É possível reduzir gastos com pedágio? Veja 4 formas!
Quem faz viagens regulares sabe que os gastos com pedágio se tornaram frequentes nos últimos anos. O número de estradas privatizadas cresceu muito e, nesse contexto, é fundamental estar preparado para lidar com as praças de pagamento. Afinal de contas, ninguém quer perder dinheiro ou ser pego de surpresa.
Na hora de planejar a sua viagem, é fundamental estar atento a esse tipo de gasto. Saber por onde — e como ir — ajuda a minimizar o impacto dos pedágios nas suas viagens. Assim, você conseguirá chegar ao seu destino rapidamente e sem gastar muito.
Quer saber mais sobre o tema e como reduzir gastos com pedágio? Então confira o post a seguir!
Por que é importante estar atento aos gastos com pedágio?
Durante viagens, vários são os gastos que podem impactar os seus planos. Os com o pedágio merecem maior atenção, afinal, podem ser minimizados com escolhas inteligentes ao planejar a sua rota.
Portanto, estar atento ao custo com pedágio é garantir que a sua viagem conseguirá escolher uma rota ágil, porém econômica. Além disso, é algo que te dá um maior controle orçamentário e permite a adoção de estratégias para reduzir o impacto desse custo. Assim, você pode chegar ao seu destino com mais verbas para fazer o que gosta.
Como reduzir esse custo?
Para reduzir gastos com pedágio, algumas estratégias podem ser adotadas. Confira a seguir os 4 passos mais efetivos para atingir esse objetivo!
1. Calcule corretamente os gastos
O primeiro passo para minimizar ou tornar mais precisos os seus gastos com pedágio é fazer o cálculo correto de todos os custos com a viagem. Desse modo, você pode avaliar a melhor maneira de montar uma rota rápida, econômica e que evite esse tipo de custo. Tudo isso sem comprometer o seu prazo ou a sua segurança.
Faça uma análise das rotas disponíveis e todas as praças de pedágio no caminho. Cruze esses dados com gastos indiretos, como os de combustível, seguro ou alimentação. Isso permitirá a escolha de um caminho mais seguro e econômico.
2. Tenha uma boa gestão de rotas
A gestão de frotas deve fazer parte do dia a dia de qualquer motorista, até mesmo os que não são profissionais. Ela é feita considerando todos os fatores que fazem parte da rotina de um condutor durante a viagem e a busca por desperdícios ou pontos que possam ser melhorados. Isso garante que mais viagens tenham menos impacto no seu bolso.
No caso dos gastos com pedágio, a gestão de rotas deve identificar qual o caminho em que o custo de combustível e pedágio serão o menor possível. Ao mesmo tempo, deve avaliar o tempo gasto em cada caminho. Assim, você conseguirá escolher um mais alinhado com as suas necessidades e o seu bolso.
3. Utilize mecanismos de pagamento eletrônico
O pagamento eletrônico se tornou muito popular nos últimos anos. O principal motivo é a praticidade. Ele evita que motoristas percam tempo na praça de pedágio ao criar uma interface automática de pagamento dos custos do pedágio.
Para quem quer reduzir os gastos com pedágio, esse modelo também é uma boa escolha. Você terá maior controle sobre os seus custos e como eles são direcionados. Desse modo, será mais fácil saber quando o gasto está além do previsto e avaliar o que pode ser feito para reduzi-lo.
4. Utilize caronas
Para quem faz rotas frequentes, uma boa forma de eliminar parte dos custos com pedágio é escolher levar caronas em suas viagens. Elas podem ajudar no pagamento da conta e, assim, permitir que você chegue ao seu destino gastando menos. Por isso, não deixe de utilizar esse caminho sempre que possível, seja com amigos ou com o apoio de aplicativos de carona.
Como escolher a solução certa de pagamento eletrônico de pedágios?
A escolha de uma boa solução de pagamento de pedágios deve ser feita com cuidado. É preciso entender as suas demandas, os benefícios de cada player desse mercado e os planos disponíveis. Isso dará a você a segurança para fazer uma escolha capaz de atender às suas demandas de maneira plena.
Veja a seguir o que fazer!
Entenda o seu perfil de gastos
Esse é um passo básico para fazer qualquer tipo de investimento. Saber o seu perfil de gastos ajuda a encontrar um prestador de serviços mais alinhado com as suas demandas. Ou seja, guia você a uma escolha mais robusta e segura.
O perfil de gastos é definido pela frequência com que você faz viagens passando por lugares com pedágio. Além disso, também está relacionado com a duração de tais viagens. Dessa forma, você consegue avaliar quando paga pedágio e como eliminar esse tipo de gasto.
Faça uma pesquisa de mercado ampla
A pesquisa de mercado também deve ser feita ao investir nos pedágios. Ela precisa considerar quais são as empresas disponíveis na sua área e o tipo de serviço que elas prestam. Isso garante ao motorista que ele comprará uma solução de pagamento eletrônica de pedágio muito mais eficaz.
Conheça o feedback de clientes
O feedback de clientes sempre deve ser considerado quando falamos de investimentos em ferramentas de pagamento de pedágios. Ele é uma forma simples de avaliar se a empresa presta um bom serviço e se o seu suporte está preparado para lidar com os desafios do dia a dia. Ao mesmo tempo, amplia o conhecimento sobre os pontos que merecem atenção ao contratar a ferramenta.
Busque um plano com bom custo-benefício
O custo-benefício sempre deve ser considerado em seus investimentos. Escolher algo ponderando isso é ir além da simples consideração do menor gasto: é entender como cada opção pode ajudar você a ganhar mais e ter menos dor de cabeça no futuro.
Saiba como calcular o custo dos pedágios
Saber como calcular o seu gasto no pedágio não é algo simples. É preciso avaliar não só o preço base cobrado pelas empresas que atuam na manutenção das rodovias, mas também o multiplicador de tarifa. Esse conceito está relacionado ao tipo de veículo e pode até dobrar o valor pago na praça de pedágio em comparação a outras categorias.
Os pedágios se tornaram presentes em vários estados brasileiros. Para muitos motoristas, eles são um incômodo. Mas, quase sempre, o local em que há um pedágio é, também, um local mais seguro para se transitar.
Isso não nos impede de buscar meios para reduzir os gastos com pedágio. Afinal de contas, ninguém gosta de pagar por isso. Portanto, não deixe de seguir as dicas deste texto para fazer economia sempre que sair de casa. Para isso, você pode contar com a Move Mais. Além de oferecermos planos variados que podem ser escolhidos de acordo com sua necessidade, temos uma equipe comprometida e pronta para atendê-lo sempre que precisar!
Quer saber mais sobre o que fazer para melhorar a sua rotina na estrada? Então assine já a nossa newsletter para receber outros conteúdos sobre o assunto!