fbpx

O que é o serviço “como estou dirigindo” e qual sua importância?

Como estou dirigindo? Certamente, você já deve ter visto essas palavras impressas em alguns veículos enquanto estava no trânsito, certo? Saiba que isso representa muito mais do que simples palavras, é um serviço que qualquer empresa pode contratar a fim de monitorar a sua frota de motoristas. Pois bem, sabemos que ter segurança sobre o comportamento dos veículos é uma necessidade de muitos gestores que visam garantir que tudo esteja em ordem, inclusive a imagem da empresa. 

Obviamente que há algumas maneiras de trabalhar em cima disso. Uma delas é a contratação do serviço “como estou dirigindo”, que pode ser uma ótima opção. No post de hoje, vamos contar mais do que se trata, bem como os detalhes do seu funcionamento.

O que é o “como estou dirigindo”?

Esse é um serviço de monitoramento de veículos, oferecido por empresas especializadas nesse setor. É baseado no feedback do público que interage com os carros no trânsito, por meio de um número de telefone gratuito (geralmente 0800).

Na prática, um adesivo com o contato é colado nos carros da frota para que qualquer pessoa ligue para fazer reclamações e elogios sobre o veículo em questão. Esse número é direcionado para uma central responsável por passar o feedback para a empresa de maneira detalhada, para que esta possa tomar as ações cabíveis em relação a sua frota e seus motoristas.

Como funciona o “como estou dirigindo”?

Agora que você já sabe do que se trata o “como estou dirigindo”, vamos aprofundar um pouco no seu funcionamento. Preparamos um passo a passo com a maioria dos detalhes, para que você possa entender melhor:

  • o gestor da frota ou a empresa contrata o serviço “como estou dirigindo”;
  • são disponibilizados adesivos com o número gratuito para serem colados na frota;
  • com os veículos com o adesivo rodando pela rua, há a possibilidade de receber o feedback sobre como é a direção, principalmente se cometeu alguma infração ou imprudência;
  • as ligações são atendidas por uma central que funciona 24 horas e os atendentes têm o papel de colher as críticas, de maneira que haja profissionalismo, acolhimento e cordialidade com o reclamante;
  • serão solicitadas todas as informações necessárias para que o caso seja registrado e apurado, além de avisar o reclamante que ele será notificado sobre o procedimento a ser adotado;
  • o feedback é enviado em tempo real, geralmente via e-mail direto do sistema;
  • a empresa responde à reclamação e a central envia a resposta para o reclamante.

Deu para entender como o serviço funciona, certo? Agora vamos falar mais sobre os seus benefícios e sua importância para a gestão de frotas.

Como o “como estou dirigindo” ajuda na gestão de frotas?

O principal ponto de ajuda está em trazer clareza para o gestor de como seus motoristas se comportam nas ruas, ao longo da sua jornada de trabalho conduzindo o carro da empresa. Claro que a ideia do serviço não é instaurar uma vigilância baseada no medo para os colaboradores que são condutores, mas sim zelar pela marca da empresa e trazer consciência de que é preciso ter uma boa conduta no trânsito.

Afinal, quando um veículo está nas ruas representando o negócio, é normal que suas atitudes sejam automaticamente relacionadas com o nome da empresa. Tendo essa necessidade, fica um pouco complicado desenvolver um serviço interno que cuide disso com eficiência e imparcialidade. Por isso, contratar o “como estou dirigindo” é uma ótima opção para cumprir esse objetivo de zelo pela imagem empresarial e conscientização dos motoristas da frota.

Qual é a importância desse tipo de serviço?

Contar com ele é importante, pois pode trazer um resultado satisfatório em muitos níveis. Um deles é o financeiro, reduzindo os custos com a frota, pois os motoristas passarão a dirigir o veículo de forma mais responsável. Além disso, é possível descobrir rapidamente quais são as infrações dos motoristas, ter um acesso que seja confiável em relação a essas ocorrências e reduzir acidentes de trânsito atuando preventivamente.

Sem contar o que já falamos aqui da questão de gerar uma conscientização cada vez mais constante para os condutores em relação às suas atitudes no trânsito. Claro, há também um fortalecimento da imagem da empresa, mostrando que se importa em relação ao comportamento da sua frota, além de responder sempre ao reclamante, mostrando que se importa e que resolve a situação.

Quais são os benefícios desse sistema?

Ao ler este post, você deve ter percebido que o “como estou dirigindo” gera muitos benefícios diretos e indiretos. Então, para sintetizar, preparamos uma lista com os principais deles:

  • redução do número de acidentes por meio do incentivo de condução com mais atenção e precaução;
  • maior entendimento sobre como os motoristas contratados dirigem tanto na estrada quanto na cidade;
  • proteção da imagem da empresa fornecendo respostas profissionais e ágeis para todos que fazem uma reclamação;
  • comunicação em tempo real entre a central e a empresa via internet;
  • levantamento de dados detalhados sobre as reclamações, a fim de serem analisados pela empresa para tomar ações corretivas.

Sem dúvida alguma, é muito mais eficiente contratar esse serviço que criar algo do zero.

Por que contratar esse serviço e não usar o telefone da empresa?

Talvez, você se pergunte sobre a possibilidade de usar o telefone da empresa para receber as reclamações, certo? Pode não parecer, mas essa opção pode ser mais delicada do que parece. 

Com a opção de usar o telefone empresarial, não há uma neutralidade dentro da própria empresa, gerando grandes chances de que as reclamações não sejam passadas adiante. Ou, então, quando passadas, podem se transformar em ruídos no ambiente social, falamos aqui do que conhecemos popularmente como fofoca. Portanto, com o “como estou dirigindo” é possível evitar isso e tornar tudo mais transparente e tratar as reclamações de maneira igual.

Gostou deste conteúdo? Então, que tal assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as nossas novidades?

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.