fbpx

Caminhão para frete: quais são os tipos e como escolher conforme a carga?

Assim como os veículos destinados para o público geral, o caminhão para frete também pode vir em diversas configurações diferentes. A motorização, o tamanho e uma série de funcionalidades podem fazer com que a escolha seja ideal ou pouco produtiva, a depender do trabalho que será desenvolvido.

Para escolher o caminhão correto, é preciso levar em conta a demanda e o tipo de carga, além de outros fatores fundamentais, como o montante disponível para o investimento. Os custos de manutenção também devem estar inclusos nesse estudo e, de forma geral, é preciso conhecer bem o mercado para não ter grandes prejuízos.

Inclusive, é imperativo ter em mente que eles se diferenciam principalmente pelo seu número de eixos. Normalmente, quanto maior o número, maior a capacidade de transporte e mais potente é o motor que empurra toda a carga.

Levando todos esses elementos em conta, nesta postagem, nós falaremos sobre alguns dos tipos mais comuns de caminhão e como você pode escolher com mais segurança. Note, contudo, que a busca não é tão simples e exige que você tenha certa confiança sobre o seu ramo de trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a sua leitura!

Escolha o tipo de carga antes de procurar os modelos

O mundo da logística é repleto de particularidades. Nós carregamos todo tipo de coisa e, para cada uma dessas variações, existem veículos que são mais apropriados do que outros. Abaixo, nós trataremos de alguns dos principais tipos de cargas para que você tenha uma ideia melhor sobre o que estamos falando.

Carga seca

A carga seca é o tipo mais tradicional. Aqui, estão inclusos todos os itens que não são perecíveis, não molham e não sofrem muita influência do ambiente externo. A maior parte das empresas trabalha com esse tipo de carga, que tende a ser o mais comum.

Carga viva

A carga viva, como o próprio nome sugere, é o transporte de animais para qualquer que seja a finalidade. Esse tipo exige muitos cuidados e existem vários requisitos impostos pela legislação. Além disso, o equipamento deve ser totalmente especializado (com uma cabine apropriada, devidamente ventilada, e com um piso adequado para o tipo de animal que se está transportando).

Carga a granel

A carga a granel é composta daquelas mercadorias transportadas sem embalagens unitárias. Normalmente, os produtos vão em sacas, outros containers ou diretamente na área de transporte do caminhão. Esse costuma ser o modal da maior parte das commodities.

Outros tipos de carga

Além dessas, existem a carga frigorífica (que é dividida entre perecível e congelada), as cargas excepcionais (ou de grande porte), as cargas fracionadas e as cargas perigosas. Cada um desses tipos influencia a compra do seu equipamento e, portanto, é muito importante definir o seu modelo de negócios antes de embarcar na aquisição do seu primeiro caminhão.

Conheça mais sobre os modelos mais comuns

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as cargas, chegou o momento de falarmos sobre os modelos dos caminhões mais comuns do mercado. Note que o modelo deve estar totalmente alinhado com o tipo de carga que o seu negócio transporta e com a capacidade. A essas perguntas mais individuais somente você pode responder com clareza.

Abaixo, você conhecerá os que são mais comercializados e procurados para as mais variadas frotas. Confira!

VUC – Veículo Urbano de Carga (ou 3/4)

O Veículo Urbano de Carga, como o próprio nome sugere, é o mais apropriado para o percurso na cidade. Ele tem o menor porte (2,2 m de largura e 6,3 m de comprimento) e costuma ter uma limitação de carga de até três toneladas. Ele é ideal para pequenos negócios e para cargas secas.

Toco (ou caminhão semipesado)

O toco é o famoso “caminhão de mudanças” que vemos por aí. Ele é aquele veículo de tamanho mediano, com uma área de carga ou um “baú” mais tradicional, e costuma ter uma limitação de até seis toneladas e um comprimento máximo de 14 m. Esse veículo também é indicado para cargas secas (aquelas a granel também podem ser transportadas nesse modelo).

Truck (ou caminhão 6×2)

O Truck é praticamente idêntico ao toco. A principal diferença fica por conta da quantidade de eixos. Nesse modelo, existe mais um eixo na carroceria, o que garante o aumento de força para o carregamento de cargas mais pesadas. Esse tipo de caminhão costuma carregar até 14 toneladas.

Cavalo mecânico (ou caminhão pesado)

O cavalo mecânico é o veículo que puxa a carreta, no qual toda a motorização fica, e é o local em que o motorista faz todo o seu trabalho de direção. Existem, basicamente, dois tipos de cavalo mecânico: o simples e o trucado.

O simples conta com somente um eixo e o trucado tem eixo duplo. Ambos são veículos bem fortes, capazes de movimentar mais de 30 toneladas. A diferenciação daí em diante fica por conta do número de carretas, de eixos e do tipo de engate no cavalo mecânico.

Escolha um caminhão baseando-se nas melhores marcas

Cada um dos tipos de caminhões que mencionamos apresentam vários fabricantes no mercado e cada fabricante tem as suas características próprias. Via de regra, as melhores marcas são: Volvo, Scania e Mercedes-Benz.

Todas dispõem de uma boa gama de veículos que vão desde o VUC até o caminhão pesado que conhecemos e mencionamos anteriormente. Ademais, não se esqueça de levar em consideração o custo da manutenção e de consumo. Saiba que o gasto com o combustível será uma das suas maiores preocupações e, portanto, uma boa autonomia é extremamente importante.

Veja a média de quilômetros rodados, a durabilidade do modelo da sua escolha e o tipo de pneu que é utilizado. Também leve em consideração que nem sempre o veículo mais potente é o ideal para fazer o trabalho de que você está precisando, assim como os modelos mais luxuosos podem não ser os mais apropriados para o seu bolso e para a saúde financeira do seu negócio.

Por fim, não se esqueça de que, quanto maior for o caminhão, maiores serão também os requisitos, os custos de contratação e de revisão. Fazendo todo esse trabalho, temos certeza de que você conseguirá comprar o caminhão para frete apropriado para a sua empresa.

Gostou do post? Agora, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novas postagens em primeira mão!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.