isso, é fundamental entender esse detalhe antes de prosseguir.
Entenda como funciona a oferta de crédito
Em qualquer banco ou instituição financeira existe uma série de critérios que são utilizados para a liberação de crédito. Portanto, quanto maior o risco para o credor, maiores são as taxas de juros aplicadas.
Em situações de risco elevado, também existe a liberação de menos dinheiro e quase sempre o processo de aprovação se torna bem maior e mais complicado. Se tratando do refinanciamento de veículos, é possível dizer que essas duas circunstâncias deixam de ser um problema.
Abaixo, falaremos porque o refinanciamento pode ajudá-lo a eliminar essas duas grandes dificuldades e como o uso do patrimônio como garantia pode ser de grande ajuda nesses momentos mais difíceis.
Os prazos da oferta são maiores
O prazo para pagamento sempre varia de banco para banco, mas, no refinanciamento de veículos, é comum observarmos maiores facilidades para pagamento. Uma delas é a obtenção de prazos maiores para a quitação do valor emprestado, que costuma ter prazo máximo de até 60 meses.
Muitas pessoas podem observar que o crédito pode ser pago em maior número de parcelas. Há flexibilidade na negociação e é possível encontrar alternativas que realmente ajudem você a sair de uma má situação financeira.
Todavia, é fundamental observar o contrato e sempre conversar com o gerente para encontrar as melhores alternativas de crédito. É válido ir em mais de uma instituição para conseguir um comparativo real entre as diversas propostas disponíveis no mercado.
As taxas cobradas são menores
Outra vantagem — e talvez a maior de todas — é a obtenção da menor taxa de juros. Quando há apresentação de um veículo como garantia, é certo dizer que as instituições financeiras se sentem muito mais seguras para emprestar montantes maiores.
Quase sempre é possível encontrar taxas de juros bem menores do que o normal do mercado. Essas taxas giram em cerca de 1 a 2% ao mês. Apenas para termos comparativos, saiba que o empréstimo pessoal costuma ter juros aplicados de 7% ao mês, em média. Esses dados são considerando o ano de 2023.
A diferença é absolutamente significativa e pode mudar por completo a sua percepção de um empréstimo bancário tradicional.
O valor do empréstimo tende a ser maior
Por fim, saiba que como outra vantagem nós temos o valor do empréstimo. Na maioria dos casos o refinanciamento de veículos garante uma linha de crédito de até 90% do valor do bem, de acordo com a tabela FIPE do corrente ano.
Essa possibilidade garante ao cliente um grande montante que não seria possível de conseguir em demais situações. É válido dizer que, para maioria das pessoas, as linhas de crédito são menores e apresentam maiores dificuldades de obtenção, caso não exista nenhum tipo de garantia.
Planeje antes de tomar sua decisão
Apesar de todas as vantagens, é importante frisar que o refinanciamento de veículos exige muito planejamento. Isso porque pode haver o risco da perda do patrimônio. A inadimplência deve ser sempre vista com muito cuidado e a análise do contrato também deve ser feita com muito cuidado.
Lembre-se que é sempre possível pedir por uma solicitação de crédito antes de efetivamente optar pela contratação desses serviços. Mais uma vez recomendamos a análise em mais de uma instituição financeira e, sempre que possível, peça ajuda a um consultor financeiro.
Seguindo todas essas orientações temos certeza que o refinanciamento de veículos pode ser uma opção mais barata e mais vantajosa para as pessoas que querem reorganizar ou planejar melhor a sua vida financeira. Não se esqueça que todas as pendências do seu veículo como multas, IPVA, licenciamento e outras obrigações continuam em seu nome e ainda devem ser cumpridas normalmente.
Gostou do nosso conteúdo? Comente abaixo sua opinião sobre o tema!