7 cuidados com o carro no verão
Sol, maresia e calor são uma delícia para quem quer curtir as férias. A estação mais quente do ano traz a piscina e a praia. No entanto, ela também pode trazer manchas e queimaduras na lataria do carro.
A luz solar acelera a decomposição dos plásticos e das borrachas. Ela também desgasta componentes orgânicos. É o caso das tintas. Outros cuidados incluem cuidar para evitar o superaquecimento do motor e a revisão antes de uma longa viagem de carro.
Durante as férias, há um aumento no fluxo de veículos em quase todas as rodovias do país. Seja para trajetos longos ou para o popular bate-volta em um fim de semana de sol, o período exige cuidados específicos. Veja quais são.
1. Proteja a pintura do sol
A opção mais barata para proteger o carro do sol é usar capas impermeáveis. Só não se esqueça de limpá-lo antes de usar a proteção. Cobrir um veículo úmido causa manchas na lataria. As partículas de sujeira agem como abrasivos.
A proteção é simples e barata, mas tem seus cuidados. Cuide também no tipo de limpeza. Se for feita com os itens errados, poderá prejudicar a pintura. Evite álcool, gasolina e outros tipos de solventes. Aposte em um sabão com pH neutro.
Alguns tipos de sujeira são péssimos para a pintura. É o caso do cocô de aves. Lave a área o mais rápido possível. Ao escolher um pano, opte pelos de microfibra, que têm pequenas fibras. Elas evitam o atrito da sujeira pela superfície.
2. Busque locais sombreados
A temperatura alta também é um ponto de atenção para quem está no carro no verão. É preciso ter alguns cuidados. O veículo vira uma espécie de estufa. A sensação térmica fica mais alta.
Caso vá fazer um trajeto muito curto, evite ligar o ar condicionado. Assim, evitará os choques de temperatura. Você também pode ajustá-lo a temperaturas próximas do ambiente assim que chegar perto do destino. É uma das formas de evitar a sensação de entrar em um forno quando sai do carro.
Estacione o carro em locais com sombra. Antes de sair dirigindo, abra os vidros e deixe o ar quente sair. Só depois inicie a viagem com o ar condicionado. Você também pode usar um protetor solar laminado no pára-brisa, cortinas nos vidros traseiros e toalha no volante.
3. Cuide do ar condicionado
O ar condicionado provoca um gasto de combustível mais alto em uso urbano. No entanto, a coisa é diferente nas estradas. Andar com os vidros abertos acima de 80 km/h é menos econômico do que usar o ar.
Por isso, ele é uma boa pedida nas viagens. Recomenda-se também ligar o ar pelo menos uma vez por semana. A ideia é circular o óleo e o gás. Faça-o dez minutos por semana. Isso garante sua lubrificação e evita que as peças se ressequem.
Deixar o ar quente sair antes de ligar o ar condicionado ajuda a agilizar a troca térmica. Mas quando estiver próximo ao destino, desligue-o. Isso reduz a umidade e evita a proliferação de fungos.
4. Se for para a praia, proteja o carro da maresia
Se for viajar para praia, fique de olho na areia e na maresia. Elas causam oxidação em várias partes do carro. Isso dá um aspecto enferrujado. Lavar completamente o carro ajuda após essas viagens, para o carro ficar sem areia.
O sol forte também atrapalha a parte estética do carro. É um risco para a pintura e o acabamento de dentro. Para evitar o problema, encere o carro a cada três meses. Faça-o na sombra.
Uma ideia para evitar surpresas é a vitrificação. Embora seja cara, ela cria uma película de proteção contra a maresia. Também protege da seiva das árvores e do cocô de pássaro. A duração chega aos cinco anos, mas exige manutenções periódicas.
5. Deixe o sistema de arrefecimento em dia
Em épocas quentes, faça inspeções veiculares. Cuidados simples trazem uma vida longa ao motor do carro. É o caso do sistema de arrefecimento. Ele é muito sensível e faz diferença para o motor funcionar bem.
O tempo e a falta de cuidado faz o radiador sofrer corrosão. As mangueiras se deterioram. Só que, se você cuidar do sistema de arrefecimento, dificilmente terá qualquer problema no motor. Um erro comum é jogar água fria no reservatório.
O ideal é estacionar o carro e esperar o motor esfriar. Não corra o risco de se queimar ao mexer no reservatório de água. O líquido precisa estar na temperatura ambiente. Jogue-o lentamente. Existem alguns fluidos específicos que você pode usar nessas horas.
6. Faça uma revisão antes de viajar
Faça a revisão do seu carro antes de viajar. A manutenção preventiva evita acidentes, problemas no caminho e possíveis consertos. Certifique-se de que a verificação seja detalhada. Antes de começar a viagem, veja pontos como:
- pneus, conferindo possíveis desgastes, fissuras e necessidade de calibrar;
- troca de óleo e filtro, seguindo as orientações do manual do carro para conferir a quilometragem certa;
- palheta do limpador de para-brisa, trocando-as quando apresentarem desgaste;
- balanceamento, para evitar o tremor e o desequilíbrio das rodas;
- lâmpadas, trocando-as caso estejam queimadas;
- combustível, procurando abastecer com antecedência, sempre com mais gasolina do que o previsto;
- itens de segurança, como estepe, macaco, chave de roda e triângulo de sinalização;
- trajeto, conferindo a melhor rota, os valores de pedágio e se está tudo “ok” com sua TAG.
7. Confira os pneus
Pneus descalibrados trazem risco. Quando muito baixos, trazem desgaste ao carro. Se acima do ideal, perdem aderência. Você pode conferir a pressão ideal no manual do carro. Lá, verá o valor para a carga completa ou normal. Não confie puramente na informação dos frentistas e borracheiros.
A estação mais quente do ano traz várias coisas boas, mas exige seus cuidados. O carro no verão tem um desgaste acelerado na pintura e peças plásticas. É no período que usamos mais o ar condicionado. É na época em que pegamos o trânsito de pedágio nas rodovias. Veja a solução para isso no post: como enfrentar pedágio sem fila?