5 boas práticas para aumentar o tempo de vida útil dos pneus dos caminhões da sua frota
Entre os fatores que podem aumentar os gastos com um veículo, a vida útil de um pneu é um dos mais importantes. A durabilidade dessa peça está diretamente relacionada com o uso de combustível, a segurança ao dirigir e, no ambiente de frotas, com a qualidade do serviço prestado. Por isso é importante estar atento para práticas que permitam ao negócio aumentar a durabilidade de tal equipamento.
Otimizar a vida útil de um pneu é otimizar os custos da sua frota de veículos. Ou seja, é tornar a sua empresa de logística mais eficiente, lucrativa e competitiva. Portanto, toda prática que otimiza esse gasto deve ser tratada como estratégica.
Se você quer saber mais sobre o tema e como otimizar os seus gastos com pneus, leia o texto a seguir!
O que é a vida útil do pneu?
A ideia de vida útil de um pneu está relacionada ao período em que um pneu pode ser utilizado sem colocar a vida do motorista em risco. Ou seja, um pneu está dentro de sua vida útil quando ele pode ser utilizado de maneira confiável. O fim desse ciclo pode ser identificado a partir de dois fatores:
os indicadores de durabilidade disponíveis na banda de rodagem do pneu, que indicam o nível de desgaste dos sulcos utilizados para drenagem de água e aumento da aderência;
o tempo de uso do pneu, que é indicado pelo fabricante e que, após ser ultrapassado, leva a estrutura do pneu a apresentar problemas de integridade.
Por que ficar atento a esse detalhe?
A vida útil de um pneu deve sempre ser uma preocupação de um profissional que atua com a gestão de frotas. Afinal de contas, o pneu é o item que mantém o veículo conectado à estrada. Portanto, qualquer problema com a sua estrutura pode colocar o motorista de um caminhão em risco e prejudicar a confiabilidade da rotina de entrega.
Em geral, o uso de pneus com a vida útil esgotada acarreta nos seguintes problemas:
- menor segurança para o piloto, uma vez que a banda de rodagem estará mais propensa a problemas como aquaplanagem;
- menor gasto de combustível, uma vez que o motor fará menos esforço para movimentar o veículo;
- maior segurança para os motoristas, uma vez que as chances de um veículo ter problemas causados por falhas na estrutura dos pneus será muito menor.
Como aumentar a vida útil dos pneus do caminhão?
Existem várias estratégias que podem ser empregadas para aumentar a vida útil de um pneu. Confira as principais a seguir!
1. Fazer rodízio dos pneus
O rodízio de pneus é uma medida simples, mas que amplia a vida útil dos pneus, torna a direção mais segura e confortável. Ela deve ser adotada pois, apesar de todas as rodas tocarem o chão ao mesmo tempo, o nível de pressão exercido sobre elas nunca é o mesmo. Assim, é natural que, ao longo do tempo, o desgaste ocorra de maneira uniforme.
Diante disso, o rodízio de pneu é uma medida que deve ser feita regularmente para manter os pneus com um nível de desgaste uniforme. Assim, além de tornar o consumo uniforme, a empresa terá uma direção mais segura para os seus motoristas.
2. Calibrar os pneus com frequência
A calibragem dos pneus é um fator que impacta diretamente no consumo dessa peça. Quando ela não é feita corretamente, a estrutura do pneu se desgasta de maneira inadequada, prejudicando a sua durabilidade. Além disso, a segurança do motorista pode ser colocada em risco, uma vez que ele não terá um controle ideal sobre o caminhão.
Portanto sempre siga as instruções do fabricante sobre a pressão que deve ser utilizada de acordo com o nível de carga e tipo de terreno que o veículo passará. Tenha, também, uma rotina de medição de pressão regular. Isso garante que nenhum veículo ficará com a pressão abaixo do recomendável.
3. Fazer alinhamento e balanceamento
O alinhamento e o balanceamento são processos de manutenção críticos para quem quer ampliar a vida útil de seus pneus. Essas atividades regulam os eixos do veículo e a direção. Assim, o motorista pode dirigir com mais segurança.
No caso do pneu, o correto alinhamento e balanceamento permite ao veículo ter pneus que se desgastam dentro do previsto. Além disso, a sua estrutura será submetida a pressões dentro dos padrões previstos pelo fabricante. Desse modo, as chances de acidentes acontecerem serão muito menores.
4. Ter cuidados na hora de dirigir
Também é importante que a empresa faça o treinamento das equipes para que elas tenham uma direção segurança e robusta. Afinal de contas, a maneira como o veículo é dirigido pode impactar diretamente no desgaste dos pneus das frotas.
Idealmente os motoristas devem sempre respeitar os limites de velocidade. Também é importante que eles evitem manobras perigosas, como passar por curvas em alta velocidade ou realizar frenagens muito fortes. Isso minimiza o desgaste da banda de rodagem.
5. Respeitar o limite de carga
O respeito ao limite de carga é algo que deve ser feito por toda empresa que gerencia frotas de veículos. Essa é uma medida de segurança simples que evita o desgaste prematuro de pneus, além de diminuir as chances de a empresa ter que pagar multas. Portanto, fique sempre atento e garanta que cada caminhão tenha a medida certa de produtos em sua carroceria.
Quem trabalha com a gestão de frotas sabe que o cuidado com os gastos deve ser uma preocupação contínua. Justamente por isso negócios apostam na tecnologia, no bem-estar das equipes e na gestão de rotas para evitar desperdícios e erros. Assim, é possível manter uma frota funcional, com boa performance e capaz de entregar resultados sempre.
Nesse sentido, o cuidado com a vida útil de um pneu é fundamental. Isso ajuda o negócio a aumentar a durabilidade de tal peça, além de evitar manutenções frequentes e minimizar os gastos. Por isso não deixe de utilizar estratégias que possam otimizar a vida útil desse equipamento!
Gostou da nossa dica e quer saber mais sobre como aumentar a performance da sua frota? Então assine já a nossa newsletter!